Pick-upau conclui relatório sobre PE do Jaraguá
Parque deverá ganhar plano de manejo

Pesquisadores da Agência Ambiental Pick-upau concluíram relatório sobre o Plano de Manejo do Parque Estadual do Jaraguá, que neste ano completa 50 anos. O Diagnóstico sobre a avaliação do documento será apresentada na próxima reunião da Comissão de Biodiversidade, Florestas, Parques e Áreas Protegidas. Após adequação do plano de manejo pela comissão, o documento será encaminhado para aprovação em assembleia do Conselho Estadual de Meio Ambiente – CONSEMA.

SMA-SP/FF/PE Jaraguá/Divulgação

Entre os pontos destacados pela organização, estão a questão fundiária das comunidades indígenas localizadas no entorno do parque; questões relacionadas a hidrologia superficial, espécies exóticas, zonas de recuperação, programas de gestão e concessões e comodatos existentes no parque.

O Pick-upau apontou ainda pequenas mudanças no texto original e sugeriu o fortalecimento do conselho consultivo da Unidade de Conservação, de acordo com suas características. Segundo Andrea Nascimento, ativistas do Pick-upau e conselheira do CONSEMA, o parque herdou muitos problemas de uma época em que a UC não era administrada pela Fundação Florestal, ligada à Secretaria Estadual de Meio Ambiente. “Há muitas questões jurídicas pendentes, que o parque herdou de outras secretarias, que não tinham como foco principal a preservação da área. Regras que não se enquadram mais e em alguns casos, a ausência completa delas. Creio que o Plano de Manejo irá nortear essas ações e facilitará o trabalho de adequação do parque, que é tão importante para a cidade de São Paulo.”, diz Nascimento.

SMA-SP/FF/PE Jaraguá/Divulgação

Sobre o Parque Estadual do Jaraguá
As primeiras notícias do local datam do início do século XVI quando o governador da Província, Martim Afonso de Souza, contribuiu para o início do ciclo do ouro e o Grande Casarão. A exploração do ouro estendeu-se até meados do século XIX, quando a atividade econômica principal passou a ser o cultivo do café. A partir daí a fazenda Jaraguá passa por vários proprietários até 1940, quando foi adquirida pelo Governo do Estado; em 1961 foi criado o Parque Estadual do Jaraguá.

Hoje a Fundação Florestal é responsável pelo local, tendo como principais atribuições: proteger seus Recursos Naturais, incentivar a Pesquisa e promover a Educação Ambiental. O Parque Estadual do Jaraguá abriga um dos últimos remanescente de Mata Atlântica da região Metropolitana de São Paulo. Seu perfil singular promovido pelas montanhas que recortam o horizonte e perfazem uma altitude de 1.135 m, torna o parque um atrativo natural raro na cidade. O Parque Estadual do Jaraguá esta localizado na região noroeste da cidade de São Paulo mais precisamente no bairro do Jaraguá tendo como vizinho os bairros de Perus, Pirituba, Parque São Domingos e o Município de Osasco. A região passa por transformações imobiliárias tornando-se um grande centro de empresas de logística.
Saiba mais: http://www.fflorestal.sp.gov.br/

Da Redação
SMA-SP/FF/PE Jaraguá/Divulgação

 
 
Copyright 2011 - Pick-upau - Todos os direitos reservados - São Paulo - Brasil
     
 

Nas Redes

Agência Ambiental Pick-upau
Quem Somos
  Pesquisa Científica
Reflorestamento e Produção Florestal
corporativo@pick-upau.org.br Mitigação de Mudanças Climáticas
55 11 3571-3480 CECFLORA - Centro de Estudos e Conservação da Flora
São Paulo - SP Negócios Sustentáveis
  Publicações
  Acervo Técnico
  Central de Educação e Jornalismo Ambiental