Notícias
 
 
 

Feira apresenta novas tecnologias para o setor elétrico
“Atmosfera” foi verificar as novas tendências

Ativistas da Agência Ambiental Pick-upau, ligados ao Programa Atmosfera (www.atmosfera.org.br) participaram da 26ª Feira Internacional da Indústria Elétrica, Energia e Automação, realizada no Pavilhão de Exposições do Anhembi, que apresentou as tendências e inovações no setor. De uma forma geral, os fabricantes de lâmpadas apresentaram uma convergência na substituição do mercúrio, que geraria maior longevidade e menor geração de resíduos para estes produtos.

Reprodução

Empresas nacionais e globais como a OSRAM que mostrou um sistema para diminuir o impacto das emissões de CO2, com a substituição da iluminação tradicional por LED. Estas lâmpadas podem ser instaladas com dimerizadores. Esta tecnologia permite variar a intensidade da iluminação ao longo do dia, aproveitando ao máximo a luz natural, em alguns casos, podem ser associadas também a sensores de presença, otimizando ainda mais (cerca de 80% do consumo). Vários exemplos de projetos “Ecoeficientes” foram mostrados na feira, inclusive com o uso de fontes alternativas de energia elétrica (fotovoltaica, eólica etc). Na próxima sexta-feira, dia 01 de abril, o tema será a Sustentabilidade e o Meio Ambiente, e será apresentado um Fórum sobre "A Sustentabilidade e o Meio Ambiente', com a discussão sobre as Políticas Nacionais e Estadual de Resíduos Sólidos.

Saiba mais

Energia fotovoltaica é um dos destaques da FIEE elétrica 2011, que ocorreu no Anhembi, em SP

De acordo com os estudos feitos por Aimé Pinto, estudante de pós-graduação do Instituto de Eletrotécnica da USP (Universidade de São Paulo), é mais rentável aplicar as economias em um sistema fotovoltaico do que deixar o dinheiro na poupança. A renda é conseqüência da energia fornecida pela rede pública que não será mais consumida. Segundo os cálculos feitos por Pinto, seria algo em torno de 7,5% ao ano.
O elevado nível de confiabilidade da energia alternativa se deve aos avanços da tecnologia.

Aimé Pinto foi o autor das ilustrações que compuseram a Ilha de Energia Fotolovoltaica construída na 26ª FIEE Elétrica (Feira Internacional da Indústria Elétrica, Energia e Automação) e na 6ª Electronic Americas (Feira Internacional de Componentes, Subconjuntos, Equipamentos para Produção de Componentes, Tecnologia Laser e Optoeletrônica), no Pavilhão de Exposições do Anhembi, em São Paulo. Esses painéis ilustrativos mostram de forma clara como a luz solar é transformada em energia para ser armazenada em baterias.

Segundo pesquisas do Instituto de Energia da Universidade da Califórnia e da Associação das Indústrias Fotovoltaicas Europeias, os sistemas fotovoltaicos estão em plena ascensão. Dados mostram que a expansão dessa indústria vem ultrapassando 50% ao ano desde 2003.

Isso só se tornou possível devido às adaptações dos sistemas fotovoltaicos integrados à rede pública convencional de energia. Para que isso aconteça no Brasil será necessária a adoção dos chamados SMARD GRID, que são redes inteligentes que medem com precisão o fornecimento de energia nas suas diversas direções.

No Fórum da ABINEE TEC houve um debate sobre esse tema, onde foram ouvidos desde propostas governamentais até as ambições do setor privado. Além disso, houve uma palestra sobre Geração Distribuída – Sistemas Fotovoltaicos, com a presença de especialistas e do Grupo Setorial Sistemas Voltaicos da ABINEE (Associação Brasileira da Indústria Elétrica e Eletroeletrônica).

Dezoito empresas do setor e associadas à ABINEE demonstram seus produtos, desde equipamentos convencionais até suas grandes novidades para esse tipo de fonte de energia.

Dentre essas 18 empresas, existem as grandes como a MPX, do empresário Eike Batista, um dos maiores investidores desse sistema. Também participaram as gigantes como a DuPont, Siemens e Saint Gobain e as pequenas empresas, como a Tecnometal, que está comprometida em desenvolver tecnologia para atender as peculiaridades do mercado local.

O Brasil ainda depende de energia vinda do exterior, como explicou Aimé Pinto. “Não dominamos ainda o processo para o refino do silício policristalino, nem contamos com tecnologia própria para a instalação desses sistemas de produção de energia alternativa. Não há tampouco políticas públicas para o desenvolvimento dessa área de atividade, embora o País conte com elevado potencial para o aproveitamento de luz solar.”

Da Redação
Com informações da FIEE

 
 
 
 

 

Notícias  
 
 
 
 
     
SEJA UM PATROCINADOR
CORPORATIVO
A Agência Ambiental Pick-upau busca parcerias corporativas para ampliar sua rede de atuação e intensificar suas propostas de desenvolvimento sustentável e atividades que promovam a conservação e a preservação dos recursos naturais do planeta.

 
 
 
 
Doe Agora
Destaques
Biblioteca
     
Doar para a Agência Ambiental Pick-upau é uma forma de somar esforços para viabilizar esses projetos de conservação da natureza. A Agência Ambiental Pick-upau é uma organização sem fins lucrativos, que depende de contribuições de pessoas físicas e jurídicas.
Conheça um pouco mais sobre a história da Agência Ambiental Pick-upau por meio da cronologia de matérias e artigos.
O Projeto Outono tem como objetivo promover a educação, a manutenção e a preservação ambiental através da leitura e do conhecimento. Conheça a Biblioteca da Agência Ambiental Pick-upau e saiba como doar.
             
       
 
 
 
 
     
TORNE-SE UM VOLUNTÁRIO
DOE SEU TEMPO
Para doar algumas horas em prol da preservação da natureza, você não precisa, necessariamente, ser um especialista, basta ser solidário e desejar colaborar com a Agência Ambiental Pick-upau e suas atividades.

 
 
 
 
Compromissos
Fale Conosco
Pesquise
     
Conheça o Programa de Compliance e a Governança Institucional da Agência Ambiental Pick-upau sobre políticas de combate à corrupção, igualdade de gênero e racial, direito das mulheres e combate ao assédio no trabalho.
Entre em contato com a Agência Ambiental Pick-upau. Tire suas dúvidas e saiba como você pode apoiar nosso trabalho.
O Portal Pick-upau disponibiliza um banco de informações ambientais com mais de 35 mil páginas de conteúdo online gratuito.
             
       
 
 
 
 
 
Ajude a Organização na conservação ambiental.
     
CONHEÇA + EXPLORE +
SIGA-NOS
 

 

 
Projeto Aves
Missão e Valores Plastic no Thanks
O Que Fazemos Programa Atmosfera
Programa de Compliance Rede de Sementes e Mudas
Voluntariado Novas Florestas
Parcerias Pesquisa em Biodiversidade
Notícias Darwin Society Magazine
Doe Agora Revista Atmosfera
Negócios Sustentáveis Universo Ambiental
Publicações Notícias Socioambientais
Biblioteca Muda no Mundo
CECFLORA Eu Oceano
Contato  
     
 
Todos os direitos reservados. Agência Ambiental Pick-upau 1999 - 2024.