Notícias
 
 
 

Secretaria envia nota sobre acidente no Lago da Aclimação

Após a visita de ativistas do Pick-upau ao parque e a publicação da matéria “O lago que sumiu – Desastre no Parque da Aclimação faz lago desaparecer”, no último fim de semana, a assessoria de comunicação da Secretaria Municipal de Verde e Meio Ambiente de São Paulo, encaminhou, via e-mail, nota referente ao acidente para a redação do Portal Pick-upau.

O texto traz informações sobre o acidente, um breve histórico dos problemas pelos quais o lago já passou e os procedimentos adotados pela Prefeitura, através de suas secretarias, para devolver o lago ao parque e a população.

Vista do lago do Parque da Aclimação

Leia a seguir a íntegra da nota enviada pela Secretaria do Verde e Meio Ambiente de São Paulo à redação do Portal Pick-upau – Central de Educação e Jornalismo ambiental:

Lago da Aclimação: Trabalho Limpo e Legal

No final da tarde do dia 23 de fevereiro último, devido às fortes chuvas que caíram sobre a cidade - precipitação de 48,6 mm, com agravante de 20mm em apenas dez minutos -, o nível de água do lago do Parque se elevou extraordinariamente e causou uma ruptura da parte inferior do vertedouro, resultando no esvaziamento do lago artificial. A Secretaria, com apoio da SIURB, agiram rapidamente e na manhã do dia seguinte já foi contratada uma empresa em caráter emergencial o dano e tomar providências. Foi contratada uma empresa em caráter emergencial, que refez o vertedouro na sexta-feira da mesma semana. A contratação em caráter emergencial se deu porque, caso o vertedouro não fosse reparado imediatamente, o lodo continuaria vazando, invadindo a galeria a jusante, causando transtorno às casas dos moradores.

A Divisão de Fauna Silvestre da Secretaria do Verde, juntamente com a Polícia Ambiental e o Corpo de Bombeiros, conseguiram resgatar todas as 48 aves aquáticas que habitavam o lago (2 cisnes, 22 patos, 21 gansos e 3 marrecos). Esses animais foram levados para a Divisão, examinados, monitorados e integrados à fauna do Parque Ibirapuera. Alguns peixes permaneceram em trechos do lago com água.

Os habitantes do lago do Parque da Aclimação, levados para o Parque Ibirapuera, já estão plenamente adaptados. Uma pata, inclusive, deu a luz a vários filhotes. Enquanto isso, na Aclimação, a lâmina d'água se recompõe aos poucos e já são avistados peixes e até mesmo algumas aves migratórias.

Funcionário do Parque da Aclimação observam o restou do lago.

A Secretaria de Infra-Estrutura Urbana, que assumiu o conserto do vertedouro no escopo de seu projeto em andamento de recuperação da bacia dos Córregos Pedra Azul e Jurubatuba e das galerias do bairro da Aclimação, fará licitação para contratar empresa para limpar o lago, removendo o lodo que se depositou em seu leito por muitas décadas. Conforme determina a legislação brasileira, a contratação deste tipo de serviço deve ser feita por licitação, com previsão de cerca de quatro meses para início dos trabalhos.

Para a realização da limpeza do lago se faz necessário refazer uma lâmina d'água que cubra o lodo, já que a remoção do mesmo por bombeamento, com posterior desidratação/secagem, exige sua diluição em água, o que somente poderá ser feito se o lago contiver certo volume de água. A remoção do lodo não deverá ser feita por meio de escavação mecânica, pois o transporte deste material geraria transtorno ao parque e em todo o trajeto até seu destino final. A deposição deste material 'in natura' em aterro sanitário não é adequada pelo grande volume e por suas condições físicas, por isso é preciso fazer tratamento prévio antes de seu descarte. Aterros sanitários é um equipamento muito escasso e caro que deve ser usado de forma racional. Os procedimentos técnicos adotados até o momento foram definidos em conjunto pelas equipes técnicas da Prefeitura e da Sabesp.

Além disso, com a recomposição do vertedouro para deter a saída do lodo para as galerias, o preenchimento com água do lago é natural e obrigatório com a chegada da água das minas e do próprio córrego Pedra Azul, que quando chove transborda para o lago artificial.

O lago do Parque da Aclimação é objeto de atenção do Ministério Público desde 1993. A qualidade de suas águas desde sua criação mostrava-se ruim, já que recebia material orgânico vindo do entorno. Além disso, muito entulho de construção foi jogado por construções e reformas vizinhas quando, vinte aos atrás, não existia ainda o atual cercamento do Parque. Desde então esforços vinham sendo feitos para melhorar a qualidade da água do lago. Esta melhoria, entretanto, tornou-se mais evidente nos últimos quatro anos, quando a Secretaria do Verde e do Meio Ambiente passou a fazer uma série de intervenções que se refletiram na melhoria visível da qualidade da água.

