Mundo
 
 
 
 
Acordos entre FAO, MDA e MMA apostam no fortalecimento da agricultura familiar e de políticas alimentares e agroambientais
 

21/06/2012 19:10 - Agricultura, Erradicação da Pobreza, Inclusão social, Desenvolvimento Sustentável - CNO Rio+20 - O diretor-geral da Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação (FAO), José Graziano da Silva, assinou nesta quinta-feira, 21 de junho, durante a Rio+20, acordo de US$ 3,5 milhões com o Ministro do Desenvolvimento Agrário (MDA), Pepe Vargas. A assinatura ocorreu na Arena Socioambiental, espaço paralelo da conferência da ONU.

O objetivo do projeto é contribuir para o desenvolvimento rural sustentável da América Latina e Caribe, aumentando a capacidade dos países e da sociedade civil em desenvolver políticas públicas participativas de apoio à agricultura familiar campesina.

"Fortalecer o diálogo com a sociedade civil é muito importante para encontrar os consensos necessários para promover o desenvolvimento rural e a luta contra a fome", disse o diretor-geral da FAO, José Graziano da Silva.

Meio ambiente

Na última quarta-feira, 20 de junho, Graziano também assinou termo de cooperação técnica no valor de US$ 300 mil com a Ministra do Meio Ambiente (MMA), Izabella Teixeira.

O projeto prevê o fortalecimento das políticas agroambientais nos países da América Latina e Caribe. O objetivo é promover o diálogo e o intercâmbio de experiências nacionais em políticas públicas da área.

Para Graziano, este é o primeiro passo para implementar o que a FAO conseguiu na Rio+20. “É um acordo fantástico patrocinado pelo governo brasileiro no qual assumimos o compromisso de preservar as florestas acabando com a miséria e a exclusão social”, explica. “Estamos criando condições de usar todas aquelas boas práticas de preservação ambiental para fortalecer a agricultura familiar, as populações indígenas e os seringueiros na região amazônica e na América Latina de forma geral”.

Para Marco Farani, diretor da Agência Brasileira de Cooperação (ABC), a assinatura do acordo significa o comprometimento do governo brasileiro com a gestão de Graziano na FAO. “A ABC apoia amplamente o diretor brasileiro nesta, que é a principal a agencia da área de alimentação e agricultura. Este é um projeto de uma série que estamos aprovando, no qual ministérios do governo brasileiro transferem recursos à FAO para aplicação e cooperação internacional a partir das experiências brasileiras”, afirma.

A ideia é que o acordo seja uma ferramenta para a redução da pobreza rural e da insegurança alimentar nos países da região.

+ Mais

CAIXA assina acordo sustentável com governo alemão

21/06/2012 19:35 - Energia, Caixa Econômica Federal, Alemanha - CNO Rio+20 - Parceria vai incentivar ações com foco na Eficiência Energética, Energias Renováveis e Mudanças Climáticas - A Caixa Econômica Federal assinou, nesta quinta-feira, 21 de junho, um Memorando de Entendimento com a agência alemã Gesellschaft Für Internationale Zusammenarbeit (GIZ), que visa intensificar e ampliar a parceria técnica entre a CAIXA e a GIZ, dentro do marco da cooperação bilateral dos governos brasileiro e alemão na realização de atividades de interesse mútuo, quanto a Eficiência Energética, Energias Renováveis e Mudanças Climáticas. O documento foi assinado pelos presidentes da CAIXA, Jorge Hereda, e da GIZ, Kurt Bernd Eisenblätter, no estande da CAIXA no Parque dos Atletas.

O acordo permitirá o alinhamento de atividades comuns com estratégias e programas nacionais de eficiência energética, com incentivos financeiros e linhas de financiamento específicas, englobando setores públicos e privados, industrial, comercial ou de prestação de serviços, e de habitação. O memorando abrange diversas fontes de energias renováveis, como a fotovoltaica, solar térmica, eólica e a geração de energia baseada no aproveitamento de biomassa e de resíduos.

