Notícias
 
 
 

Consema apresentará moção ao Governo Federal
Para cumprir metas da Política Estadual de Mudanças Climáticas, Conselho pede medidas federais de estímulo ao biocombustível

18/07/2012 - A 297ª plenária do Conselho Estadual de Meio Ambiente (Consema) realizada na terça-feira, 17, na sede da Secretaria de Meio Ambiente do Estado de São Paulo (SMA), teve incío com as comunicações da presidência e seguiu cumprindo o estabelecido na Ordem do Dia. Por decisão dos conselheiros, uma proposta de moção também entrou nas discussões para apreciação.

José Jorge/SMA-SP
Reunião do CONSEMA.

A moção, a ser enviada ao Governo Federal, é uma preocupação do Consema sobre os benefícios que estão sendo destinados ao uso de combustíveis fósseis, como a gasolina, diretamente ligados às emissões de gases de efeito estufa. Segundo o conselheiro Alberto José Macedo Filho, representante da Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado (SAAE), “é fundamental que se estimule a substituição dos derivados de petróleo pelo biocombustível para que a Política Estadual de Mudanças Climáticas (PEMC) tenha efeito”. Os conselheiros entenderam que a moção pressionará o Governo Federal a tomar as medidas cabíveis para regular questões competitivas e mercadológicas que beneficiem o uso de biocombustíveis, como o etanol. O documento foi aprovado por 20 votos favoráveis, três contrários e três abstenções.

Minuta de Decreto que regulamenta a Lei nº 13.577/2009

Seguindo a Ordem do Dia, o gerente do Departamento de Áreas Contaminadas da CETESB, engenheiro Elton Gloeden, apresentou a minuta de decreto que regulamenta a Lei nº 13.577, sobre diretrizes e procedimentos para a proteção da qualidade do solo e gerenciamento de áreas contaminadas.

José Jorge/SMA-SP
Reunião do CONSEMA.

A apreciação foi adiada - com 26 votos favoráveis – e encaminhada para a Comissão Temática Processante de Normatização que irá analisar o processo, considerando as observações do Ministério Público e OAB/SP. O detalhamento do material e eventuais mudanças serão apresentadas ao plenário no prazo de 60 dias, antes de ser encaminhada ao governador.

Já o 3º item da pauta, a apresentação do Estudo de Impacto Ambiental EIA/RIMA referente a ampliação do Terminal Marítimo da Ultrafértil (TUF), de responsabilidade da Ultrafértil S/A, em Santos, teve o parecer aprovado pelo Consema com 23 votos favoráveis e três abstenções.
Texto: Aline Cavalcante Fotografia: José Jorge

 
 
 
 

 

Notícias  
 
 
 
 
     
SEJA UM PATROCINADOR
CORPORATIVO
A Agência Ambiental Pick-upau busca parcerias corporativas para ampliar sua rede de atuação e intensificar suas propostas de desenvolvimento sustentável e atividades que promovam a conservação e a preservação dos recursos naturais do planeta.

 
 
 
 
Doe Agora
Destaques
Biblioteca
     
Doar para a Agência Ambiental Pick-upau é uma forma de somar esforços para viabilizar esses projetos de conservação da natureza. A Agência Ambiental Pick-upau é uma organização sem fins lucrativos, que depende de contribuições de pessoas físicas e jurídicas.
Conheça um pouco mais sobre a história da Agência Ambiental Pick-upau por meio da cronologia de matérias e artigos.
O Projeto Outono tem como objetivo promover a educação, a manutenção e a preservação ambiental através da leitura e do conhecimento. Conheça a Biblioteca da Agência Ambiental Pick-upau e saiba como doar.
             
       
 
 
 
 
     
TORNE-SE UM VOLUNTÁRIO
DOE SEU TEMPO
Para doar algumas horas em prol da preservação da natureza, você não precisa, necessariamente, ser um especialista, basta ser solidário e desejar colaborar com a Agência Ambiental Pick-upau e suas atividades.

 
 
 
 
Compromissos
Fale Conosco
Pesquise
     
Conheça o Programa de Compliance e a Governança Institucional da Agência Ambiental Pick-upau sobre políticas de combate à corrupção, igualdade de gênero e racial, direito das mulheres e combate ao assédio no trabalho.
Entre em contato com a Agência Ambiental Pick-upau. Tire suas dúvidas e saiba como você pode apoiar nosso trabalho.
O Portal Pick-upau disponibiliza um banco de informações ambientais com mais de 35 mil páginas de conteúdo online gratuito.
             
       
 
 
 
 
 
Ajude a Organização na conservação ambiental.
     
CONHEÇA + EXPLORE +
SIGA-NOS
 

 

 
Projeto Aves
Missão e Valores Plastic no Thanks
O Que Fazemos Programa Atmosfera
Programa de Compliance Rede de Sementes e Mudas
Voluntariado Novas Florestas
Parcerias Pesquisa em Biodiversidade
Notícias Darwin Society Magazine
Doe Agora Revista Atmosfera
Negócios Sustentáveis Universo Ambiental
Publicações Notícias Socioambientais
Biblioteca Muda no Mundo
CECFLORA Eu Oceano
Contato  
     
 
Todos os direitos reservados. Agência Ambiental Pick-upau 1999 - 2024.