Notícias
 
 
 

O rei da Espanha é hoje o bobo da corte
Ambientalistas querem rei da Espanha fora da WWF após caçada de elefantes

30/04/30 – Depois de vir à tona, por conta de um acidente do rei da Espanha Juan Carlos, uma viagem feita à Botsuana, na África, o caso da caçada de elefantes tomou proporções ainda maiores.

Uma petição online com cerca de 70 mil assinaturas exige que o rei Juan Carlos, 74, deixe de forma definitiva a presidência de honra da organização não governamental WWF-Espanha (Fundo Mundial para a Natureza). Depois de descobrirem que o rei estava fazendo viagens, com a Espanha sofrendo com a crise econômica, os objetivos da visita à África, se mostraram ainda mais nefastos.

Muitos jornais e programas de TV divulgaram uma imagem do rei com uma arma a frente de um elefante morto em 2006. Esse foi o estopim para a revolta de ambientalistas e da sociedade em geral. Diante da péssima repercussão do caso, o secretário-geral do WWF na Espanha, Juan Carlos del Olmo, publicou no site da ONG uma carta demonstrando a preocupação com o caso e solicitando uma reunião com a Casa Real. Veja a transcrição da carta:

"Escrevo para transmitir o profundo mal-estar e a preocupação do WWF pelos últimos acontecimentos relacionados com a participação do rei em uma caçada de elefantes na África, o que provocou uma enorme rejeição entre nossos sócios e a opinião pública, em geral contrária à caça de elefantes, mesmo quando esta é realizada de forma legal.

Parte dessas manifestações solicita que o rei não continue mais ostentando o título de presidente de honra da WWF espanhola.

Esse acontecimento mundialmente conhecido implica em um grave prejuízo à credibilidade da WWF e ao trabalho árduo que tem sido desenvolvido ao longo de 50 anos para a proteção dos elefantes e de outras espécies.

Dessa forma, considero urgente a realização de uma reunião para analisar a situação e dar uma resposta a essas pessoas."

Criticas de todos os lados

Além de ambientalistas, políticos e jornais da Espanha criticaram duramente o monarca, considerando a viagem uma extravagância em tempo difíceis para a economia. O país está sofrendo com a recessão e tem alto nível de desemprego. "Foi uma viagem irresponsável, no pior momento possível", afirmou o jornal "El Mundo" em editorial. "A imagem de um monarca caçando elefantes na África num momento em que crise econômica cria tantos problemas para os espanhóis é um exemplo muito ruim", concluiu.

Contudo a declaração da margem a entender, que se o momento econômico da Espanha fosse bom, não haveria problemas em matar elefantes na África? Talvez, por esse motivo, que só agora a foto de 2006 foi divulgada? Na declaração do secretário-geral do WWF na Espanha, Juan Carlos del Olmo, ele cita “o que provocou uma enorme rejeição entre nossos sócios e a opinião pública, em geral contrária à caça de elefantes, mesmo quando esta é realizada de forma legal.” Forma legal? Há um claro problema sobre legalidade e ética que deve ser resolvido pela Espanha, por seu rei e claro pela WWF.

Da Redação
Com informações das agências internacionais

 
 
 
 

 

Notícias  
 
 
 
 
     
SEJA UM PATROCINADOR
CORPORATIVO
A Agência Ambiental Pick-upau busca parcerias corporativas para ampliar sua rede de atuação e intensificar suas propostas de desenvolvimento sustentável e atividades que promovam a conservação e a preservação dos recursos naturais do planeta.

 
 
 
 
Doe Agora
Destaques
Biblioteca
     
Doar para a Agência Ambiental Pick-upau é uma forma de somar esforços para viabilizar esses projetos de conservação da natureza. A Agência Ambiental Pick-upau é uma organização sem fins lucrativos, que depende de contribuições de pessoas físicas e jurídicas.
Conheça um pouco mais sobre a história da Agência Ambiental Pick-upau por meio da cronologia de matérias e artigos.
O Projeto Outono tem como objetivo promover a educação, a manutenção e a preservação ambiental através da leitura e do conhecimento. Conheça a Biblioteca da Agência Ambiental Pick-upau e saiba como doar.
             
       
 
 
 
 
     
TORNE-SE UM VOLUNTÁRIO
DOE SEU TEMPO
Para doar algumas horas em prol da preservação da natureza, você não precisa, necessariamente, ser um especialista, basta ser solidário e desejar colaborar com a Agência Ambiental Pick-upau e suas atividades.

 
 
 
 
Compromissos
Fale Conosco
Pesquise
     
Conheça o Programa de Compliance e a Governança Institucional da Agência Ambiental Pick-upau sobre políticas de combate à corrupção, igualdade de gênero e racial, direito das mulheres e combate ao assédio no trabalho.
Entre em contato com a Agência Ambiental Pick-upau. Tire suas dúvidas e saiba como você pode apoiar nosso trabalho.
O Portal Pick-upau disponibiliza um banco de informações ambientais com mais de 35 mil páginas de conteúdo online gratuito.
             
       
 
 
 
 
 
Ajude a Organização na conservação ambiental.
     
CONHEÇA + EXPLORE +
SIGA-NOS
 

 

 
Projeto Aves
Missão e Valores Plastic no Thanks
O Que Fazemos Programa Atmosfera
Programa de Compliance Rede de Sementes e Mudas
Voluntariado Novas Florestas
Parcerias Pesquisa em Biodiversidade
Notícias Darwin Society Magazine
Doe Agora Revista Atmosfera
Negócios Sustentáveis Universo Ambiental
Publicações Notícias Socioambientais
Biblioteca Muda no Mundo
CECFLORA Eu Oceano
Contato  
     
 
Todos os direitos reservados. Agência Ambiental Pick-upau 1999 - 2024.