A parceria entre a CAIXA e a GIZ também se dará dentro do Plano Nacional de Mudanças Climáticas (PNMC), incluindo as áreas do Mercado Brasileiro de Redução de Emissões (MBRE) e o Fundo Clima, cujos objetivos são diminuir as emissões de gases de efeito estufa e adaptar a sociedade aos impactos decorrentes das mudanças climáticas.

A partir da assinatura, a CAIXA realizará um estudo sobre eficiência energética, em parceria com o banco de desenvolvimento alemão KfW Bankengruppe. A pesquisa identificará e qualificará este mercado no Brasil, fornecendo diagnóstico e características, com análise da demanda e oferta de financiamentos para eficiência energética. O estudo irá subsidiar a criação de linha de crédito da CAIXA direcionada para a eficiência energética.

O memorando é mais um resultado da cooperação entre os dois países. O Brasil é parceiro estratégico da Alemanha, com um histórico de acordos assinados que visam o crescimento tecnológico e desenvolvimento sustentável. A atuação conjunta mais recente se deu no Programa Energia Brasil-Alemanha, por intermédio do apoio da GIZ no desenvolvimento e implantação de Sistemas de Aquecimento Solar em empreendimento do Programa Minha Casa Minha Vida (PMCMV), na cidade do Rio de Janeiro. A cooperação entre a Alemanha e o Brasil existe há mais de 45 anos, com base nos objetivos, estratégias e interesses comuns.
Fonte: CNO Rio+20

 
 
 
 

 

Universo Ambiental  
 
 
 
 
     
SEJA UM PATROCINADOR
CORPORATIVO
A Agência Ambiental Pick-upau busca parcerias corporativas para ampliar sua rede de atuação e intensificar suas propostas de desenvolvimento sustentável e atividades que promovam a conservação e a preservação dos recursos naturais do planeta.

 
 
 
 
Doe Agora
Destaques
Biblioteca
     
Doar para a Agência Ambiental Pick-upau é uma forma de somar esforços para viabilizar esses projetos de conservação da natureza. A Agência Ambiental Pick-upau é uma organização sem fins lucrativos, que depende de contribuições de pessoas físicas e jurídicas.
Conheça um pouco mais sobre a história da Agência Ambiental Pick-upau por meio da cronologia de matérias e artigos.
O Projeto Outono tem como objetivo promover a educação, a manutenção e a preservação ambiental através da leitura e do conhecimento. Conheça a Biblioteca da Agência Ambiental Pick-upau e saiba como doar.
             
       
 
 
 
 
     
TORNE-SE UM VOLUNTÁRIO
DOE SEU TEMPO
Para doar algumas horas em prol da preservação da natureza, você não precisa, necessariamente, ser um especialista, basta ser solidário e desejar colaborar com a Agência Ambiental Pick-upau e suas atividades.

 
 
 
 
Compromissos
Fale Conosco
Pesquise
     
Conheça o Programa de Compliance e a Governança Institucional da Agência Ambiental Pick-upau sobre políticas de combate à corrupção, igualdade de gênero e racial, direito das mulheres e combate ao assédio no trabalho.
Entre em contato com a Agência Ambiental Pick-upau. Tire suas dúvidas e saiba como você pode apoiar nosso trabalho.
O Portal Pick-upau disponibiliza um banco de informações ambientais com mais de 35 mil páginas de conteúdo online gratuito.
             
       
 
 
 
 
 
Ajude a Organização na conservação ambiental.
     
CONHEÇA + EXPLORE +
SIGA-NOS
 

 

 
Projeto Aves
Missão e Valores Plastic no Thanks
O Que Fazemos Programa Atmosfera
Programa de Compliance Rede de Sementes e Mudas
Voluntariado Novas Florestas
Parcerias Pesquisa em Biodiversidade
Notícias Darwin Society Magazine
Doe Agora Revista Atmosfera
Negócios Sustentáveis Universo Ambiental
Publicações Notícias Socioambientais
Biblioteca Muda no Mundo
CECFLORA Eu Oceano
Contato  
     
 
Todos os direitos reservados. Agência Ambiental Pick-upau 1999 - 2024.