Notícias
 
 
 

Exposição ‘Villas” estreia turnê no Metrô de São Paulo
Mostra faz parte do Projeto Darwin

Projeto Darwin - Flora estreia no metrô de São Paulo em abril a exposição fotográfica “Villas” com 41 imagens da comunidade guarani da Terra Indígena Tenonde Porã, a maior aldeia da cidade de São Paulo, que participa das pesquisas da Agência Ambiental Pick-upau realizadas na região da APA Capivari-Monos. As imagens foram produzidas ao longo de dois anos quando o fotógrafo J. Andrade conviveu semanalmente com a comunidade.

Divulgação/Pick-upau/J. Andrade
Imagem da exposição "Villas".

A mostra também faz referência a personagens ilustres como Charles Darwin que dá nome ao setor de pesquisa da organização e ao escritor José de Alencar que compõe as legendas com trechos de sua maior obra “O Guarani”.

Serviço

Serviço:
Exposição “Villas” – Guarani M’bya Tenonde Porã
Tema: Questão Indígena
Onde: Metrô da cidade de São Paulo
Quando: de abril a junho de 2011
Quanto: Gratuito

Estações de Metrô

Metrô – Estação Sé (Linha Azul)
Endereço: Praça da Sé, s/ n°
Data: Abril de 2011
Características: Estação enterrada de integração da Linha 1-Azul e Linha 3-Vermelha. Composta por mezanino de distribuição e dois níveis sobrepostos com duas plataformas laterais e uma central (um conjunto por linha) com estrutura em concreto aparente e aberturas para iluminação natural. O principal acesso integra-se com a praça no nível do passeio.
Capacidade: 100.000 passageiros/hora/pico
Área Construída: 39.925 m2
Inauguração: 17/02/1978

Metrô – Vila Madalena (Linha Verde)
Endereço: Praça Américo Jacomino, 30
Data: Maio de 2011
Características: Estação enterrada composta por mezanino de distribuição e plataformas laterais com estrutura em concreto aparente. O principal acesso integra-se com a praça no nível do passeio. Possui acesso para pessoas portadoras de deficiência.
Capacidade: 20.000 passageiros/hora/pico
Área Construída: 9.600 m2
Inauguração: 21/11/1998

Metrô – Sacomã (Linha Verde)
Endereço: Rua Agostinho Gomes, 3501 (esquina com a rua Greenfeld) – Sacomã
Data: Junho de 2011
Estação Sacomã do Metrô, é uma das mais modernas da América Latina. Entre as modernidades, vale destacar as portas de plataforma, portas de vidro na linha de bloqueio, os umidificadores de ar e recursos que trarão benefícios ambientais, como o reúso da água da chuva e a prioridade para a iluminação natural, o que reduz o consumo de energia.
Capacidade: 18.296 passageiros / hora pico
Área Construída: 12.452,00 m²
Inauguração: 30/01/2010

Metrô – Paraíso (Linha Azul)
Endereço: Av. Dr. Luiz Aires, 1800
Data: Julho de 2011
Características: Estação com mezanino de distribuição sobre plataforma central em superfície, estrutura em concreto aparente e cobertura espacial metálica treliçada. Possui acesso para pessoas portadoras de deficiência e integração com Terminal de Ônibus Urbano.
Capacidade: 20.000 passageiros/hora/pico
Área Construída: 14.740 m2
Inauguração: 17/09/1988

Sites:
Pick-upau: http://www.pick-upau.org.br
Metrô de SP: http://www.metro.sp.gov.br/

*Programação sujeita a mudanças.

Divulgação/Pick-upau/J. Andrade
Imagem de abertura da exposição "Villas".

Sobre o Pick-upau
O Pick-upau é uma organização não-governamental sem fins lucrativos de caráter ambientalista 100% brasileira dedicada à preservação e a manutenção da biodiversidade do planeta. Fundada em 1999, por três ex-integrantes do Greenpeace-Brasil e originalmente criada no Cerrado brasileiro, tem sua base, próxima a uma das últimas e mais importantes reservas de mata atlântica da cidade São Paulo, a maior metrópole da América Latina. Por tratar-se de uma organização sobre Meio Ambiente, sem uma bandeira única, o Pick-upau possui e desenvolve projetos em diversas áreas ambientais.
Acesse: www.pick-upau.org.br

Sobre o Projeto Darwin
O “Projeto Darwin” tem como principais características conhecer e divulgar os atributos naturais e culturais dos Biomas Brasileiros, com ênfase na Floresta Atlântica Tropical, incluindo áreas particulares, Unidades de Conservação e Terras Indígenas. Além dos inventários biológicos das espécies predominantes da fauna e da flora (pesquisa), há o compromisso de sensibilizar o maior número de pessoas possíveis para tornar viável o desenvolvimento sócio-econômico das regiões inseridas no projeto e a preservação do ambiente. Outro aspecto relevante e diferencial do Projeto Darwin é o envolvimento de comunidades tradicionais como a Aldeia Guarani Tenonde Porã.
Acesse: www.darwin.org.br

