Pick-upau e equipe do SBT gravam matéria sobre o “Trilhas de São Paulo”

Ativistas do Pick-upau e equipe de gravação do telejornal SBT Brasil gravaram matéria sobre o projeto “Trilhas de São Paulo – Conhecer para Conservar”, da Secretaria Estadual de Meio Ambiente. Lançado no último dia 28, o programa incentiva a pratica de trekking por Unidades de Conservação do Estado. Com um total de 200 km de percurso distribuídos em 40 trilhas, o projeto pretende fomentar a visitação nos parques administrados pela secretaria.

Entre os parques destacados estão Intervales, Jacupiranga, Cantareira, Campos de Jordão, Morro do Diabo, Jaraguá, Campina do Encantado, Porto Ferreira, Ilhabela, Ilha Anchieta, Ilha do Cardoso e Ecológico do Guarapiranga, onde ocorreu a gravação.

Integrante do Pick-upau percorre Trilha da Vida, no Parque Ecológico do Guarapiranga.

“Se olharmos bem, veremos que lançamos um programa que não é tão revolucionário, o que mostra que estávamos atrasados na agenda do ecoturismo’’, disse o secretário do Meio Ambiente, Xico Graziano. “Conseguimos dar um passo significativo, mas que precisa ser acompanhado com outros passos’’, completou.

Para implementar o projeto a Fundação Florestal, órgão da Secretaria (SMA) criou o “Passaporte das Trilhas de São Paulo”, uma publicação no formato de um passaporte com as 40 trilhas classificadas como baixo, médio e alto nível de dificuldade. Em cada trilha há espaço para um carimbo atestando que o turista realizou o percurso. Quem conseguir cmpletar o cronograma poderá ganhar prêmios da Secretaria como câmeras digitais, ‘squeeze’, pochetes, mochilas e camisetas com a frase “Eu Fiz”.

Segundo Pedro Isal, do Pick-upau, a iniciativa é simples e traz resultados práticos. “Aproximar as pessoas dessas Unidades de Conservação é parte fundamental na manutenção desse patrimônio, esperamos que o projeto tenha uma continuidade e que outros estados implementem a iniciativa. O Brasil ainda tem muito para avançar no ecoturismo e conseqüentemente no desenvolvimento sustentável, pois essas iniciativas movimentam a economia local”, disse.

Saiba mais sobre o projeto.

A repórter Alessandra Zamari, do SBT entrevista Marco Lucena, diretor do Parque Ecológico do Guarapiranga.
 
A repórter Alessandra, do teleornal SBT Brasil grava matéria sobre o Projeto Trilhas de São Paulo.
 
Trilha percorrida, passaporte carimbado.
 


Veja mais fotos sobre a gravação.

 
 
Copyright 2008 - Pick-upau - Todos os direitos reservados - São Paulo - Brasil
     
 

Nas Redes

Agência Ambiental Pick-upau
Quem Somos
  Pesquisa Científica
Reflorestamento e Produção Florestal
corporativo@pick-upau.org.br Mitigação de Mudanças Climáticas
55 11 3571-3480 CECFLORA - Centro de Estudos e Conservação da Flora
São Paulo - SP Negócios Sustentáveis
  Publicações
  Acervo Técnico
  Central de Educação e Jornalismo Ambiental