Mundo
 
 
 
 
Mercosul e Chile unen-se para obter resultados na área ambiental na Rio+20
 

22/06/2012 10:10 - Mercosul, Sociedade Civil, Agenda ambiental - CNO Rio+20 - O Governo Federal reafirmou o acordo de cooperação com os países do Mercosul e Chile para implantar uma agenda ambiental comum. A reiteração do pacto ocorreu na tarde desta quinta-feira, 21 de junho, durante reunião realizada no Parque dos Atletas, na Rio+20.

O Secretário-executivo do Ministério do Meio Ambiente (MMA), Francisco Gaetani, a Subsecretária de Desenvolvimento Sustentável da Argentina, Silvia Révora, e o chefe do Departamento Internacional de Meio Ambiente do Chile, Luiz Javier Garcia, trocaram experiências e receberam o apoio de representantes da sociedade civil dos três países.

A cooperação entre os países foi apontada por Gaetani como uma das principais formas de implementar medidas efetivas de preservação. "No Mercosul, assim como em todo o mundo, o processo tem sido muito fragmentado. Haverá uma agenda ambiental intensa e permanente. Será essencial trabalhar em conjunto", afirmou o secretário-executivo do MMA.

Os representantes dos países vizinhos reforçaram a importância do pacto de cooperação. "Vejo que o compromisso entre o país está bastante firme e nos leva para o caminho correto", afirmou Silvia Révora, da Argentina. A Subsecretária de Política ambiental da Argentina considera que "foi um êxito reafirmar na Rio + 20 os princípios da Rio 92. "

O Chefe do Escritório de Assuntos Internacionais do Ministério do Meio Ambiente do Chile se surpreendeu com a Conferência e declarou: "foi mais do que eu esperava. Um bom grupo, com muita disposição de fazer coisas juntos. Saio contente!" .

O primeiro acordo foi firmado durante a 14ª Reunião de Ministros do Meio Ambiente do Mercosul e do Chile como Estado Associado, em novembro passado, em Montevidéu. O objetivo foi pontuar as "contribuições para o processo preparatório da Cúpula da Rio+20".
Com a reiteração do pacto, ficou definido que a agenda ambiental em implantação terá como eixos estratégicos as águas, os resíduos e as mudanças climáticas. Além disso, a intenção é promover o desenvolvimento sustentável associado ao combate à pobreza.

+ Mais

Ministra Ideli Salvatti fala sobre o encerramento dos diálogos federativos no Parque dos Atletas

22/06/2012 18:45 - Sustentabilidade, Parque dos Atletas - CNO Rio+20 - A Ministra Ideli Salvatti, da Secretaria de Relações Institucionais, reuniu-se hoje pela manhã com prefeitos e representantes ambientais com o objetivo de construir uma agenda nacional de desenvolvimento sustentável pós Rio+20. O governo do Rio foi representado pelo Secretário Estadual de Fazenda, Renato Vilela, e a prefeitura do Rio, pelo vice-prefeito Carlos Muniz.

"O Rio de Janeiro cumpriu a meta de redução de emissão de carbono e ainda vamos reduzir muito mais, além do compromisso com o saneamento", disse Muniz. Ele encerrou entregando à ministra um certificado com 15 mil créditos doados pela Prefeitura para serem usados nas compensações de carbono. Segundo ele, o Brasil está apto para realizar muitos outros eventos do porte da Rio+20. E prometeu que as Olimpíadas de 2016 terão preocupação com a sustentabilidade.

A ministra Ideli Salvatti ressaltou a responsabilidade de cada um dos participantes em assumir seus compromissos após a Rio+20, lembrando que o desenvolvimento sustentável tem aspectos econômico, social e ambiental.

"Estamos concluindo um dos maiores eventos mundiais, que produziu uma sinergia, integrando essa responsabilidade coletiva. Vamos sair de coração, braços e mentes abertas para acolher os novos compromissos", finalizou a Ministra.
Fonte: CNO Rio +20

 
 
 
 

 

Universo Ambiental  
 
 
 
 
     
SEJA UM PATROCINADOR
CORPORATIVO
A Agência Ambiental Pick-upau busca parcerias corporativas para ampliar sua rede de atuação e intensificar suas propostas de desenvolvimento sustentável e atividades que promovam a conservação e a preservação dos recursos naturais do planeta.

 
 
 
 
Doe Agora
Destaques
Biblioteca
     
Doar para a Agência Ambiental Pick-upau é uma forma de somar esforços para viabilizar esses projetos de conservação da natureza. A Agência Ambiental Pick-upau é uma organização sem fins lucrativos, que depende de contribuições de pessoas físicas e jurídicas.
Conheça um pouco mais sobre a história da Agência Ambiental Pick-upau por meio da cronologia de matérias e artigos.
O Projeto Outono tem como objetivo promover a educação, a manutenção e a preservação ambiental através da leitura e do conhecimento. Conheça a Biblioteca da Agência Ambiental Pick-upau e saiba como doar.
             
       
 
 
 
 
     
TORNE-SE UM VOLUNTÁRIO
DOE SEU TEMPO
Para doar algumas horas em prol da preservação da natureza, você não precisa, necessariamente, ser um especialista, basta ser solidário e desejar colaborar com a Agência Ambiental Pick-upau e suas atividades.

 
 
 
 
Compromissos
Fale Conosco
Pesquise
     
Conheça o Programa de Compliance e a Governança Institucional da Agência Ambiental Pick-upau sobre políticas de combate à corrupção, igualdade de gênero e racial, direito das mulheres e combate ao assédio no trabalho.
Entre em contato com a Agência Ambiental Pick-upau. Tire suas dúvidas e saiba como você pode apoiar nosso trabalho.
O Portal Pick-upau disponibiliza um banco de informações ambientais com mais de 35 mil páginas de conteúdo online gratuito.
             
       
 
 
 
 
 
Ajude a Organização na conservação ambiental.
     
CONHEÇA + EXPLORE +
SIGA-NOS
 

 

 
Projeto Aves
Missão e Valores Plastic no Thanks
O Que Fazemos Programa Atmosfera
Programa de Compliance Rede de Sementes e Mudas
Voluntariado Novas Florestas
Parcerias Pesquisa em Biodiversidade
Notícias Darwin Society Magazine
Doe Agora Revista Atmosfera
Negócios Sustentáveis Universo Ambiental
Publicações Notícias Socioambientais
Biblioteca Muda no Mundo
CECFLORA Eu Oceano
Contato  
     
 
Todos os direitos reservados. Agência Ambiental Pick-upau 1999 - 2024.