Notícias
 
 
 

Moradores lutam pelo PEFI
Membros no Ministério Público estiveram em audiência pública que o governo tentou esvaziar

Deputados estaduais contrários à venda do Parque Estadual das Fontes do Ipiranga (PEFI) uniram-se à Agência Ambiental Pick-upau e, na segunda-feira (10), promoveram uma concorrida audiência pública no Plenário José Bonifácio da Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo (Alesp). O governador Geraldo Alckmin, autor da proposta de repassar à iniciativa privada uma área de Mata Atlântica superior a 800 mil metros m², não compareceu à reunião e não mandou representante.

Os protestos de ambientalistas, políticos e moradores do Ipiranga e bairros vizinhos estendem-se desde 17 de outubro, quando Alckmin enviou um comunicado à Alesp, no qual pede votação em caráter de urgência do projeto de lei 604/2012. Ele explica que a Fazenda Pública está autorizada a fazer a desafetação do terreno em que atualmente estão instalados a Secretaria da Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo, o Instituto Geológico, o Centro de Esportes, Cultura e Lazer e o 3º Batalhão de Polícia Militar Metropolitano (BPM/M), além do Centro de Exposições Imigrantes.

Reprodução/Jabaquara News

A Secretaria de Planejamento e Desenvolvimento Regional, autora dos estudos preliminares, tenciona transformar um patrimônio da humanidade em um grande espaço para feiras, festas e shows artísticos. É plano do órgão é fazer novos pavilhões no centro de exposições, a fim de ampliar o número de eventos simultâneos, construir um hotel cinco estrelas e um espaçoso centro comercial “Nós não somos contra a concessão, mas sim contra forma como ela vem sendo feita”, pondera a presidente Andrea Nascimento, da ONG Pick-upau. “Existe uma espécie de competição, quando a Secretaria do Planejamento cria um projeto para aumentar o centro de exposições, por entender que ele é pequeno para uma cidade do porte de São Paulo, e porque estaríamos perdendo para o Rio de Janeiro e Buenos Aires”, observa.

Reprodução/Jabaquara News

Na mesa Julio Andrade, diretor-executivo do Pick-upau; Zico Prado, deputado do PT; Carlos Giannazi, deputado do PSOL; Beto Trícoli, deputado do PV e Fernanda Bandeira de Melo, presidente do CONDEPHAAT.

Os deputados presentes deixaram claro que vão convencer suas bancadas e não votar o projeto de lei 604/2012. “Não podemos levar a apreciação um projeto de lei que não especifica o prazo de início das obras e a data em que o empreendimento será entregue”, critica o deputado Beto Trípoli (PV). A mediação foi do deputado Carlos Giannazi (PSOL). “Recomendo ao governo do Estado retirar esse projeto, pois a bancada do PT (Partido dos Trabalhadores) não vai levá-lo à votação”, sugere Zico Prado. “O projeto ainda não entrou na pauta de votação e, se depender de nós, não vai entrar nunca”, preocupa-se o líder do PT. Ele determina que para levar o projeto de lei à votação, o governador Alckmin tem de abrir “um amplo debate com a sociedade, e expor todos os interesses que há por trás disto”.

Do Jabaquara News
Reprodução

 
 
 
 

 

Notícias  
 
 
 
 
     
SEJA UM PATROCINADOR
CORPORATIVO
A Agência Ambiental Pick-upau busca parcerias corporativas para ampliar sua rede de atuação e intensificar suas propostas de desenvolvimento sustentável e atividades que promovam a conservação e a preservação dos recursos naturais do planeta.

 
 
 
 
Doe Agora
Destaques
Biblioteca
     
Doar para a Agência Ambiental Pick-upau é uma forma de somar esforços para viabilizar esses projetos de conservação da natureza. A Agência Ambiental Pick-upau é uma organização sem fins lucrativos, que depende de contribuições de pessoas físicas e jurídicas.
Conheça um pouco mais sobre a história da Agência Ambiental Pick-upau por meio da cronologia de matérias e artigos.
O Projeto Outono tem como objetivo promover a educação, a manutenção e a preservação ambiental através da leitura e do conhecimento. Conheça a Biblioteca da Agência Ambiental Pick-upau e saiba como doar.
             
       
 
 
 
 
     
TORNE-SE UM VOLUNTÁRIO
DOE SEU TEMPO
Para doar algumas horas em prol da preservação da natureza, você não precisa, necessariamente, ser um especialista, basta ser solidário e desejar colaborar com a Agência Ambiental Pick-upau e suas atividades.

 
 
 
 
Compromissos
Fale Conosco
Pesquise
     
Conheça o Programa de Compliance e a Governança Institucional da Agência Ambiental Pick-upau sobre políticas de combate à corrupção, igualdade de gênero e racial, direito das mulheres e combate ao assédio no trabalho.
Entre em contato com a Agência Ambiental Pick-upau. Tire suas dúvidas e saiba como você pode apoiar nosso trabalho.
O Portal Pick-upau disponibiliza um banco de informações ambientais com mais de 35 mil páginas de conteúdo online gratuito.
             
       
 
 
 
 
 
Ajude a Organização na conservação ambiental.
     
CONHEÇA + EXPLORE +
SIGA-NOS
 

 

 
Projeto Aves
Missão e Valores Plastic no Thanks
O Que Fazemos Programa Atmosfera
Programa de Compliance Rede de Sementes e Mudas
Voluntariado Novas Florestas
Parcerias Pesquisa em Biodiversidade
Notícias Darwin Society Magazine
Doe Agora Revista Atmosfera
Negócios Sustentáveis Universo Ambiental
Publicações Notícias Socioambientais
Biblioteca Muda no Mundo
CECFLORA Eu Oceano
Contato  
     
 
Todos os direitos reservados. Agência Ambiental Pick-upau 1999 - 2024.