Pick-upau nas Redes Sociais

 

Notícias+

FUNAI é novo parceiro do Refazenda
Pick-upau e Fundação Nacional do Índio se unem para melhorar condições em aldeias

19/12/2011 - A Agência Ambiental Pick-upau acaba de anunciar o novo parceiro do Projeto Refazenda, há duas semanas a organização já havia divulgado a parceria com a República Federal da Alemanha. Ainda em 2011, o Pick-upau já havia firmado uma importante parceria com o Fundo Nacional do Meio Ambiente – FNMA.

Pick-upau/Reprodução
Ativistas do Pick-upau instalam banner do novo parceiro do Refazenda, a FUNAI.

O Refazenda fecha o ano com mais uma boa notícia, a organização oficializou a parceria com a Fundação Nacional do Índio – FUNAI, que irá auxiliar os projetos nas aldeias através da cooperação técnica e financeira da instituição. Na última sexta-feira o viveiro já recebeu a doação de um triturador que será usado na preparação de parte do material orgânico da compostagem para a produção florestal.

A parceria também deve se estender em outras etapas da produção florestal. Segundo a coordenadora geral do Refazenda, Andrea Nascimento, como outras parcerias firmadas em 2011, a FUNAI será importante na cooperação técnica e na articulação com outras comunidades. “Será fundamental a colaboração com a Fundação Nacional do Índio, pois isso facilitará uma integração maior entre outras aldeias, poderemos num futuro próximo replicar experiências de sucesso na Tenonde Porã e ampliar o numero de beneficiados”.

Para o diretor-executivo, J. Andrade, a parceria com FUNAI abrirá novos horizontes para o trabalho da organização sobre a questão indígena. “A parceria é importante porque são duas instituições de setores distintos, mas com objetivos em comum. Trabalhar em prol de comunidades indígenas e tentar de diferentes maneiras melhorar a qualidade de vida das pessoas”, diz Andrade.

Pick-upau/Reprodução
Mudas de espécies nativas da Mata Atlântica produzidas no viveiro do Refazenda.

A cooperação com o Pick-upau deu-se através da Divisão da Coordenação Regional Litoral Sudeste, no município de Itanhaém, São Paulo.

Sobre o Pick-upau
O Pick-upau é uma organização não-governamental sem fins lucrativos de caráter ambientalista 100% brasileira dedicada à preservação e a manutenção da biodiversidade do planeta. Fundada em 1999, por três ex-integrantes do Greenpeace-Brasil e originalmente criada no Cerrado brasileiro, tem sua base, próxima a uma das últimas e mais importantes reservas de mata atlântica da cidade São Paulo, a maior metrópole da América Latina. Por tratar-se de uma organização sobre Meio Ambiente, sem uma bandeira única, o Pick-upau possui e desenvolve projetos em diversas áreas ambientais. Saiba mais: www.pick-upau.org.br

Sobre o Projeto Refazenda
O Projeto Refazenda é uma iniciativa do Pick-upau, uma organização não-governamental sem fins lucrativos de caráter ambientalista, 100% brasileira, em parceria com empresas, fundos, governos e a Aldeia Guarani Tenonde Porã. O programa tem entre seus principais objetivos a produção de mudas nativas da mata atlântica, como forma de fomento da economia da comunidade indígena beneficiada e o aumento da oferta de produtos florestais destinados a recuperação e ampliação da cobertura vegetal de um dos biomas mais ameaçados do país, a Mata Atlântica. Saiba mais: www.refazenda.org.br

Sobre a FUNAI
A Fundação Nacional do Índio – FUNAI, criada pela Lei 5.731, de 05 de janeiro de 1967, vinculada ao Ministério da Justiça, entidade com patrimônio próprio e personalidade jurídica de direito privado, é o órgão federal responsável pelo estabelecimento e execução da política indigenista brasileira em cumprimento ao que determina a Constituição Federal Brasileira de 1988. A FUNAI tem como objetivo principal promover políticas de desenvolvimento sustentável das populações indígenas, aliar a sustentabilidade econômica a sócio- ambiental, promover a conservação e a recuperação do meio ambiente, controlar e mitigar possíveis impactos ambientais decorrentes de interferências externas às terras indígenas, monitorar as terras indígenas regularizadas e aquelas ocupadas por populações indígenas, incluindo as isoladas e de recente contato, coordenar e implementar as políticas de proteção aos grupos isolados e recém-contatados e implementar medidas de vigilância, fiscalização e de prevenção de conflitos em terras indígenas. A Fundação tem como missão coordenar o processo de formulação e implementação da política indigenista do Estado brasileiro, instituindo mecanismos efetivos de controle social e de gestão participativa, visando à proteção e promoção dos direitos dos povos indígenas. Saiba mais: http://www.funai.gov.br

Da Redação
Fotos: Pick-upau/Reprodução

 
 
Copyright 2011 - Pick-upau - Todos os direitos reservados - São Paulo - Brasil
     
 

Nas Redes

Agência Ambiental Pick-upau
Quem Somos
  Pesquisa Científica
Reflorestamento e Produção Florestal
corporativo@pick-upau.org.br Mitigação de Mudanças Climáticas
55 11 3571-3480 CECFLORA - Centro de Estudos e Conservação da Flora
São Paulo - SP Negócios Sustentáveis
  Publicações
  Acervo Técnico
  Central de Educação e Jornalismo Ambiental