Notícias
 
 
 

Unidades de Conservação ganham programa de sustentabilidade
Integrante da Comissão de Biodiversidade, Pick-upau esteve no encontro

15/10/2011 - O II Fórum de Cooperação Internacional, realizado no Palácio dos Bandeirantes, contou com a presença do Governador Geraldo Alckmin. No evento foi apresentado o novo programa e a criação da Comissão Paulista de Biodiversidade.

Divulgação/SMA-SP
Secretário de Meio Ambiente de SP, Bruno Covas, durante evento.

O tema central do II Fórum de Cooperação Internacional foi “São Paulo Protagonista em Biodiversidade”. Geraldo Alckmin juntamente com Bruno Covas (Secretário do Meio Ambiente) anunciaram a criação da Comissão Paulista de Biodiversidade e o Programa de Parcerias para Sustentabilidade das Unidades de Conservação (UCs). O Secretário de Saneamento e Recursos Hídricos, Edson Gibrioni, também participou da abertura do evento.

Durante o evento, foi assinado pelo governador, o decreto que cria o Programa Parcerias para a Sustentabilidade das UCs. Tal documento institui uma série de mecanismos viabilizando serviços de gestão e ecoturismo nas UCs, onde a iniciativa privada, ONGs, comunidades locais e eventuais consórcios poderão participar dos editais de licitação.

Divulgação/SMA-SP
Governador de SP, Geraldo Alckmin, durante evento.

"Vamos cuidar aqui do gerenciamento dessas áreas, através de parcerias e do estabelecimento de normas para a boa gestão dos parques e reservas estaduais. Precisamos ampliar nosso trabalho, abrir nossas áreas protegidas à visitação. Para isso, assinamos o decreto que, através de parcerias, vai permitir que nossos horizontes e as nossas metas possam se ampliar muito", afirmou o governador.

Nesse novo programa, a Fundação para a Conservação e a Produção Florestal do Estado de São Paulo (FF), poderá estabelecer parcerias com a iniciativa privada no intuito de explorar os atrativos turísticos das UCs. A finalidade do programa é gerar apoio e recursos fortalecendo as ações de conservação e produção florestal, além de melhorar a qualidade do ecoturismo.

O programa baseou-se em diretrizes estratégicas do Governo do Estado via SMA e FF, além de parceria com o Programa de Ecoturismo na Mata Atlântica financiado pelo Banco Interamericano (BID), que investiu mais de 30 milhões de reais em seis UCs de SP.

Divulgação/SMA-SP
Público acompanha fórum sobre biodiversidade.

Trinta e três unidades estão hábeis para participarem do programa, sendo, 29 parques estaduais, dois monumentos naturais e dois parques ecológicos que juntos somam 169 trilhas, 77 cachoeiras, 25 cavernas, 42 poços abertos e 94 atrativos históricos culturais abertos ao público. As unidades selecionadas possuem pousadas, camping, lanchonetes, restaurantes e estrutura de lazer para uso público. Acredita-se que os editais estejam prontos no primeiro semestre de 2012.

Atividades como exploração comercial, educação ambiental, recreação em contato com a natureza e o turismo ecológico só poderão ser desenvolvidos se houver preservação dos recursos naturais essenciais à subsistência das populações tradicionais, respeitando o conhecimento e a cultura local, favorecendo-as social e economicamente.

Divulgação/SMA-SP
Dr. Paulo Nogueira Neto encerra evento ao lado do governador de SP.

Ainda está previsto no Programa de Parcerias, a restauração de ecossistemas degradados e a concepção de meios e incentivos para atividades de pesquisa científica, estudos e monitoramento ambiental.

"Queremos aumentar a capacidade operacional da FF com foco na conservação e melhorar os serviços voltados para atendimento ao público visitante. Com o programa, também vamos gerar renda e oportunidades para a população local e do entorno das unidades. Além de captar recursos para a sustentabilidade financeira e envolver outros setores e segmentos na conservação das áreas protegidas", afirmou o secretário Bruno Covas.

Comissão da Biodiversidade

Foi assino pelo governador um decreto que formaliza a Comissão Paulista de Biodiversidade, formada por 17 membros. Dentre os representantes da SMA, da sociedade, do Ministério Público, de entidades ambientais e de universidades.

O objetivo da comissão é criar estratégias para obtenção da plena conservação da diversidade biológica de São Paulo, além de acompanhar a implantação das metas de Aichi (Nagoya). São Paulo deverá fomentar as ações que foram acordadas na Conferência dos Estados Parte, que aconteceu em outubro de 2010 na cidade de Nagoya.

