Notícias
 
 
 

Pick-upau vence eleição do Consema
Aliança entre o Pick-upau e o Pró-Carnívoros assegura vaga no Consema

13/09/2010 - Foi realizada, no último dia 09 de setembro, a plenária das eleições do Consema – Conselho Estadual de Meio Ambiente de São Paulo, para a nova delegação das organizações não-governamentais que representarão a sociedade civil nos próximos anos.

Pick-upau/Divulgação
Eleição no Consema.

Estavam em disputa seis vagas titulares e seis suplentes. Uma aliança entre a Agência Ambiental Pick-upau e o Instituto Pró-Carnívoros, com o apoio do Instituto Papel Solidário, foi eleita e ocupará uma das seis vagas disputadas.

Em breve o Pick-upau divulgará um canal de comunicação exclusivo para as organizações cadastradas no CadEA – Cadastro de Entidades Ambientalistas, da Secretaria Estadual de Meio Ambiente de São Paulo, para facilitar a participação dessas organizações no Consema e para que Pick-upau tenha acesso as questões ambientais de cada região do Estado.

Pick-upau/Divulgação
Eleição no Consema.

O Consema é o conselho máximo no Estado de São Paulo e é responsável pela deliberação de importantes aprovações como as obras do Rodoanel; a ampliação de portos, como o de São Sebastião; a expansão do Metrô de São Paulo; a aprovação de aterros sanitários; a regulamentação de represas, como a Billings; passando por planos de manejo de Unidades de Conservação estaduais e a liberação da construção de dutos da Petrobras, como acontece no litoral norte.

Pick-upau/Divulgação
ONGs debatem estratégias para a eleição.

Sobre o Pick-upau
O Pick-upau é uma organização não-governamental sem fins lucrativos de caráter ambientalista 100% brasileira dedicada a preservação e a manutenção da biodiversidade do planeta. Fundada em 1999, por três ex-integrantes do Greenpeace-Brasil e originalmente criada no Cerrado brasileiro, tem sua base, próxima a uma das últimas e mais importantes reservas de mata atlântica da cidade São Paulo, a maior metrópole da América Latina. Por tratar-se de uma organização sobre Meio Ambiente, sem uma bandeira única, o Pick-upau possui e desenvolve projetos em diversas áreas ambientais.
Acesse: www.pick-upau.org.br

Sobre o Pró-Carnívoros
O Instituto para a Conservação dos Carnívoros Neotropicais – Pró-Carnívoros é uma associação civil, de direito privado, não governamental e sem fins lucrativos. Fundado em 1996, está sediado em Atibaia, São Paulo, e desenvolve projetos em diversas regiões do país. Promove a conservação de mamíferos carnívoros neotropicais e de seus habitats.
Acesse: www.procarnivoros.org.br

Leila Novak, empreendedora social da Ashoka desde 1999, fundou o Instituto Papel Solidário em abril de 2006, como uma associação de fins não econômicos, que nasceu com o objetivo de tornar-se ponto de referência para a multiplicação de uma rede de empreendimentos solidários sustentáveis, visando o desenvolvimento empreendedor comunitário em uma maior escala. Em 2008, foi constituído o IPS Comércio Solidário Justo e Ético de Produtos Artesanais, uma empresa social, com a finalidade de diminuir as desigualdades sociais e econômicas, através do desenvolvimento e comercialização de produtos derivados dos diversos processos de reciclagem e re-utilização de materiais recicláveis, gerando renda e desenvolvendo o empreendedorismo nas comunidades.
Acesse: www.papelsolidario.org.br

Sobre o Consema (Conselho Estadual de Meio Ambiente)
Criado em 1983, por decreto do Governador Montoro, e diretamente subordinado ao seu gabinete, o Consema serviu de embrião para a formação da Secretaria de Estado do Meio Ambiente à qual está hoje integrado. O Consema foi concebido no contexto em que a discussão social de assuntos ambientais tornou-se urgente. Problemas como a poluição de Cubatão, que em 1983 apresentava níveis assustadores, a ameaça à sobrevivência da Floresta Atlântica da Serra do Mar, o ingresso da cidade de São Paulo no triste ranking das cidades mais poluídas do mundo e o início das obras para a construção de usinas nucleares na bela região que, anos depois, se transformaria na Estação Ecológica da Juréia-Itatins, começavam a alarmar uma sociedade antes quase que alienada das questões ambientais. Estes problemas caracterizaram-se como os primeiros desafios enfrentados pelo Conselho, que nasceu para atender os anseios da sociedade e para introduzir definitivamente a política ambiental no cenário político do Estado.
Na verdade, a criação do Conselho Estadual do Meio Ambiente coincidiu com o processo de redemocratização do país, vivido no princípio dos anos 80. Sua criação ocorreu em um momento propício, o da reaproximação dos órgãos governamentais com os setores da sociedade civil. Um período em que a sociedade clamava por maior participação e espaço, para influir em decisões que lhe dizem respeito, como é o caso típico da questão ambiental, sendo o meio ambiente patrimônio de todos.
Deixando-se de lado a Presidência e a Secretaria Executiva que coordenam as ações do Conselho, sua estrutura é formada por dois órgãos permanentes, o Plenário e as Câmaras Técnicas, e um temporário, as Comissões Especiais. Cabe às Comissões Especiais preparar as matérias, sobretudo normas, diretrizes, propostas de resolução etc., a serem apreciadas pelo Plenário ou, em seu nome, acompanhar determinadas atividades ligadas à área de meio ambiente. Às Câmaras Técnicas cabe discutir a viabilidade ambiental de empreendimentos sujeitos a EIA/RIMA e aprová-los ou reprová-los, em nome do Plenário, a não ser que este avoque a si sua apreciação. O Plenário se reúne, pelo menos, uma vez por mês, e as Câmaras Técnicas e as Comissões Especiais, tantas vezes quantas forem necessárias. As reuniões do Plenário e as das Câmaras Técnicas são abertas ao público, assim como, obviamente, as Audiências Públicas.

