Pick-upau online

 

Notícias+

Cônsul da Alemanha visita Projeto Refazenda
Comitiva alemã conhece viveiro de mudas do Pick-upau em aldeia indígena

14/08/2011 - O Cônsul da Alemanha foi até a Terra Indígena Guarani Tenonde Porã, localizada na APA Capivari-Monos, no extremo sul da capital paulista, para conhecer as instalações do Projeto Refazenda. A comitiva alemã conversou com a comunidade que apresentou, ao lado dos ativistas do Pick-upau, a produção florestal do projeto.

Divulgação/Pick-upau
Ativistas do Pick-upau acompanham Cônsul da Alemanha na Terra Indígena Tenonde Porã.

Eles puderam verificar as técnicas utilizadas na produção de espécies arbóreas nativas da Mata Atlântica e conheceram as mais de 100 espécies produzidas pelo viveiro. A Alemanha tem um histórico de parcerias e investimentos em projetos, ações e atividades como o Refazenda.

Divulgação/Pick-upau
Ativistas do Pick-upau apresentam instalações do Refazenda.

Projetos brasileiros mantidos por organizações não-governamentais há muitos anos, são apoiados financeiramente pelo Governo da República Federal da Alemanha através da Embaixada em Brasília e dos Consulados-Gerais em Porto Alegre, Recife, Rio de Janeiro e São Paulo.

Divulgação/Pick-upau
Além da produção, visitantes conhecem as pesquisas em andamento.

Os projetos, na maioria dos casos, estão nas áreas sociais, de saúde, de meio ambiente, de educação e agropecuária e, preferencialmente, devem beneficiar as populações carentes do país. O auxilio é apenas um impulso à comunidade, garantindo o primeiro passo no desenvolvimento e estabelece condições para as populações possam crescer com seus próprios esforços. Dessa maneira, é interessante que se tenha uma contribuição de contrapartida.

Divulgação/Pick-upau
A bióloga Heloisa Candia causa risos ao tentar traduzir para o alemão alguns nomes de árvores, como a Cabeludinha.

Sobre o Pick-upau
O Pick-upau é uma organização não-governamental sem fins lucrativos de caráter ambientalista 100% brasileira dedicada à preservação e a manutenção da biodiversidade do planeta. Fundada em 1999, por três ex-integrantes do Greenpeace-Brasil e originalmente criada no Cerrado brasileiro, tem sua base, próxima a uma das últimas e mais importantes reservas de mata atlântica da cidade São Paulo, a maior metrópole da América Latina. Por tratar-se de uma organização sobre Meio Ambiente, sem uma bandeira única, o Pick-upau possui e desenvolve projetos em diversas áreas ambientais. Saiba mais: www.pick-upau.org.br

Divulgação/Pick-upau
Cônsul da Alemanha visita Projeto Refazenda.

Sobre o Projeto Refazenda
O Projeto Refazenda é uma iniciativa do Pick-upau, uma organização não-governamental sem fins lucrativos de caráter ambientalista, 100% brasileira, em parceria com empresas, fundos, governos e a Aldeia Guarani Tenonde Porã. O programa tem entre seus principais objetivos a produção de mudas nativas da mata atlântica, como forma de fomento da economia da comunidade indígena beneficiada e o aumento da oferta de produtos florestais destinados a recuperação e ampliação da cobertura vegetal de um dos biomas mais ameaçados do país, a Mata Atlântica. Saiba mais: www.refazenda.org.br

Divulgação/Pick-upau
Cônsul da Alemanha visita Projeto Refazenda.

Sobre a Alemanha
A Alemanha pertence à União Européia (UE), seu território estende-se desde o Mar do Norte e do Mar Báltico a norte até os Alpes ao sul. É atravessado pelo Rio Reno, Rio Danúbio e o Rio Elba. É o país da UE com o maior número de habitantes e o alemão é a língua com maior número de falantes na Europa. A Alemanha é uma República Federal, o Bundestag (Assembléia Federal) o órgão legislativo nacional, tem seus membros eleitos por votação universal e os mandatos duram quatro anos. O Bundesrat (Conselho Federal) é composto por 69 representantes de 16 Estados Federados (Bundesländer).

Divulgação/Pick-upau
Cônsul da Alemanha visita Projeto Refazenda.

A Alemanha ficou dividida após a Segunda Guerra Mundial e o Muro de Berlin foi o símbolo dessa divisão. A parte ocidental, República Federal da Alemanha, tinha regime democrático e a parte oriental República Democrática da Alemanha, com regime comunista. A Alemanha foi reunificada depois da queda de do Muro em 1989.

O país destaca-se na produção de automóveis, fato que o leva a ser a terceira economia mundial. Além disso, a indústria mecânica de precisão de equipamentos eletrônicos, de comunicações e os setores químicos e farmacêuticos se sobressaem. Algumas empresas alemãs investiram em países da Europa Central e Oriental que entraram para a UE em 2004.

Compositores como Johann Sebastian Bach, Ludwig van Beethoven, Johannes Brahms e Richard Wagner são alemães, fato que fez com que o país contribuísse muito com a música clássica europeia. Já no campo das letras e ideias, pode-se citar Lutero, Goethe, Schiller, Nietzsche, Kant, Brecht e Thomas Mann. A Alemanha, segundo produtor mundial de lúpulo, tem a qualidade da sua cerveja mundialmente conhecida, além de fabricar vinhos nos vales dos rios Mosela e Reno.

Ano de adesão à União Europeia: Membro fundador
Sistema político: República Federal
Capital: Berlim
Superfície total: 356 854 km²
População: 82 milhões de habitantes
Moeda: euro
Língua oficial: alemão

Da Redação
Fotos: Pick-upau/Divulgação

 
 
Copyright 2011 - Pick-upau - Todos os direitos reservados - São Paulo - Brasil
Fazendo você entender o Meio Ambiente por inteiro.