Sobre o fotógrafo
J. Andrade, paulistano, nascido em 1976, fotografou para revistas de turismo de 2002 a 2003, publicando cerca de 150 fotos de natureza neste período. Trabalhou como repórter fotográfico em 2004 para várias revistas em São Paulo, é autor da coluna Visão Ecológica da Revista EcolBrasil e desde então é fotógrafo independente. É o responsável pela editoria de fotografia do Portal Pick-upau – Central de Educação e Jornalismo Ambiental (www.pick-upau.org.br), desde 2001. No inicio dos anos 2000 participou de diversas expedições fotográficas por inúmeros estados brasileiros. Entre 2007 e 2010 estreou diversas exposições em Shoppings, Estações de Metrô e parques em São Paulo, entre elas “Zona Selvagem”, “Além Jardim”, “Réquiem”, “Retratos Atlânticos” e “Primavera”. Em 2010, lançou o livro “Villas - Guarani M’bya: Tenonde Porã”. Deixou a arquitetura definitivamente em 2006 e dedica-se preferencialmente a fotografia de vida selvagem e registro de patrimônios históricos, artísticos, naturais e culturais.
Acesse: www.jotandrade.com

Sobre os Guaranis
Os Guaranis M’bya estão em várias regiões da América do Sul, existem aldeias na Argentina, Paraguai e Bolívia. No Brasil se localizam principalmente na região do litoral, do Rio Grande do Sul até o Espírito Santo e outras regiões como no Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e Tocantins. São a maior etnia indígena no Brasil somando aproximadamente 35 mil pessoas. Sendo um povo bastante religioso tem na execução de tarefas cotidianas a busca da harmonia com a natureza, da força espiritual de Nhanderu e do Sol, criado por ele. Diariamente a comunidade se encontra na Opy, a Casa de Reza, para cantar, rezar e dançar e os mais velhos ensinam as crianças o conhecimento ancestral. Na aldeia, além do cacique, a principal liderança é o Xeramoi, o nome do pajé Guarani. Os Guaranis sabem da importância de todos os seres e que cada elemento da natureza tem um espírito e buscam parceiros para impedir a destruição do planeta.

Da Redação
Fotos: Pick-upau/Divulgação

 
 
 
 

 

Notícias  
 
 
 
 
     
SEJA UM PATROCINADOR
CORPORATIVO
A Agência Ambiental Pick-upau busca parcerias corporativas para ampliar sua rede de atuação e intensificar suas propostas de desenvolvimento sustentável e atividades que promovam a conservação e a preservação dos recursos naturais do planeta.

 
 
 
 
Doe Agora
Destaques
Biblioteca
     
Doar para a Agência Ambiental Pick-upau é uma forma de somar esforços para viabilizar esses projetos de conservação da natureza. A Agência Ambiental Pick-upau é uma organização sem fins lucrativos, que depende de contribuições de pessoas físicas e jurídicas.
Conheça um pouco mais sobre a história da Agência Ambiental Pick-upau por meio da cronologia de matérias e artigos.
O Projeto Outono tem como objetivo promover a educação, a manutenção e a preservação ambiental através da leitura e do conhecimento. Conheça a Biblioteca da Agência Ambiental Pick-upau e saiba como doar.
             
       
 
 
 
 
     
TORNE-SE UM VOLUNTÁRIO
DOE SEU TEMPO
Para doar algumas horas em prol da preservação da natureza, você não precisa, necessariamente, ser um especialista, basta ser solidário e desejar colaborar com a Agência Ambiental Pick-upau e suas atividades.

 
 
 
 
Compromissos
Fale Conosco
Pesquise
     
Conheça o Programa de Compliance e a Governança Institucional da Agência Ambiental Pick-upau sobre políticas de combate à corrupção, igualdade de gênero e racial, direito das mulheres e combate ao assédio no trabalho.
Entre em contato com a Agência Ambiental Pick-upau. Tire suas dúvidas e saiba como você pode apoiar nosso trabalho.
O Portal Pick-upau disponibiliza um banco de informações ambientais com mais de 35 mil páginas de conteúdo online gratuito.
             
       
 
 
 
 
 
Ajude a Organização na conservação ambiental.
     
CONHEÇA + EXPLORE +
SIGA-NOS
 

 

 
Projeto Aves
Missão e Valores Plastic no Thanks
O Que Fazemos Programa Atmosfera
Programa de Compliance Rede de Sementes e Mudas
Voluntariado Novas Florestas
Parcerias Pesquisa em Biodiversidade
Notícias Darwin Society Magazine
Doe Agora Revista Atmosfera
Negócios Sustentáveis Universo Ambiental
Publicações Notícias Socioambientais
Biblioteca Muda no Mundo
CECFLORA Eu Oceano
Contato  
     
 
Todos os direitos reservados. Agência Ambiental Pick-upau 1999 - 2024.