"A convenção da biodiversidade recebeu recentemente em Nagoya, no Japão, um impulso significativo. Com a colaboração expressiva do Brasil, lá foi firmado um protocolo que representa um avanço e também um acréscimo de responsabilidades. Foram estabelecidas metas, e essas metas serão implementadas em São Paulo com a forte participação dessa comissão, da qual participarão - além dos órgãos do Estado - também representantes da sociedade civil", disse Alckmin.

O plano com ações para execução de tais metas deverá ser feito num prazo de seis meses, e estas deverão ser realizadas entre 2011 e 2020.

Fórum

São Paulo possui um impressionante sistema de áreas naturais protegidas, sendo pioneiro nesse assunto quando comparado a outros Estados do Brasil. Além disso, foi o primeiro a criar uma Polícia Florestal e também foi o primeiro a criar um corredor de área protegida da Mata Atlântica, o Parque Estadual da Serra do Mar (PESM) no ano de 1977.

O Estado possui mais de 100 unidades de conservação, totalizando 4,7 milhões de hectares de áreas resguardadas. E há pouco tempo criou três áreas de proteção ambiental marinha.

Prêmio

O evento terminou com a entrega do prêmio João Pedro Cardoso para os que cooperaram com a educação, preservação e a recuperação ambiental do Estado de São Paulo. Foram condecorados Márcia Hirota, Rui Barbosa da Rocha, Instituto Baleia Jubarte e APREMAVI (Associação de Preservação do Meio Ambiente e da Vida). O prêmio especial foi dado a Elizete Shering Siqueira (in memorian), Henrique Berbet de Carvalho (in memorian) e o Pacto pela Restauração da Mata Atlântica.

Da Redação
Com informações da Secretaria do Meio Ambiente
Fotos: SMA-SP/Divulgação

 
 
 
 

 

Notícias  
 
 
 
 
     
SEJA UM PATROCINADOR
CORPORATIVO
A Agência Ambiental Pick-upau busca parcerias corporativas para ampliar sua rede de atuação e intensificar suas propostas de desenvolvimento sustentável e atividades que promovam a conservação e a preservação dos recursos naturais do planeta.

 
 
 
 
Doe Agora
Destaques
Biblioteca
     
Doar para a Agência Ambiental Pick-upau é uma forma de somar esforços para viabilizar esses projetos de conservação da natureza. A Agência Ambiental Pick-upau é uma organização sem fins lucrativos, que depende de contribuições de pessoas físicas e jurídicas.
Conheça um pouco mais sobre a história da Agência Ambiental Pick-upau por meio da cronologia de matérias e artigos.
O Projeto Outono tem como objetivo promover a educação, a manutenção e a preservação ambiental através da leitura e do conhecimento. Conheça a Biblioteca da Agência Ambiental Pick-upau e saiba como doar.
             
       
 
 
 
 
     
TORNE-SE UM VOLUNTÁRIO
DOE SEU TEMPO
Para doar algumas horas em prol da preservação da natureza, você não precisa, necessariamente, ser um especialista, basta ser solidário e desejar colaborar com a Agência Ambiental Pick-upau e suas atividades.

 
 
 
 
Compromissos
Fale Conosco
Pesquise
     
Conheça o Programa de Compliance e a Governança Institucional da Agência Ambiental Pick-upau sobre políticas de combate à corrupção, igualdade de gênero e racial, direito das mulheres e combate ao assédio no trabalho.
Entre em contato com a Agência Ambiental Pick-upau. Tire suas dúvidas e saiba como você pode apoiar nosso trabalho.
O Portal Pick-upau disponibiliza um banco de informações ambientais com mais de 35 mil páginas de conteúdo online gratuito.
             
       
 
 
 
 
 
Ajude a Organização na conservação ambiental.
     
CONHEÇA + EXPLORE +
SIGA-NOS
 

 

 
Projeto Aves
Missão e Valores Plastic no Thanks
O Que Fazemos Programa Atmosfera
Programa de Compliance Rede de Sementes e Mudas
Voluntariado Novas Florestas
Parcerias Pesquisa em Biodiversidade
Notícias Darwin Society Magazine
Doe Agora Revista Atmosfera
Negócios Sustentáveis Universo Ambiental
Publicações Notícias Socioambientais
Biblioteca Muda no Mundo
CECFLORA Eu Oceano
Contato  
     
 
Todos os direitos reservados. Agência Ambiental Pick-upau 1999 - 2024.