Notícias
 
 
 

Físico alerta sobre construção de usinas nucleares no Brasil
País não precisa desse tipo de energia

José Goldemberg, físico da USP (Universidade de São Paulo), disse em uma entrevista ao programa “Revista Brasil” da Rádio Nacional, que o Brasil necessita revisar os planos para construção das novas usinas nucleares. Goldemberg fez essa afirmação citando o acidente com material radioativo ocorrido no Japão, após o terremoto e o tsunami que destruíram a região nordeste do país.

"Seria conveniente que as autoridades brasileiras olhassem os problemas com certa humildade, e fizessem uma avaliação antes de se envolverem em planos de expansão," disse Goldemberg. Ele ainda acha que as autoridades brasileiras devem ter uma nova postura perante o programa nuclear.

Além das usinas Angra 1 e Angra 2, que estão em funcionamento, o governo federal está construindo Angra 3, com conclusão prevista para 2015 e pelo menos o projeto de mais quatro usinas, duas no Nordeste e duas no Sudeste.

Goldemberg mencionou que na década de 70 eram instalados cerca de 30 reatores, hoje em dia são entre três e quatro. Isso aconteceu porque houve um aumento nos custos gerados pela necessidade de melhorar a segurança das usinas.

"O custo da instalação de um reator nuclear triplicou entre 1985 e 1990. Por isso, alguns países estão buscando outros caminhos. Na Alemanha, por exemplo, serão desativados todos os reatores com mais de 30 anos." , completou.

O tempo de vida útil de um reator nuclear é relativo, já que as peças podem ser substituídas conforme vão ficando gastas, por causa disso, hoje existem reatores com mais de 40 anos de uso, segundo Goldemberg.

"A segurança das usinas nucleares brasileiras é de nível internacional. Não são piores, nem melhores [as usinas brasileiras]. É seguro, assim como os japoneses também achavam [que os reatores deles eram seguros]," disse Goldemberg quando questionado sobre a segurança dos reatores brasileiros.

Angra 2 opera com licenciamento ambiental incompleto

Angra 2 funciona comercialmente há mais de dez anos apenas com a licença de operação inicial e não a permanente, como é exigido, ou seja, opera com seu licenciamento ambiental incompleto.

No Brasil, para se ter o licenciamento completo nas usinas nucleares é necessário um parecer do IBAMA e outro da Comissão Nacional de Energia Nuclear (CNEN). No caso de Angra 2, existe apenas o parecer do IBAMA, porém ainda não há autorização de operação permanente da CNEN. Angra 1 possui o licenciamento completo.

Em audiência pública no Senado Federal, Othon Luiz Pinheiro, presidente da Eletronuclear, estatal que administra as usinas brasileiras, se manifestou dizendo que a falta da autorização de operação permanente não compromete a segurança da usina, "A empresa já cumpriu todos os requisitos para ter a licença definitiva."
De acordo com Pinheiro, a licença não foi concedida ainda porque o pedido está parado no Ministério Público Federal, que alega não ter sido cumprido o termo de ajuste de conduta firmado com a estatal, subsidiária da Eletrobrás, a CNEN e o IBAMA.

Da Redação
Com informações da Agência Brasil/Folha de São Paulo
Eletronuclear/Reprodução

 
 
 
 

 

Notícias  
 
 
 
 
     
SEJA UM PATROCINADOR
CORPORATIVO
A Agência Ambiental Pick-upau busca parcerias corporativas para ampliar sua rede de atuação e intensificar suas propostas de desenvolvimento sustentável e atividades que promovam a conservação e a preservação dos recursos naturais do planeta.

 
 
 
 
Doe Agora
Destaques
Biblioteca
     
Doar para a Agência Ambiental Pick-upau é uma forma de somar esforços para viabilizar esses projetos de conservação da natureza. A Agência Ambiental Pick-upau é uma organização sem fins lucrativos, que depende de contribuições de pessoas físicas e jurídicas.
Conheça um pouco mais sobre a história da Agência Ambiental Pick-upau por meio da cronologia de matérias e artigos.
O Projeto Outono tem como objetivo promover a educação, a manutenção e a preservação ambiental através da leitura e do conhecimento. Conheça a Biblioteca da Agência Ambiental Pick-upau e saiba como doar.
             
       
 
 
 
 
     
TORNE-SE UM VOLUNTÁRIO
DOE SEU TEMPO
Para doar algumas horas em prol da preservação da natureza, você não precisa, necessariamente, ser um especialista, basta ser solidário e desejar colaborar com a Agência Ambiental Pick-upau e suas atividades.

 
 
 
 
Compromissos
Fale Conosco
Pesquise
     
Conheça o Programa de Compliance e a Governança Institucional da Agência Ambiental Pick-upau sobre políticas de combate à corrupção, igualdade de gênero e racial, direito das mulheres e combate ao assédio no trabalho.
Entre em contato com a Agência Ambiental Pick-upau. Tire suas dúvidas e saiba como você pode apoiar nosso trabalho.
O Portal Pick-upau disponibiliza um banco de informações ambientais com mais de 35 mil páginas de conteúdo online gratuito.
             
       
 
 
 
 
 
Ajude a Organização na conservação ambiental.
     
CONHEÇA + EXPLORE +
SIGA-NOS
 

 

 
Projeto Aves
Missão e Valores Plastic no Thanks
O Que Fazemos Programa Atmosfera
Programa de Compliance Rede de Sementes e Mudas
Voluntariado Novas Florestas
Parcerias Pesquisa em Biodiversidade
Notícias Darwin Society Magazine
Doe Agora Revista Atmosfera
Negócios Sustentáveis Universo Ambiental
Publicações Notícias Socioambientais
Biblioteca Muda no Mundo
CECFLORA Eu Oceano
Contato  
     
 
Todos os direitos reservados. Agência Ambiental Pick-upau 1999 - 2024.