Notícias
 
 
 

Governo e Senado fecham acordo para reescrever Código Florestal
Mais uma chance para o meio ambiente

24/06/2011 - O governo, após ter sofrido derrota na Câmara na votação do Código Florestal, está trabalhando para evitar que ocorra uma nova disputa entre os ruralistas e ambientalistas, em virtude dos pontos polêmicos e em desacordo com o Planalto na discussão que ocorrerá no Senado.

A ideia do governo é que o novo código seja escrito em conjunto pelas comissões da Agricultura e de Meio Ambiente do Senado.

Durante reunião a ministra do Meio Ambiente, Izabella Teixeira, e os relatores da reforma senador Luiz Henrique da Silveira (PMDB-SC), Comissão de Agricultura, e Jorge Viana (PT-AC), Comissão de Meio Ambiente, fecharam acordo.

Quando questionada a respeito da diferença de alinhamento dos relatores, Izabella disse "Só vi convergências."

Ela ainda defendeu mudanças no texto aprovado na Câmara. Onze pontos que receberam aval dos deputados receberam mudanças do governo.

"Não podemos ter um texto que gere contradições, que não seja recepcionado pela sociedade, que não esclareça para o agricultor familiar e o agronegócio quais são seus direitos, como regulariza as questões do passado e como avançamos uma agenda ambiental sólida, com uso do território", afirmou Izabella.

AJUSTES

Para a ministra agora é hora de procurar um clima político para que haja o debate da proposta no Senado, e não de apresentar essas questões.

"Temos oportunidade para fazer ajustes e criar novas condições em torno do debate político e do código em relação ao clima, sobre a biodiversidade, da agricultura de baixo carbono, um leque de temas."

Uma das polêmicas do texto, comentada por Luiz Henrique, sinalizou um alinhamento com o Planalto quando defendeu que as “normas gerais” das regularizações sejam estabelecidas pelo governo, com participação dos Estados.
O senador explicou que "Essa é uma questão que está escrito na Constituição, que reserva poder concorrente para os Estados e dá União o poder de estabelecer as normais gerais. O projeto é construído nesse sentido”.

Ele, que é relator do texto na CCJ (Comissão de Constituição e Justiça), disse que é necessário ajustar o texto a fim de se evitar os questionamentos judiciais. "Precisamos fazer [o texto] dentro de consenso e que permita que a lei possa não sofrer ataque de inconstitucionalidade."

Viana defendeu um debate tranquilo, evitando falar de temas que têm resistência do governo. "Eu mesmo falei com o autor na Câmara [deputado Aldo Rebelo (PCdoB-SP)] e ele mesmo reconhece que o clima ficou de certa disputa o tempo passou a ser adversário. O Senado tem que cuidar das imperfeições."

+ Mais

Mais tempo, mais anistia

Ficou decido pelo governo a prorrogação por seis meses do decreto de lei de crimes ambientais, que estava para vencer. Tal prorrogação impede que multas e sanções sejam aplicadas aos produtores irregulares.

A confirmação foi dada à Folha por Romero Jucá (PMDB-RR), líder do governo no Senado. "Acertei com a presidenta [Dilma Rousseff] que o decreto vai ser prorrogado por seis meses".

Ele reuniu assinaturas dos líderes da base aliada no Senado, pedindo a prorrogação e encaminhou para a presidente. A justificativa utilizada é que o Senado precisa de mais tempo para analisar a reforma do Código que está tramitando pela Casa.

De acordo com ele, o clima da aprovação não foi favorável e tem que se evitar que o debate seja exaltado entre ruralistas e ambientalistas e possa interferir na decisão do Senado. A bancada ruralista deseja que o texto seja votado em 45 dias.

O prazo negociado com o Palácio do Planalto de 180 dias envolve o retorno da reforma para nova análise na Câmara, caso haja alguma alteração no Senado é necessária nova votação dos deputados.

O governo pretende alterar onze pontos, o principal é o que se refere à anistia dos desmatadores, já que o projeto legaliza atividades agrícolas nas APPS mantidas até julho de 2008. Outro ponto é a autorização dos Estados na regularização ambiental.

O Código será analisado pelas comissões de Constituição e Justiça, Agricultura e Meio Ambiente antes da votação no plenário. O governo deseja que o texto final seja conjunto para conciliar os interesses evitando as chamadas "pegadinhas". Os relatores da reforma serão Luiz Henrique da Silveira (PMDB-SC), Comissão de Agricultura, e Jorge Viana (PT-AC), Comissão de Meio Ambiente.

Da Redação
Com informações da Folha de São Paulo

 
 
 
 

 

Notícias  
 
 
 
 
     
SEJA UM PATROCINADOR
CORPORATIVO
A Agência Ambiental Pick-upau busca parcerias corporativas para ampliar sua rede de atuação e intensificar suas propostas de desenvolvimento sustentável e atividades que promovam a conservação e a preservação dos recursos naturais do planeta.

 
 
 
 
Doe Agora
Destaques
Biblioteca
     
Doar para a Agência Ambiental Pick-upau é uma forma de somar esforços para viabilizar esses projetos de conservação da natureza. A Agência Ambiental Pick-upau é uma organização sem fins lucrativos, que depende de contribuições de pessoas físicas e jurídicas.
Conheça um pouco mais sobre a história da Agência Ambiental Pick-upau por meio da cronologia de matérias e artigos.
O Projeto Outono tem como objetivo promover a educação, a manutenção e a preservação ambiental através da leitura e do conhecimento. Conheça a Biblioteca da Agência Ambiental Pick-upau e saiba como doar.
             
       
 
 
 
 
     
TORNE-SE UM VOLUNTÁRIO
DOE SEU TEMPO
Para doar algumas horas em prol da preservação da natureza, você não precisa, necessariamente, ser um especialista, basta ser solidário e desejar colaborar com a Agência Ambiental Pick-upau e suas atividades.

 
 
 
 
Compromissos
Fale Conosco
Pesquise
     
Conheça o Programa de Compliance e a Governança Institucional da Agência Ambiental Pick-upau sobre políticas de combate à corrupção, igualdade de gênero e racial, direito das mulheres e combate ao assédio no trabalho.
Entre em contato com a Agência Ambiental Pick-upau. Tire suas dúvidas e saiba como você pode apoiar nosso trabalho.
O Portal Pick-upau disponibiliza um banco de informações ambientais com mais de 35 mil páginas de conteúdo online gratuito.
             
       
 
 
 
 
 
Ajude a Organização na conservação ambiental.
     
CONHEÇA + EXPLORE +
SIGA-NOS
 

 

 
Projeto Aves
Missão e Valores Plastic no Thanks
O Que Fazemos Programa Atmosfera
Programa de Compliance Rede de Sementes e Mudas
Voluntariado Novas Florestas
Parcerias Pesquisa em Biodiversidade
Notícias Darwin Society Magazine
Doe Agora Revista Atmosfera
Negócios Sustentáveis Universo Ambiental
Publicações Notícias Socioambientais
Biblioteca Muda no Mundo
CECFLORA Eu Oceano
Contato  
     
 
Todos os direitos reservados. Agência Ambiental Pick-upau 1999 - 2024.