Comissões Temáticas
1. Comissão de Atividades Industriais, Minerárias e Agropecuárias;
2. Comissão de Atividades Imobiliárias e Projetos Urbanísticos;
3. Comissão de Infraestrutura: Energia, Recursos Hídricos, Saneamento e Sistemas de Transportes;
4. Comissão de Biodiversidade, Florestas, Parques e Áreas Protegidas;
5. Comissão de Políticas Públicas;
6. Comissão Processante e de Normatização

Acesse: www.ambiente.sp.gov.br/consema.php

Pick-upau/Divulgação
Ativistas do Pick-upau, durante votação do Consema.

Pick-upau/Divulgação
Andrea Nascimento, do Pick-upau e Ricardo Boulhosa, do Instituto Pró-Carnívoros, durante votação.

Pick-upau/Divulgação
Membros da mesa eleitoral, durante a conferência do resultado da eleição de ONGs para o Confema.

Da Redação
Fotos: Agência Ambiental Pick-upau

 
 
 
 

 

Notícias  
 
 
 
 
     
SEJA UM PATROCINADOR
CORPORATIVO
A Agência Ambiental Pick-upau busca parcerias corporativas para ampliar sua rede de atuação e intensificar suas propostas de desenvolvimento sustentável e atividades que promovam a conservação e a preservação dos recursos naturais do planeta.

 
 
 
 
Doe Agora
Destaques
Biblioteca
     
Doar para a Agência Ambiental Pick-upau é uma forma de somar esforços para viabilizar esses projetos de conservação da natureza. A Agência Ambiental Pick-upau é uma organização sem fins lucrativos, que depende de contribuições de pessoas físicas e jurídicas.
Conheça um pouco mais sobre a história da Agência Ambiental Pick-upau por meio da cronologia de matérias e artigos.
O Projeto Outono tem como objetivo promover a educação, a manutenção e a preservação ambiental através da leitura e do conhecimento. Conheça a Biblioteca da Agência Ambiental Pick-upau e saiba como doar.
             
       
 
 
 
 
     
TORNE-SE UM VOLUNTÁRIO
DOE SEU TEMPO
Para doar algumas horas em prol da preservação da natureza, você não precisa, necessariamente, ser um especialista, basta ser solidário e desejar colaborar com a Agência Ambiental Pick-upau e suas atividades.

 
 
 
 
Compromissos
Fale Conosco
Pesquise
     
Conheça o Programa de Compliance e a Governança Institucional da Agência Ambiental Pick-upau sobre políticas de combate à corrupção, igualdade de gênero e racial, direito das mulheres e combate ao assédio no trabalho.
Entre em contato com a Agência Ambiental Pick-upau. Tire suas dúvidas e saiba como você pode apoiar nosso trabalho.
O Portal Pick-upau disponibiliza um banco de informações ambientais com mais de 35 mil páginas de conteúdo online gratuito.
             
       
 
 
 
 
 
Ajude a Organização na conservação ambiental.
     
CONHEÇA + EXPLORE +
SIGA-NOS
 

 

 
Projeto Aves
Missão e Valores Plastic no Thanks
O Que Fazemos Programa Atmosfera
Programa de Compliance Rede de Sementes e Mudas
Voluntariado Novas Florestas
Parcerias Pesquisa em Biodiversidade
Notícias Darwin Society Magazine
Doe Agora Revista Atmosfera
Negócios Sustentáveis Universo Ambiental
Publicações Notícias Socioambientais
Biblioteca Muda no Mundo
CECFLORA Eu Oceano
Contato  
     
 
Todos os direitos reservados. Agência Ambiental Pick-upau 1999 - 2024.