Notícias
 
 
 

Fukushima já é mais um episódio sombrio da energia nuclear
Terremoto, tsunami e a irresponsabilidade do homem

A central de Fukushima Daiichi 1, localizada no nordeste do Japão, sofreu uma explosão devido ao terremoto de magnitude 8,9 que destruiu várias cidades japonesas. O reator nuclear apresentou vazamento depois de a explosão ter destruído a cobertura da instalação. Três trabalhadores foram expostos a radiação, segundo a agência de notícias japonesa Jiji.

O acidente foi enquadrado no nível 4 em uma escala que vai até 7, como foi anunciado pela Agência de Segurança Nuclear e Industrial do Japão. De acordo com a escala, o nível zero corresponde à ausência de anomalias e o nível sete corresponde a um acidente grave. O nível quatro já é considerado um acidente.

A explosão causou um derretimento em parte do prédio que comporta o reator número 1. O governo afirmou que externamente o reator não foi danificado e pediu calma a população, porém autoridades orientaram que 45 mil habitantes que vivem em um raio de 20 quilômetros da usina, se retirassem.

O governo japonês tranquilizou a população com relação à possibilidade de contaminação com material nuclear, porém a preocupação ainda existe na população que teme as consequências do acidente.

Yukio Edano, porta-voz do estado disse que a radiação no local diminuiu bastante após a explosão. Mas, no portão a radiação ficou oito vezes acima do normal para o local

Desastre Natural

O forte terremoto que atingiu a costa do país também gerou um tsunami que devastou o lugar e mais de cem fortes réplicas. Iwate, província oriental do Japão, teve algumas cidades varridas do mapa.

Segundo um policial local, entre 200 e 300 pessoas se afogaram no tsunami em Sendai, capital da província de Miyagi, e seus corpos já estão sendo recuperados. Na cidade portuária de Minamisanriku, da mesma província, cerca de 10 mil pessoas estão desaparecidas, número informado por autoridades ao canal NHK de televisão.

O número de desaparecidos é mais da metade da população da cidade atingida, os sobreviventes estão em abrigos. Após as ondas gigantes atingirem a cidade, ela ficou totalmente coberta por lama. Oficialmente o número de mortos chega a 637, mas teme-se que esse número possa se elevar.

Cerca de 3.400 edifícios foram destruídos e 200 incêndios aconteceram no Japão após o terremoto, de acordo com a agência de notícias “Kyodo”.

Cinquenta mil militares se dedicarão aos trabalhos de resgate nas províncias devastadas pelo tsunami e cerca de 190 aviões e 25 navios estão fazendo as tarefas de busca, como foi dito pelo primeiro-ministro japonês Naoto Kan. O Japão ainda conta com a colaboração de navios americanos para o transporte do Exército Japonês.

Rússia se previne

A agência de notícias Ria-Novosti informou que Vladimir Putin, premiê russo, exigiu que fosse feita uma averiguação nos planos de emergência na zona oriental do país, logo após o acidente.

Foi feita uma reunião sobre o assunto com o titular da energia, Igor Setchine, com o responsável pela agência russa de energia nuclear Rosatom, Serguei Kirienko e com o vice-ministro das Situações de Emergência, Rouslan Tsalikov. No entanto, as autoridades russas estão mostrando tranquilidade quanto à possibilidade de poluição radioativa

Iodo

As autoridades japonesas vão distribuir iodo às pessoas que moram perto das usinas nucleares afetadas pelo terremoto, de acordo com o que foi falado pela agência da ONU em Viena.

O iodo pode ajudar na proteção do câncer de tireóide. No ano de 1986, após o desastre de Chernobyl, milhares de crianças e adolescentes expostas no momento do acidente apresentaram câncer de tireóide, por isso o Japão quer adotar essa medida.

Como funciona a usina nuclear perante a um tremor

Os reatores são desligados automaticamente pelo sistema de segurança, logo após os tremores e para que não permaneçam aquecidos, é acionado um sistema de refrigeração. Porém, com o tsunami, faltou eletricidade necessária para que o sistema de refrigeração pudesse ser acionado.

Os elementos compostos de urânio enriquecido são resfriados e permanecem dentro de uma ‘piscina’, evitando o acúmulo de vapor radioativo no vaso de contenção externo de concreto. Caso a água não seja resfriada, válvulas liberam esse vapor, a fim de impedir que haja uma pressão insuportável dentro da proteção externa e o superaquecimento dos elementos combustíveis.

