Pick-upau nas Redes Sociais

 

Notícias+

Pick-upau e UNIP se unem para pesquisar biodiversidade
Organização e Universidade juntam esforços no estudo da Mata Atlântica

08/09/2012 – A Agência Ambiental Pick-upau e Universidade Paulista – UNIP firmaram uma parceria para estudos da biodiversidade na Mata Atlântica. A cooperação técnica-científica foi celebrada entre o setor de pesquisa da organização, o Projeto Darwin, e o Laboratório de Extração da UNIP/Herbário, que tem como curador o Biólogo Dr. Mateus Luís Barradas Paciencia e coordenação geral do Dr. Drauzio Varella.

Pick-upau/Divulgação

A cooperação técnica intensificará o trabalho de identificação taxonômica dos levantamentos realizados pelo Pick-upau e nas coleções de referência que estão sendo formadas pelo Projeto Darwin. Segundo o coordenador geral de pesquisa científica da Agência Ambiental Pick-upau, J. Andrade, a parceria será muito importante para o avanço dos estudos que estão em andamento e para as novas coleções que serão iniciadas em a partir de 2013. “A parceria com a UNIP será fundamental na composição das novas coleções que estão sendo formadas e a troca de informações entre as instituições, que tem atuação predominante em biomas distintos, irá enriquecer os herbários.”

Unip/Divulgação

Os levantamentos florísticos estão sendo realizados em Unidades de Conservação estaduais e em florestas particulares. A curadoria das coleções de referência do Projeto Darwin é da bióloga Gabriela Picolo.

Sobre o Pick-upau
A Agência Ambiental Pick-upau é uma organização não governamental sem fins lucrativos de caráter ambientalista 100% brasileira, fundada em 1999, por três ex-integrantes do Greenpeace-Brasil. Originalmente criada no Cerrado brasileiro, tem sua base, próxima a uma das últimas e mais importantes reservas de Mata Atlântica da cidade São Paulo. Por tratar-se de uma organização sobre Meio Ambiente, sem uma bandeira única, o Pick-upau possui e desenvolve projetos em diversas áreas ambientais. Desde a educação e o jornalismo ambiental, através do Portal Pick-upau – Central de Educação e Jornalismo Ambiental, hoje com cerca de 50.000 páginas de conteúdo totalmente gratuito; passando por programas de produção florestal e reflorestamento, questão indígena, comércio justo, políticas públicas, neutralização de gases de efeito estufa até a pesquisa científica, com ênfase na biodiversidade (fauna e flora).
Acesse: www.pick-upau.org.br

Sobre o Projeto Darwin
O “Projeto Darwin” tem como principais características conhecer e divulgar os atributos naturais e culturais dos Biomas Brasileiros, com ênfase na Floresta Atlântica Tropical, incluindo áreas particulares, Unidades de Conservação e Terras Indígenas. Além dos inventários biológicos das espécies predominantes da fauna e da flora (pesquisa), há o compromisso de sensibilizar o maior número de pessoas possíveis para tornar viável o desenvolvimento socioeconômico das regiões inseridas no projeto e a preservação do ambiente. Outro aspecto relevante e diferencial do Projeto Darwin é o envolvimento de comunidades tradicionais como a Aldeia Guarani Tenonde Porã.
Acesse: www.darwin.org.br

Sobre a UNIP
A Universidade Paulista, UNIP, reconhecida pela Portaria nº 550/88, iniciou suas atividades em 9 de novembro de 1988. Foi constituída a partir do Instituto Unificado Paulista, IUP, do Instituto de Ensino de Engenharia Paulista, IEEP, e do Instituto de Odontologia Paulista, IOP; o primeiro destes, autorizado a funcionar em 1972, inicialmente com os cursos de Comunicação Social, Letras, Pedagogia e Psicologia. Hoje, em razão do processo de evolução, a UNIP, por meio de uma proposta acadêmica moderna, vem expandindo suas atividades por diversos Campi, visando à preparação de recursos humanos altamente qualificados demandados pela política de desenvolvimento nacional.

Sobre o Herbário UNIP
No meio acadêmico-científico, “herbário” é uma coleção de plantas secas, devidamente identificadas, etiquetadas e armazenadas em armários apropriados, úteis para registrar a coleta de uma determinada espécie vegetal em um dado local de ocorrência. Os herbários servem para garantir que uma espécie tenha sido de fato encontrada por um pesquisador durante o desenvolvimento de sua pesquisa em uma determinada região, além de servirem como referência para diversos estudos científicos, uma vez que o material proveniente de coletas realizadas pelos cientistas fica guardado nas instituições especializadas.
O Herbário da UNIP existe no campus Paulista desde 1997, tendo sido criado logo após a implantação do projeto “Seleção, extração e identificação de novas drogas antitumorais e antibacterianas de plantas brasileiras”, em 1996, coordenado pelo Dr. Drauzio Varella. Deste projeto, executado principalmente na Floresta Amazônica, emergiu a necessidade de se armazenar adequadamente amostras herborizadas das plantas (i.e., “vouchers”) que vinham sendo coletadas e utilizadas para a produção de extratos, no Laboratório de Extração da UNIP, de modo que estas servissem como material-testemunho dos extratos produzidos. Surgiu, assim, a coleção científica de plantas da UNIP, oficialmente registrada como HERBÁRIO UNIP na Comissão de Herbários da Sociedade Botânica do Brasil (SBB) em 1999 e, em 2003 no Index Herbariorum, sob curadoria do Biólogo Dr. Mateus Luís Barradas Paciencia.

Com o incremento do incentivo da UNIP à pesquisa básica, outros projetos de pesquisa na área de botânica e ecologia foram agregados ao projeto inicial do Dr. Drauzio e o Herbário UNIP passou a receber material botânico de diversas localidades. Hoje em dia, já conta com cerca de 11.000 números em seu acervo, sendo um dos principais herbários particulares do Estado de São Paulo. Desses números, aproximadamente 6.000 referem-se a plantas amazônicas (cerca de 1.500-2.000 espécies diferentes), o que torna o Herbário UNIP uma importante fonte de referência dessas espécies, dentro do Estado. Maiores informações podem ser obtidas na página web do New York Botanical Garden - Index Herbariorum, sob o acrônimo UNIP.
Site: www.unip.br

Da Redação
Foto: Divulgação

 
 
Copyright 2012 - Pick-upau - Todos os direitos reservados - São Paulo - Brasil
     
 

Nas Redes

Agência Ambiental Pick-upau
Quem Somos
  Pesquisa Científica
Reflorestamento e Produção Florestal
corporativo@pick-upau.org.br Mitigação de Mudanças Climáticas
55 11 3571-3480 CECFLORA - Centro de Estudos e Conservação da Flora
São Paulo - SP Negócios Sustentáveis
  Publicações
  Acervo Técnico
  Central de Educação e Jornalismo Ambiental