Notícias
 
 
 

Governo não aceitará mudanças no Código Florestal, diz ministra
Planalto acredita que o projeto é bom

12/03/2012 – Em visita ao Congresso a ministra Ideli Salvatti (Relações Institucionais) assegurou que o governo não abre mão de manter, na Câmara, o texto já aprovado pelo Senado sobre o novo Código Florestal. Segundo a ministra, a votação no Senado foi realizada depois de uma longa discussão e o ‘acordo’ foi costurado, inclusive, com deputados da bancada ruralista.

A principal polêmica em torno do Código Florestal acontece na emenda 164, que trata da anistia de desmatamentos em APPs, (Áreas de Preservação Permanentes), como topos de morro, encostas e margens de rios.

A bancada ruralista persiste em deixar fora do texto do novo código qualquer compulsão de reflorestamento dessas áreas, o que seria definido depois pelos Estados, mas o texto do Senado determina a recomposição.

"Os ruralistas sabem que não tem acordo na emenda 164. Nós temos uma situação bastante concreta da negociação feita com a participação deles lá no senado e vamos trabalhar para que o acordo feito possa ser mantido", afirmou a ministra.

Salvatti confirmou que a votação da proposta poderia ser adiada. A análise da matéria pelos deputados foi adiada para esta semana, mas a insatisfação da base governista, principalmente por parte do PMDB, pode adiar a votação novamente. Segundo a ministra, é importante votar o assunto antes de 11 de abril, data de vencimento do decreto.

"Nós temos uma situação concreta de um decreto que já foi prorrogado algumas vezes, que vence no dia 11 de abril e há um claro entendimento de manter o acordo e votar a matéria antes dessa data."

O decreto a qual a ministra se refere adia a cobrança de multas dos proprietários rurais que não registrarem a área de reserva legal de suas terras nem se comprometerem a compensar desmatamentos. O Planalto vem prorrogando este dispositivo desde 2008, época em que Lula era o presidente.

Segundo o ministro da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Mendes Ribeiro, o governo pode não manter uma nova prorrogação das cobranças. "Eu acho que fica difícil. Mas isso não pode ser visto como ameaça. Eu estou vivendo a Rio +20 [conferencia mundial de desenvolvimento sustentável] tenho assinatura de 64 ministros da Agricultura de todo mundo, então não posso partir do princípio da renovação do decreto. Trabalhamos muitos anos para ter esse código. Não é justo que, agora um decreto que é justo com o produtor brasileiro, seja ponto de partida para que a gente possa conviver nesse ambiente."

O ministro também reforçou o discurso de Ideli Salvatti, afirmando que o texto do Senado tem avanços, mas sinalizou que estaria disposto a negociar com a bancada ruralista. Ele, no entanto, não quis apontar o que considera que pode ser alterado. "Eu estou satisfeito como texto do senado. O texto do senado avançou. (...) O que nós podemos mexer, vamos mexer, desde que seja para aperfeiçoamento do texto."

Da Redação
Com informações das agências de notícias

 
 
 
 

 

Notícias  
 
 
 
 
     
SEJA UM PATROCINADOR
CORPORATIVO
A Agência Ambiental Pick-upau busca parcerias corporativas para ampliar sua rede de atuação e intensificar suas propostas de desenvolvimento sustentável e atividades que promovam a conservação e a preservação dos recursos naturais do planeta.

 
 
 
 
Doe Agora
Destaques
Biblioteca
     
Doar para a Agência Ambiental Pick-upau é uma forma de somar esforços para viabilizar esses projetos de conservação da natureza. A Agência Ambiental Pick-upau é uma organização sem fins lucrativos, que depende de contribuições de pessoas físicas e jurídicas.
Conheça um pouco mais sobre a história da Agência Ambiental Pick-upau por meio da cronologia de matérias e artigos.
O Projeto Outono tem como objetivo promover a educação, a manutenção e a preservação ambiental através da leitura e do conhecimento. Conheça a Biblioteca da Agência Ambiental Pick-upau e saiba como doar.
             
       
 
 
 
 
     
TORNE-SE UM VOLUNTÁRIO
DOE SEU TEMPO
Para doar algumas horas em prol da preservação da natureza, você não precisa, necessariamente, ser um especialista, basta ser solidário e desejar colaborar com a Agência Ambiental Pick-upau e suas atividades.

 
 
 
 
Compromissos
Fale Conosco
Pesquise
     
Conheça o Programa de Compliance e a Governança Institucional da Agência Ambiental Pick-upau sobre políticas de combate à corrupção, igualdade de gênero e racial, direito das mulheres e combate ao assédio no trabalho.
Entre em contato com a Agência Ambiental Pick-upau. Tire suas dúvidas e saiba como você pode apoiar nosso trabalho.
O Portal Pick-upau disponibiliza um banco de informações ambientais com mais de 35 mil páginas de conteúdo online gratuito.
             
       
 
 
 
 
 
Ajude a Organização na conservação ambiental.
     
CONHEÇA + EXPLORE +
SIGA-NOS
 

 

 
Projeto Aves
Missão e Valores Plastic no Thanks
O Que Fazemos Programa Atmosfera
Programa de Compliance Rede de Sementes e Mudas
Voluntariado Novas Florestas
Parcerias Pesquisa em Biodiversidade
Notícias Darwin Society Magazine
Doe Agora Revista Atmosfera
Negócios Sustentáveis Universo Ambiental
Publicações Notícias Socioambientais
Biblioteca Muda no Mundo
CECFLORA Eu Oceano
Contato  
     
 
Todos os direitos reservados. Agência Ambiental Pick-upau 1999 - 2024.