Pick-upau e SOS Mata Atlântica se juntam por UC em SP
SOS Mata Atlântica assina manifesto em defesa do PE das Fontes do Ipiranga

20/11/2012 – Dirigentes da Agência Ambiental Pick-upau e da SOS Mata Atlântica almoçaram na última sexta-feira no Jardim Botânico de São Paulo para discutir o Projeto de Lei 604/2012, do governo estadual, que pretende desafetar uma imensa área de 400 mil metros quadrados para a ampliação do Centro de Exposição imigrantes e a construção de um complexo com hotéis, casa de shows e grandes áreas de estacionamento.

Pick-upau/Divulgação
Julio Andrade (Pick-upau), Mario Mantovani (SOS Mata Atlântica) e Andrea Nascimento (Pick-upau).

Julio Andrade, diretor executivo do Pick-upau e presidente do Movimento de Defesa do Parque Estadual das Fontes do Ipiranga, Andrea Nascimento, presidente do Pick-upau, Mario Mantovani, diretor de Mobilização da Fundação SOS Mata Atlântica e a ambientalista Mariana Gianiaki, discutiram as próximas ações que o movimento fará contra o PL 604/12. O encontro também marcou a entrada da SOS no manifesto.

Pick-upau/Divulgação
Mario Mantovani da SOS Mata Atlântica adere ao movimento.

O movimento tem monitorado de perto as tramitações do projeto de lei na Assembleia Legislativa, onde conta com o apoio de partidos da base de oposição como o PT, PSOL e o PV que neste caso não está alinhado com o Palácio dos Bandeirantes. Contudo, o governo possui maioria na casa, portanto, tem grandes chances de ter êxito na aprovação.

Pick-upau/Divulgação
Andrea Nascimento (Pick-upau) e a ambientalista Mariana Gianiaki.

Na próxima semana o movimento deve executar mais uma ação jurídica contra o PL 604/12, que segundo os ambientalistas, não tem embasamento legal suficiente para ser implantado. “O próprio governo sabe que o projeto é frágil, jurídica e politicamente, por isso tem usado desse expediente de colocar urgência na tramitação, querendo evitar audiências públicas, de verdade, não como aquela realizada pela Secretaria de Planejamento”, diz Julio Andrade.

Pick-upau/Divulgação
Pick-upau protocola ofício na Comissão de Meio Ambiente e Sustentabilidade da OAB - Ordem dos Advogados do Brasil.

Na última semana o movimento fez uma ofensiva contra o PL 604/2012, protocolou uma carta de repúdio ao projeto para o governador Geraldo Alckmin, solicitou através de ofício a retirada do pedido de urgência do PL na Assembleia Legislativa, com o objetivo de garantir todas as etapas de discussão da proposta. Protocolou ofício na Comissão de Meio Ambiente e Sustentabilidade, da OAB – Ordem dos Advogados do Brasil; solicitou, via ofício, que o secretário de Meio Ambiente, Bruno Covas, se manifeste oficialmente sobre o projeto, o que vem evitando desde sua divulgação. Protocolou no Palácio dos Bandeirantes, um oficio solicitando o processo completo na Secretaria de Planejamento e Desenvolvimento Regional, visto que até o momento isso não foi possível.

Pick-upau/Divulgação
Pick-upau protocola ofício no Palácio dos Bandeirantes.

No dia 13 de novembro, durante a reunião ordinária do Conselho de Meio Ambiente do Estado de São Paulo – CONSEMA, o Pick-upau leu uma nota oficial direcionada aos conselheiros e ao secretário do Meio Ambiente, Bruno Covas, que também preside o conselho. O secretário se mostrou surpreso, constrangido e incomodado com a situação. Era esse o objetivo.

Pick-upau/Divulgação
Pick-upau protocola ofício na Secretaria de Meio Ambiente do Estado de São Paulo.

 

Fotos: Pick-upau/Divulgação
Da Redação

 
 
Copyright 2012 - Pick-upau - Todos os direitos reservados - São Paulo - Brasil
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
     
 

Nas Redes

Agência Ambiental Pick-upau
Quem Somos
  Pesquisa Científica
Reflorestamento e Produção Florestal
corporativo@pick-upau.org.br Mitigação de Mudanças Climáticas
55 11 3571-3480 CECFLORA - Centro de Estudos e Conservação da Flora
São Paulo - SP Negócios Sustentáveis
  Publicações
  Acervo Técnico
  Central de Educação e Jornalismo Ambiental