Notícias
 
 
 

Consema aprova Plano de Manejo da Estação Ecológica de Santa Bárbara
UC terá centro de visitantes e combate à espécies invasoras

O Plano de Manejo da Estação Ecológica de Santa Bárbara, elaborado pelo IF – Instituto Florestal, foi aprovado por unanimidade no Conselho Estadual do Meio Ambiente – CONSEMA. A Estação Ecológica está situada no município de Santa Bárbara.

SMA-SP/Divulgação

O principal objetivo da criação da Estação é a preservação da vegetação campestre de cerrado, já que este é um dos biomas mais ameaçados no Estado de São Paulo. A estação possui 2167,4 ha e uma rica biodiversidade: 528 espécies amostradas e 13 destas espécies estão ameaçadas de extinção. Além de animais como o tamanduá bandeira que são raros e espécies endêmicas do cerrado, como por exemplo, a ema.
O Plano de Manejo foi criado com o intuito de solucionar alguns problemas ambientais dentro da Estação ecológica que estão colocando em risco a biodiversidade local. Um dos pontos a ser resolvido é o fato de no local existir espécies invasoras, que por não terem seus predadores naturais acabam se proliferando e tomando o espaço das espécies nativas. A fim de minimizar esse problema, o plano prevê a retirada dessas espécies.

Giselda Durigan, representante do IF, apontou outro problema, o desconhecimento do local por parte da população. “Apenas 33% dos habitantes da região sabem que temos essa área ambiental lá, o desconhecimento é tão grande que chegaram a propor a criação de aterro sanitário justamente ali”.

SMA-SP/Divulgação

Uma forma de solucionar este problema, prevista no Plano de Manejo, é a implantação de um centro de visitantes para receber estudantes e turistas. Para Gisela a divulgação da Estação Ecológica aumentaria a preservação. A retirada do gado também está prevista no plano, fato que diminuiria a degradação local.
Refinaria da Petrobras

Foi aprovado no CONSEMA, com 33 votos a favor e uma abstenção, o parecer técnico da CETESB concedendo licença prévia para a Carteira de Diesel da Refinaria Presidente Bernardes, em Cubatão, a RPBC. Os conselheiros sugeriram que a refinaria adotasse um programa de redução dos gases do efeito estufa com supervisão permanente. A votação teve 22 a favor, 2 contra e 9 abstenções.

A produção de petróleo da RPBC é destinada principalmente ao abastecimento da grande São Paulo e conta com o refino de 173 mil barris por dia. A finalidade da obra é fazer com que Petrobras diminua a emissão de enxofre e fique de acordo com a Resolução CONAMA 403/08, onde o diesel nas áreas densamente povoadas caia de 500 para 10 partes por Milão (RPM) até 2013.

Para as cidades do interior, a resolução prevê que o enxofre caia de 2.000 para 500 PPM. Dessa maneira a RPBC produzirá combustível apenas para atender as regiões metropolitanas. O enxofre afeta diretamente a saúde, já que contribui significativamente para a degradação da qualidade do ar.

Será necessário um aumento no consumo de energia da refinaria para a produção de diesel menos tóxico e como a ela está localizada próxima ao PE da Serra do Mar, não pode utilizar a matriz energética água, pois as linhas de transmissão passariam por dentro do Parque, causando um enorme impacto. Então a empresa utilizará energia termoelétrica, fato que aumenta a geração de CO2 e para compensar essa situação o parecer técnico diz que a refinaria terá que utilizar 0,5% do valor do empreendimento em compensação ambiental.

Da Redação
Colaborou: Júlio Vieira/SMA-SP

Foto: José Jorge Neto /SMA-SP

 
 
 
 

 

Notícias  
 
 
 
 
     
SEJA UM PATROCINADOR
CORPORATIVO
A Agência Ambiental Pick-upau busca parcerias corporativas para ampliar sua rede de atuação e intensificar suas propostas de desenvolvimento sustentável e atividades que promovam a conservação e a preservação dos recursos naturais do planeta.

 
 
 
 
Doe Agora
Destaques
Biblioteca
     
Doar para a Agência Ambiental Pick-upau é uma forma de somar esforços para viabilizar esses projetos de conservação da natureza. A Agência Ambiental Pick-upau é uma organização sem fins lucrativos, que depende de contribuições de pessoas físicas e jurídicas.
Conheça um pouco mais sobre a história da Agência Ambiental Pick-upau por meio da cronologia de matérias e artigos.
O Projeto Outono tem como objetivo promover a educação, a manutenção e a preservação ambiental através da leitura e do conhecimento. Conheça a Biblioteca da Agência Ambiental Pick-upau e saiba como doar.
             
       
 
 
 
 
     
TORNE-SE UM VOLUNTÁRIO
DOE SEU TEMPO
Para doar algumas horas em prol da preservação da natureza, você não precisa, necessariamente, ser um especialista, basta ser solidário e desejar colaborar com a Agência Ambiental Pick-upau e suas atividades.

 
 
 
 
Compromissos
Fale Conosco
Pesquise
     
Conheça o Programa de Compliance e a Governança Institucional da Agência Ambiental Pick-upau sobre políticas de combate à corrupção, igualdade de gênero e racial, direito das mulheres e combate ao assédio no trabalho.
Entre em contato com a Agência Ambiental Pick-upau. Tire suas dúvidas e saiba como você pode apoiar nosso trabalho.
O Portal Pick-upau disponibiliza um banco de informações ambientais com mais de 35 mil páginas de conteúdo online gratuito.
             
       
 
 
 
 
 
Ajude a Organização na conservação ambiental.
     
CONHEÇA + EXPLORE +
SIGA-NOS
 

 

 
Projeto Aves
Missão e Valores Plastic no Thanks
O Que Fazemos Programa Atmosfera
Programa de Compliance Rede de Sementes e Mudas
Voluntariado Novas Florestas
Parcerias Pesquisa em Biodiversidade
Notícias Darwin Society Magazine
Doe Agora Revista Atmosfera
Negócios Sustentáveis Universo Ambiental
Publicações Notícias Socioambientais
Biblioteca Muda no Mundo
CECFLORA Eu Oceano
Contato  
     
 
Todos os direitos reservados. Agência Ambiental Pick-upau 1999 - 2024.