Pick-upau online

 

Notícias+

Refazenda disponibiliza material didático online
Projeto capacita comunidades tradicionais para produção florestal

23/05/2011 - O Projeto Refazenda disponibilizou o material didático utilizado nas oficinas e capacitações de comunidades tradicionais. A “Apostila de Capacitação Técnica e Operacional para Viveiros de Mudas de Espécies Nativas da Mata Atlântica e PRADs” traz temas variados e que vão além das técnicas previstas para esse tipo de capacitação.

Reprodução/Pick-upau
Acesse a publicação.

A publicação de 122 páginas é divida em três partes e traz cerca de vinte e nove temas relacionados com a Mata Atlântica, noções básicas de solos, hidrografia do Brasil e Mananciais, empreendedorismo em negócios sustentáveis; passando por conteúdo técnico sobre produção florestal, desde a escolha das embalagens e substratos, passando pela semeadura, repicagem, desbaste, irrigação até a seleção e indicadores de qualidade de mudas de espécies nativas. A apostila traz ainda um tópico especial sobre PRAD – Plano e Recuperação de Áreas Degradadas. A divulgação do material didático é uma parceria entre a Agência Ambiental Pick-upau e Fundo Nacional do Meio Ambiente – FNMA.

Acesse a publicação

Sobre o Pick-upau
O Pick-upau é uma organização não-governamental sem fins lucrativos de caráter ambientalista 100% brasileira dedicada a preservação e a manutenção da biodiversidade do planeta. Fundada em 1999, por três ex-integrantes do Greenpeace-Brasil e originalmente criada no Cerrado brasileiro, tem sua base, próxima a uma das últimas e mais importantes reservas de mata atlântica da cidade São Paulo, a maior metrópole da América Latina. Por tratar-se de uma organização sobre Meio Ambiente, sem uma bandeira única, o Pick-upau possui e desenvolve projetos em diversas áreas ambientais. Saiba mais: www.pick-upau.org.br

Sobre o Projeto Refazenda
O Projeto Refazenda é uma iniciativa do Pick-upau, uma organização não-governamental sem fins lucrativos de caráter ambientalista, 100% brasileira, em parceria com o Fundo Especial do Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável e a aldeia guarani Tenonde Porã. O programa tem entre seus principais objetivos a produção de mudas nativas da mata atlântica, como forma de fomento da economia da comunidade indígena beneficiada e o aumento da oferta de produtos florestais destinados a recuperação e ampliação da cobertura vegetal de um dos biomas mais ameaçados do país, a mata atlântica. Saiba mais: www.refazenda.org.br

Sobre o FNMA
O Fundo Nacional do Meio Ambiente criado há 20 anos, é hoje o principal fundo público de fomento ambiental do Brasil, constituindo-se como um importante parceiro da sociedade brasileira na busca pela melhoria da qualidade ambiental e de vida. O FNMA é uma unidade do Ministério do Meio Ambiente (MMA), criado pela lei nº 7.797 de 10 de julho de 1989, com a missão de contribuir, como agente financiador, por meio da participação social, para a implementação da Política Nacional do Meio Ambiente - PNMA. O FNMA é hoje referência pelo processo transparente e democrático na seleção de projetos. Seu conselho deliberativo, composto de 17 representantes de governo e da sociedade civil, garante a transparência e o controle social na execução de recursos públicos destinados a projetos socioambientais em todo o território nacional. Ao longo de sua história, foram 1.400 projetos socioambientais apoiados e recursos da ordem de R$ 230 milhões voltados às iniciativas de conservação e de uso sustentável dos recursos naturais.

Reprodução/Pick-upau
Acesse a publicação.

Da Redação

 
 
Copyright 2011 - Pick-upau - Todos os direitos reservados - São Paulo - Brasil
Fazendo você entender o Meio Ambiente por inteiro.