Em 2005, foi feito o redirecionamento das nascentes para o lago, garantindo a manutenção do volume com água limpa. Em 2006 foi feita a modernização da estação de flotação da SABESP. Em 2007 e 2008 foram realizadas ações de despoluição através do Programa Córrego Limpo (instalação de redes coletoras de esgoto no entorno, desobstrução da rede, eliminação de 42 pontos de esgoto da Favela do Buracão I e II e promoção de ações de educação ambiental nas escolas do entorno). Em 2008 foi iniciado o processo de recirculação das águas do lago, que passaram a ser bombeadas para a estação de tratamento da Sabesp, retornando ao lago tratadas. A Secretaria do Verde e do Meio Ambiente analisa e monitora a água do lago através de coletas mensais e anuais. No total, de 2005 a 2008 foram mais de R$ 4 milhões aplicados em reformas neste parque, grande parte na melhoria das condições do lago.

Em 2007 SIURB vistoriou todo o complexo hídrico do lago e do Córrego Pedra Azul, incluindo vistoria da barragem, do vertedouro e das galerias do córrego, e constatou que a estrutura do lago não apresentava nenhum sinal de vazamento, e que a barragem, as galerias subterrâneas e o vertedouro encontravam-se em bom estado.

A partir desta vistoria realizada, SIURB prepara um projeto para redimensionar a dragagem da região, incluindo a retirada do lodo que se depositou no fundo do lago da Aclimação durante todos os anos em que ele recebeu material orgânico e esgotos, no período anterior às intervenções que foram sendo realizadas desde 2005 para melhorar a qualidade da água.

No final de 2008 o Sindicato da Arquitetura e da Engenharia (SINAENCO) realizou vistoria em vários parques e divulgou o trabalho em janeiro de 2009. No caso do Aclimação, que recebeu nota classificada como boa, sobre o lago foi registrado especificamente: "Monumentos e lagos em bom estado de conservação".

O jornal Agora/Folha de S.Paulo recém publicou avaliação de lagos em parques municipais no último fim de semana. Todos foram aprovados (dois apenas com ressalva - CEMUCAM e Piqueri), o que mostra o cuidado cotidiano com esses equipamentos de nossos parques.

É importante que num acidente como este tudo seja feito com segurança e transparência. A Prefeitura já estava limpando o lago. Fez as obras emergenciais necessárias e agora seguirá com seu trabalho de redimensionamento e dragagem do lago e ampliação das galerias a jusante e a montante do parque. Trabalho limpo e legal.

Assessoria de Comunicação
Secretaria do Verde e do Meio Ambiente

 
 
 
 

 

Notícias  
 
 
 
 
     
SEJA UM PATROCINADOR
CORPORATIVO
A Agência Ambiental Pick-upau busca parcerias corporativas para ampliar sua rede de atuação e intensificar suas propostas de desenvolvimento sustentável e atividades que promovam a conservação e a preservação dos recursos naturais do planeta.

 
 
 
 
Doe Agora
Destaques
Biblioteca
     
Doar para a Agência Ambiental Pick-upau é uma forma de somar esforços para viabilizar esses projetos de conservação da natureza. A Agência Ambiental Pick-upau é uma organização sem fins lucrativos, que depende de contribuições de pessoas físicas e jurídicas.
Conheça um pouco mais sobre a história da Agência Ambiental Pick-upau por meio da cronologia de matérias e artigos.
O Projeto Outono tem como objetivo promover a educação, a manutenção e a preservação ambiental através da leitura e do conhecimento. Conheça a Biblioteca da Agência Ambiental Pick-upau e saiba como doar.
             
       
 
 
 
 
     
TORNE-SE UM VOLUNTÁRIO
DOE SEU TEMPO
Para doar algumas horas em prol da preservação da natureza, você não precisa, necessariamente, ser um especialista, basta ser solidário e desejar colaborar com a Agência Ambiental Pick-upau e suas atividades.

 
 
 
 
Compromissos
Fale Conosco
Pesquise
     
Conheça o Programa de Compliance e a Governança Institucional da Agência Ambiental Pick-upau sobre políticas de combate à corrupção, igualdade de gênero e racial, direito das mulheres e combate ao assédio no trabalho.
Entre em contato com a Agência Ambiental Pick-upau. Tire suas dúvidas e saiba como você pode apoiar nosso trabalho.
O Portal Pick-upau disponibiliza um banco de informações ambientais com mais de 35 mil páginas de conteúdo online gratuito.
             
       
 
 
 
 
 
Ajude a Organização na conservação ambiental.
     
CONHEÇA + EXPLORE +
SIGA-NOS
 

 

 
Projeto Aves
Missão e Valores Plastic no Thanks
O Que Fazemos Programa Atmosfera
Programa de Compliance Rede de Sementes e Mudas
Voluntariado Novas Florestas
Parcerias Pesquisa em Biodiversidade
Notícias Darwin Society Magazine
Doe Agora Revista Atmosfera
Negócios Sustentáveis Universo Ambiental
Publicações Notícias Socioambientais
Biblioteca Muda no Mundo
CECFLORA Eu Oceano
Contato  
     
 
Todos os direitos reservados. Agência Ambiental Pick-upau 1999 - 2024.