Pick-upau online

 

Notícias+

FUNAI é novo parceiro do Refazenda
Pick-upau e Fundação Nacional do Índio se unem para melhorar condições em aldeias

19/12/2011 - A Agência Ambiental Pick-upau acaba de anunciar o novo parceiro do Projeto Refazenda, há duas semanas a organização já havia divulgado a parceria com a República Federal da Alemanha. Ainda em 2011, o Pick-upau já havia firmado uma importante parceria com o Fundo Nacional do Meio Ambiente – FNMA.

Pick-upau/Reprodução
Ativistas do Pick-upau instalam banner do novo parceiro do Refazenda, a FUNAI.

O Refazenda fecha o ano com mais uma boa notícia, a organização oficializou a parceria com a Fundação Nacional do Índio – FUNAI, que irá auxiliar os projetos nas aldeias através da cooperação técnica e financeira da instituição. Na última sexta-feira o viveiro já recebeu a doação de um triturador que será usado na preparação de parte do material orgânico da compostagem para a produção florestal.

A parceria também deve se estender em outras etapas da produção florestal. Segundo a coordenadora geral do Refazenda, Andrea Nascimento, como outras parcerias firmadas em 2011, a FUNAI será importante na cooperação técnica e na articulação com outras comunidades. “Será fundamental a colaboração com a Fundação Nacional do Índio, pois isso facilitará uma integração maior entre outras aldeias, poderemos num futuro próximo replicar experiências de sucesso na Tenonde Porã e ampliar o numero de beneficiados”.

Para o diretor-executivo, J. Andrade, a parceria com FUNAI abrirá novos horizontes para o trabalho da organização sobre a questão indígena. “A parceria é importante porque são duas instituições de setores distintos, mas com objetivos em comum. Trabalhar em prol de comunidades indígenas e tentar de diferentes maneiras melhorar a qualidade de vida das pessoas”, diz Andrade.

Pick-upau/Reprodução
Mudas de espécies nativas da Mata Atlântica produzidas no viveiro do Refazenda.

A cooperação com o Pick-upau deu-se através da Divisão da Coordenação Regional Litoral Sudeste, no município de Itanhaém, São Paulo.

Sobre o Pick-upau
O Pick-upau é uma organização não-governamental sem fins lucrativos de caráter ambientalista 100% brasileira dedicada à preservação e a manutenção da biodiversidade do planeta. Fundada em 1999, por três ex-integrantes do Greenpeace-Brasil e originalmente criada no Cerrado brasileiro, tem sua base, próxima a uma das últimas e mais importantes reservas de mata atlântica da cidade São Paulo, a maior metrópole da América Latina. Por tratar-se de uma organização sobre Meio Ambiente, sem uma bandeira única, o Pick-upau possui e desenvolve projetos em diversas áreas ambientais. Saiba mais: www.pick-upau.org.br

Sobre o Projeto Refazenda
O Projeto Refazenda é uma iniciativa do Pick-upau, uma organização não-governamental sem fins lucrativos de caráter ambientalista, 100% brasileira, em parceria com empresas, fundos, governos e a Aldeia Guarani Tenonde Porã. O programa tem entre seus principais objetivos a produção de mudas nativas da mata atlântica, como forma de fomento da economia da comunidade indígena beneficiada e o aumento da oferta de produtos florestais destinados a recuperação e ampliação da cobertura vegetal de um dos biomas mais ameaçados do país, a Mata Atlântica. Saiba mais: www.refazenda.org.br

Sobre a Terra Indígena Tenonde Porã
A aldeia Tenonde Porã está situada na região sul do município de São Paulo (cerca de 60 km do centro), Distrito de Parelheiros, com grande parte da área indígena às margens da represa Billings. A comunidade Guarani MBya possui apenas 26 hectares, demarcados e homologados em 1987, onde vivem atualmente 170 famílias com cerca de 900 pessoas. Apesar do crescimento acelerado e desordenado da região e do contato com a sociedade do entorno, esta população vem se assegurando como um povo. Os conhecimentos milenares são passados por gerações através da oralidade dos mais velhos, seus rituais, artesanato e da valorização de sua cultura.

Sobre a FUNAI
A Fundação Nacional do Índio – FUNAI, criada pela Lei 5.731, de 05 de janeiro de 1967, vinculada ao Ministério da Justiça, entidade com patrimônio próprio e personalidade jurídica de direito privado, é o órgão federal responsável pelo estabelecimento e execução da política indigenista brasileira em cumprimento ao que determina a Constituição Federal Brasileira de 1988. A FUNAI tem como objetivo principal promover políticas de desenvolvimento sustentável das populações indígenas, aliar a sustentabilidade econômica a sócio- ambiental, promover a conservação e a recuperação do meio ambiente, controlar e mitigar possíveis impactos ambientais decorrentes de interferências externas às terras indígenas, monitorar as terras indígenas regularizadas e aquelas ocupadas por populações indígenas, incluindo as isoladas e de recente contato, coordenar e implementar as políticas de proteção aos grupos isolados e recém-contatados e implementar medidas de vigilância, fiscalização e de prevenção de conflitos em terras indígenas. A Fundação tem como missão coordenar o processo de formulação e implementação da política indigenista do Estado brasileiro, instituindo mecanismos efetivos de controle social e de gestão participativa, visando à proteção e promoção dos direitos dos povos indígenas. Saiba mais: http://www.funai.gov.br

Da Redação
Fotos: Pick-upau/Reprodução

 
 
Copyright 2011 - Pick-upau - Todos os direitos reservados - São Paulo - Brasil
Fazendo você entender o Meio Ambiente por inteiro.