Notícias
 
 
 

Vazou de novo
Manchas de óleo que vazou da Petrobras estão mais dispersas

03/02/2012 - Os sobrevoos realizados por técnicos da ANP (Agência Nacional do Petróleo), do Ibama (Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis) e da Marinha na região em que houve vazamento de óleo da plataforma Dynamic Producer, da Petrobras, constataram que as manchas no mar estão dispersas e "bastante reduzidas”. O acidente aconteceu no campo de Carioca Nordeste, no pré-sal da Bacia da Santos.

Marinha do Brasil
Embarcações da Marinha na região do vazamento de petróleo de um poço operado pela Petrobras na bacia de Santos; autoridades dizem que mancha está diminuindo

As machas continuam se deslocando para sudoeste, afastando a possibilidade de o óleo chegar ao litoral, segundo as autoridades. "As condições do mar na área, com ondas de 2,5 metros a 3 metros e ventos de 17 a 27 nós, têm contribuído para a dispersão das manchas", diz a nota divulgada pela Marinha.

Segundo a ANP e a Marinha, não há indicativo de que o óleo chegue à costa.

+ Mais

Procuradoria em SP abre inquérito para apurar vazamento no pré-sal

O Ministério Público Federal em São José dos Campos vai investigar o que causou o vazamento de petróleo, estimado em 160 barris, ocorrido na área do pré-sal, a cerca de 250 km de Ilhabela, no litoral paulista.

Marinha do Brasil
Vazamento de petróleo de um poço operado pela Petrobras na bacia de Santos.

O inquérito civil público irá apurar a extensão dos danos ambientais provocados pelo vazamento e acompanhará as ações de controle da empresa, a partir de planos emergenciais já existentes. O procurador da República Angelo Augusto Costa, responsável pelo inquérito, solicitou informações à Capitania dos Portos do Rio de Janeiro -- órgão ligado à Marinha-- à ANP e ao Ibama. Após a análise das informações requisitadas, o Ministério Público Federal irá avaliar se é o caso de propor uma ação civil pública.

Companhia ambiental de SP aponta falhas no plano do pré-sal

A Cetesb (Companhia Ambiental do Estado de São Paulo) rejeitou o plano de emergência apresentado pela Petrobras no processo de licenciamento do sistema de produção do pólo pré-sal, na Bacia de Santos. A estatal fazia um teste de produção quando detectou o derramamento a cerca de 300 km do litoral de São Paulo.

Para a Cetesb, "vários itens de segurança" foram "atendidos apenas parcialmente".
A Petrobras informou que o Ibama avaliou e aprovou os planos local e regional, e que a Cetesb avaliou somente o plano de emergência local de Carioca Nordeste, "sem conhecer o plano regional". A Cetesb diz que o licenciamento coube ao Ibama, por se tratar de uma área da União. O parecer da companhia tinha como objetivo subsidiar o órgão federal.

Da Redação
Com informações das agências de notícias

 
 
 
 

 

Notícias  
 
 
 
 
     
SEJA UM PATROCINADOR
CORPORATIVO
A Agência Ambiental Pick-upau busca parcerias corporativas para ampliar sua rede de atuação e intensificar suas propostas de desenvolvimento sustentável e atividades que promovam a conservação e a preservação dos recursos naturais do planeta.

 
 
 
 
Doe Agora
Destaques
Biblioteca
     
Doar para a Agência Ambiental Pick-upau é uma forma de somar esforços para viabilizar esses projetos de conservação da natureza. A Agência Ambiental Pick-upau é uma organização sem fins lucrativos, que depende de contribuições de pessoas físicas e jurídicas.
Conheça um pouco mais sobre a história da Agência Ambiental Pick-upau por meio da cronologia de matérias e artigos.
O Projeto Outono tem como objetivo promover a educação, a manutenção e a preservação ambiental através da leitura e do conhecimento. Conheça a Biblioteca da Agência Ambiental Pick-upau e saiba como doar.
             
       
 
 
 
 
     
TORNE-SE UM VOLUNTÁRIO
DOE SEU TEMPO
Para doar algumas horas em prol da preservação da natureza, você não precisa, necessariamente, ser um especialista, basta ser solidário e desejar colaborar com a Agência Ambiental Pick-upau e suas atividades.

 
 
 
 
Compromissos
Fale Conosco
Pesquise
     
Conheça o Programa de Compliance e a Governança Institucional da Agência Ambiental Pick-upau sobre políticas de combate à corrupção, igualdade de gênero e racial, direito das mulheres e combate ao assédio no trabalho.
Entre em contato com a Agência Ambiental Pick-upau. Tire suas dúvidas e saiba como você pode apoiar nosso trabalho.
O Portal Pick-upau disponibiliza um banco de informações ambientais com mais de 35 mil páginas de conteúdo online gratuito.
             
       
 
 
 
 
 
Ajude a Organização na conservação ambiental.
     
CONHEÇA + EXPLORE +
SIGA-NOS
 

 

 
Projeto Aves
Missão e Valores Plastic no Thanks
O Que Fazemos Programa Atmosfera
Programa de Compliance Rede de Sementes e Mudas
Voluntariado Novas Florestas
Parcerias Pesquisa em Biodiversidade
Notícias Darwin Society Magazine
Doe Agora Revista Atmosfera
Negócios Sustentáveis Universo Ambiental
Publicações Notícias Socioambientais
Biblioteca Muda no Mundo
CECFLORA Eu Oceano
Contato  
     
 
Todos os direitos reservados. Agência Ambiental Pick-upau 1999 - 2024.