Notícias
 
 
 

"Para ambientalista, todos são criminosos", diz relator
As falácias de Aldo Rebelo

24/06/2011 - Aldo Rebelo (PCdoB-SP), deputado e relator do projeto de mudanças do Código Florestal na Câmara, afirmou que os ambientalistas criam “mitos” no intuito de não discutir o que é “essencial” da proposta aprovada na Câmara. Ele ainda negou que haja anistia para os desmatadores e que as atuais regras deixam 99% dos agricultores ilegais, em entrevista à Folha.

ANISTIA

A provável suspensão das multas para os desmatadores está prevista no decreto federal desde 2008, a proposta do novo Código apenas reproduz os termos do decreto, que não abrange desmatamentos em áreas públicas, grilagem e nem contrabando de madeira.

A anistia serve apenas para agricultores que com a reserva legal e APP (Área de Preservação Permanente) passaram a ficar irregular. A multa será suspensa, em vez da anistia, porém, se não regularizar as terras, não averbar legal a multa voltará a ser cobrada.

PASSIVO AMBIENTAL

De acordo com os ambientalistas, no Brasil há apenas um passivo ambiental e não agricultura. Se uma pessoa abrir uma roça de cana na capitania de Tomé de Souza ela será considerada uma criminosa ambiental. Da mesma forma, uma pessoa que plantou o primeiro pé de café no século 18 também pode ser considerada criminosa ambiental que não deve ser anistiada. Todos devem reflorestar de acordo com a legislação recente.

DESMATAMENTO RECENTE

O governo autorizou e estimulou o desmatamento, 80% da Amazônia legal é de 1998. Porém, a maior parte do desmatamento na região é anterior a esta data. A pessoa só ganhava crédito do governo se desmatasse ao menos 50%. Assentados do INCRA (Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária) no Mato Grosso, não recebem verba já que a legislação mudou em 1998, obrigando-os a reflorestar 30%. De acordo com esses parâmetros não dá para estabelecer o que é crime ambiental

RECOMPOSIÇÃO

Afirmaram que uma área semelhante ao Paraná não será mais recomposta. A recomposição chegaria a dois milhões de agricultores que estão inseridos em áreas de preservação permanente e estes terão que ser tirados do local. O que vai se fazer com essa gente? Seria fora de sintonia com a realidade.

DIVISÃO DE PROPRIEDADE

Hoje é proibido dividir as terras para ganhar isenção. Mesmo que a terra seja desmembrada, deverá ser averbada legalmente na parte dividida. Isso está claramente no texto: a reserva legal será eterna.

MITOS

Mitos vêm sendo criados pelos ambientalistas no intuito de se evitar o debate fundamental. Eles acreditam que haverá guerra fiscal nas APPs.

POR QUE MUDAR?

No Brasil, quando faz uma legislação há duas formas de debate: a primeira é uma lei que ninguém cumpre porque acreditam que não precisa e outra que ninguém cumpre porque não há possibilidade.

ATRASO

Países que não possuem uma legislação que funcione usa a política das multas, que é considerada uma política atrasada. Multar e autuar não são exemplos para nenhum país viver. Americanos e europeus têm reserva legal zero, isso não pode ocorrer no Brasil, mas por outro lado, não se pode tornar inviável a agricultura devido às exigências que em nenhum outro lugar tem.

Da Redação
Com informações da Folha de São Paulo

 
 
 
 

 

Notícias  
 
 
 
 
     
SEJA UM PATROCINADOR
CORPORATIVO
A Agência Ambiental Pick-upau busca parcerias corporativas para ampliar sua rede de atuação e intensificar suas propostas de desenvolvimento sustentável e atividades que promovam a conservação e a preservação dos recursos naturais do planeta.

 
 
 
 
Doe Agora
Destaques
Biblioteca
     
Doar para a Agência Ambiental Pick-upau é uma forma de somar esforços para viabilizar esses projetos de conservação da natureza. A Agência Ambiental Pick-upau é uma organização sem fins lucrativos, que depende de contribuições de pessoas físicas e jurídicas.
Conheça um pouco mais sobre a história da Agência Ambiental Pick-upau por meio da cronologia de matérias e artigos.
O Projeto Outono tem como objetivo promover a educação, a manutenção e a preservação ambiental através da leitura e do conhecimento. Conheça a Biblioteca da Agência Ambiental Pick-upau e saiba como doar.
             
       
 
 
 
 
     
TORNE-SE UM VOLUNTÁRIO
DOE SEU TEMPO
Para doar algumas horas em prol da preservação da natureza, você não precisa, necessariamente, ser um especialista, basta ser solidário e desejar colaborar com a Agência Ambiental Pick-upau e suas atividades.

 
 
 
 
Compromissos
Fale Conosco
Pesquise
     
Conheça o Programa de Compliance e a Governança Institucional da Agência Ambiental Pick-upau sobre políticas de combate à corrupção, igualdade de gênero e racial, direito das mulheres e combate ao assédio no trabalho.
Entre em contato com a Agência Ambiental Pick-upau. Tire suas dúvidas e saiba como você pode apoiar nosso trabalho.
O Portal Pick-upau disponibiliza um banco de informações ambientais com mais de 35 mil páginas de conteúdo online gratuito.
             
       
 
 
 
 
 
Ajude a Organização na conservação ambiental.
     
CONHEÇA + EXPLORE +
SIGA-NOS
 

 

 
Projeto Aves
Missão e Valores Plastic no Thanks
O Que Fazemos Programa Atmosfera
Programa de Compliance Rede de Sementes e Mudas
Voluntariado Novas Florestas
Parcerias Pesquisa em Biodiversidade
Notícias Darwin Society Magazine
Doe Agora Revista Atmosfera
Negócios Sustentáveis Universo Ambiental
Publicações Notícias Socioambientais
Biblioteca Muda no Mundo
CECFLORA Eu Oceano
Contato  
     
 
Todos os direitos reservados. Agência Ambiental Pick-upau 1999 - 2024.