Notícias
 
 
 

Consema aprova Plano de Manejo do Parque Xixová-Japuí
UC criada em 1993 terá documento para seu desenvolvimento

O Plano de Manejo do Parque Estadual Xixová-Japuí, foi aprovado pelo Conselho Estadual do Meio Ambiente - CONSEMA, com 32 votos favoráveis, um contra e uma abstenção.

Divulgação/SMA-SP
Reunião do Consema.

Criado em 1993, o Parque abrange área terrestre e marinha. O local possui cerca de 457 espécies vegetais, com 13 ameaçadas de extinção e 319 espécies de animais vertebrados, fato que torna o lugar com importância ambiental. Dentre os animais encontrados no local, estão os botos e os meros. Embora haja vasta biodiversidade no local, apenas 8,5% do Parque tem a mata totalmente preservada.

Divulgação/SMA-SP
Reunião do Consema.

O Plano de Manejo visa minimizar os impactos regulamentando a zona de amortecimento e o principal objetivo é evitar que atividades advindas do porto de Cubatão afetem negativamente a biodiversidade local. Para tanto, haverá restrições das atividades econômicas como a pesca industrial e a de arrasto de parellha.

O ex-membro do CONSEMA, Jaques Lamac, disse que “Foi fixada área no entorno da Unidade de Conservação como zona de amortecimento”, ao apresentar o assunto aos atuais conselheiros.

Divulgação/FF
Parque Estadual Xixová-Japuí.

Joaquim de Marco Neto, gestor do Parque, salientou que a confecção do plano de manejo foi aberta ao público e teve “intensa participação das prefeituras de São Vicente e Praia Grande, da Universidade Estadual Paulista (Unesp) e da Agência Metropolitana da Baixada Santista (Agem)”.

Também foi aprovado, só que dessa vez por unanimidade, o nome do sociólogo e ex-professor da Administração de Empresas da Fundação Getúlio Vargas, Sido Otto, para ser o novo ouvidor da Secretaria. “Espero atender a sociedade com presteza e fazer sugestões ambientais positivas nesta Secretaria”, disse Otto.

Divulgação/FF
Parque Estadual Xixová-Japuí.

Alguns outros temas foram abordados na reunião, tais como a apresentação da nova presidência e diretoria-executiva da Fundação Florestal-FF, a eleição de Rubens Rizek, Secretário Adjunto do Meio Ambiente, para o Conselho Curador da FF, a eleição de Marcus Alexandre Pires e Gilberto Freitas para representantes do Conselho de Gestão da Reserva da Biosfera; a definição das regiões do Vale do Ribeira e do Alto Tietê para a instalação das Câmaras regionais do CONSEMA e apresentou-se também técnicas para restauração de áreas degradadas pela mineração.

Divulgação/FF
Parque Estadual Xixová-Japuí.

Por fim, todos os participantes comemoraram o aniversário de 28 anos do CONSEMA, que graças a ele surgiu a Secretaria Estadual do Meio Ambiente três anos depois, que completou 25 anos em 2011.

Divulgação/FF
Parque Estadual Xixová-Japuí.

Sobre o Parque
Criado em 1993, por solicitações da comunidade local, dos Poderes Públicos de São Vicente e Praia Grande e de Universidades. Teve sua primeira fase do Plano de Manejo elaborada em 1997 que consistiu na consolidação de dados e no estabelecimento de diretrizes preliminares para implantação do Parque. Também subsidiou a elaboração da segunda fase, consolidado em 2000.

O Parque Estadual Xixová-Japuí abriga uma importante porção de Mata Atlântica conservada e destacada da Serra do Mar. O PEXJ possui 901 hectares distribuídos nos municípios de São Vicente e Praia Grande, sendo 600ha em área terrestre e 301 ha em área marinha.

O território da unidade apresenta uma setorização que visa otimizar seu planejamento e o desenvolvimento de suas ações, sendo esta: Setor Paranapuã, Setor Curtume/Itaquitanduva, Setor Xixová, Setor Itaipu e Setor Costão Rochoso e Mar.

Localizado em meio a Região Metropolitana da Baixada Santista, território densamente urbanizado, o PEXJ é um fragmento de Mata Atlântica com características naturais, paisagísticas e histórico-culturais únicas.

O turismo de massa durante a estação do verão é uma constante nos municípios de Santos, Guarujá, Praia Grande e São Vicente, prática facilitada ainda mais devido à proximidade destes centros da Capital Paulista.

Neste contexto, o PEXJ é amplamente explorado por turistas locais, em sua maioria, e não locais, eventuais e/ou permanentes, que procuram áreas com alta beleza cênica e pouco exploradas, mas que muitas vezes trazem para a unidade características de um turismo desordenado e altamente impactante ao meio. Média de 69 pessoas por dia durante os meses de janeiro a março.
Saiba mais: www.fflorestal.sp.gov.br

Da Redação
Colaborou Júlio Vieira/SMA-SP
Fotos: José Jorge Neto/SMA-SP Divulgação/FF

 
 
 
 

 

Notícias  
 
 
 
 
     
SEJA UM PATROCINADOR
CORPORATIVO
A Agência Ambiental Pick-upau busca parcerias corporativas para ampliar sua rede de atuação e intensificar suas propostas de desenvolvimento sustentável e atividades que promovam a conservação e a preservação dos recursos naturais do planeta.

 
 
 
 
Doe Agora
Destaques
Biblioteca
     
Doar para a Agência Ambiental Pick-upau é uma forma de somar esforços para viabilizar esses projetos de conservação da natureza. A Agência Ambiental Pick-upau é uma organização sem fins lucrativos, que depende de contribuições de pessoas físicas e jurídicas.
Conheça um pouco mais sobre a história da Agência Ambiental Pick-upau por meio da cronologia de matérias e artigos.
O Projeto Outono tem como objetivo promover a educação, a manutenção e a preservação ambiental através da leitura e do conhecimento. Conheça a Biblioteca da Agência Ambiental Pick-upau e saiba como doar.
             
       
 
 
 
 
     
TORNE-SE UM VOLUNTÁRIO
DOE SEU TEMPO
Para doar algumas horas em prol da preservação da natureza, você não precisa, necessariamente, ser um especialista, basta ser solidário e desejar colaborar com a Agência Ambiental Pick-upau e suas atividades.

 
 
 
 
Compromissos
Fale Conosco
Pesquise
     
Conheça o Programa de Compliance e a Governança Institucional da Agência Ambiental Pick-upau sobre políticas de combate à corrupção, igualdade de gênero e racial, direito das mulheres e combate ao assédio no trabalho.
Entre em contato com a Agência Ambiental Pick-upau. Tire suas dúvidas e saiba como você pode apoiar nosso trabalho.
O Portal Pick-upau disponibiliza um banco de informações ambientais com mais de 35 mil páginas de conteúdo online gratuito.
             
       
 
 
 
 
 
Ajude a Organização na conservação ambiental.
     
CONHEÇA + EXPLORE +
SIGA-NOS
 

 

 
Projeto Aves
Missão e Valores Plastic no Thanks
O Que Fazemos Programa Atmosfera
Programa de Compliance Rede de Sementes e Mudas
Voluntariado Novas Florestas
Parcerias Pesquisa em Biodiversidade
Notícias Darwin Society Magazine
Doe Agora Revista Atmosfera
Negócios Sustentáveis Universo Ambiental
Publicações Notícias Socioambientais
Biblioteca Muda no Mundo
CECFLORA Eu Oceano
Contato  
     
 
Todos os direitos reservados. Agência Ambiental Pick-upau 1999 - 2024.