O governo japonês autorizou a liberação controlada de vapor radioativo, evitando o risco de um acidente maior, já que a explosão do reator causaria uma verdadeira catástrofe nuclear.

Em entrevista ao Jornal Hoje, o professor e físico José Goldemberg disse que “Depois de Chernobyl, não houve nenhum acidente importante. Isso deu aos engenheiros nucleares a certeza de que a tecnologia estava dominada. O acidente japonês vai destruir as esperanças de que a energia nuclear é uma energia limpa".

Goldemberg disse ao G1, que está cedo para se saber com precisão a verdadeira dimensão do perigo que o vazamento pode representar. A preocupação do especialista é o fato de que nos últimos anos o governo tem aplicado a distância mínima de isolamento considerada segura, sinalizando que o risco é maior do que o projetado inicialmente.

O especialista disse que "A única indicação que me inquieta é que há dois anos esta área era de 3 km. Aumentaram para 10 km, e agora para 20 km. É uma indicação de que havia mais radiação do que eles esperavam".

Informações Oficiais

Em uma hora, os moradores de área de Fukushima, receberam radiação tolerável para um ano e na sala de controle o nível de energia radioativa ultrapassou mil vezes o ‘aceitável’.

O governo japonês orientou a população que está fora da área atingida a ficar em casa com portas e janelas fechadas e pediu para que as pessoas não bebessem água da torneira.

A agência de notícias Kyodo, informou que está descartada a hipótese de que o contêiner do reator tenha sofrido danos sérios, de acordo com o que foi passado pela Agência Japonesa de Segurança Nuclear e Industrial.

Não houve vazamento radioativo considerável e o nível de radioatividade está diminuindo, de acordo com o governo japonês e a empresa que opera a usina, a Tokyo Electric Power (Tepco).

Da Redação
Com informações de Agências Internacionais
Reprodução

 
 
 
 

 

Notícias  
 
 
 
 
     
SEJA UM PATROCINADOR
CORPORATIVO
A Agência Ambiental Pick-upau busca parcerias corporativas para ampliar sua rede de atuação e intensificar suas propostas de desenvolvimento sustentável e atividades que promovam a conservação e a preservação dos recursos naturais do planeta.

 
 
 
 
Doe Agora
Destaques
Biblioteca
     
Doar para a Agência Ambiental Pick-upau é uma forma de somar esforços para viabilizar esses projetos de conservação da natureza. A Agência Ambiental Pick-upau é uma organização sem fins lucrativos, que depende de contribuições de pessoas físicas e jurídicas.
Conheça um pouco mais sobre a história da Agência Ambiental Pick-upau por meio da cronologia de matérias e artigos.
O Projeto Outono tem como objetivo promover a educação, a manutenção e a preservação ambiental através da leitura e do conhecimento. Conheça a Biblioteca da Agência Ambiental Pick-upau e saiba como doar.
             
       
 
 
 
 
     
TORNE-SE UM VOLUNTÁRIO
DOE SEU TEMPO
Para doar algumas horas em prol da preservação da natureza, você não precisa, necessariamente, ser um especialista, basta ser solidário e desejar colaborar com a Agência Ambiental Pick-upau e suas atividades.

 
 
 
 
Compromissos
Fale Conosco
Pesquise
     
Conheça o Programa de Compliance e a Governança Institucional da Agência Ambiental Pick-upau sobre políticas de combate à corrupção, igualdade de gênero e racial, direito das mulheres e combate ao assédio no trabalho.
Entre em contato com a Agência Ambiental Pick-upau. Tire suas dúvidas e saiba como você pode apoiar nosso trabalho.
O Portal Pick-upau disponibiliza um banco de informações ambientais com mais de 35 mil páginas de conteúdo online gratuito.
             
       
 
 
 
 
 
Ajude a Organização na conservação ambiental.
     
CONHEÇA + EXPLORE +
SIGA-NOS
 

 

 
Projeto Aves
Missão e Valores Plastic no Thanks
O Que Fazemos Programa Atmosfera
Programa de Compliance Rede de Sementes e Mudas
Voluntariado Novas Florestas
Parcerias Pesquisa em Biodiversidade
Notícias Darwin Society Magazine
Doe Agora Revista Atmosfera
Negócios Sustentáveis Universo Ambiental
Publicações Notícias Socioambientais
Biblioteca Muda no Mundo
CECFLORA Eu Oceano
Contato  
     
 
Todos os direitos reservados. Agência Ambiental Pick-upau 1999 - 2024.