Notícias
 
 
 

Tucanos vendem Parque
Parque Fontes do Ipiranga poderá sediar mega empreendimento

17/12/2012 - Imprensa PT ALESP - Parque Fontes do Ipiranga poderá sediar mega empreendimento - Ambientalistas, profissionais, parlamentares, moradores participaram da reunião conjunta com os secretários de planejamento Julio Semeghini e de Meio Ambiente Bruno Covas, nesta segunda-feira (17/12), na Assembleia Legislativa, com a maciça presença dos parlamentares petistas, no debate da proposta do governador Geraldo Alckmin que pretende conceder para a iniciativa privada a área pertencente ao Parque Estadual Fontes do Ipiranga, na Capital.

Instituído no ano de 1969, o Parque foi concedido ao setor privado em 1992 e encerrará em março de 2013. O governo quer ampliar a área explorada pela iniciativa privada que planeja para o local a implantação de mega centro de exposições, como hotel, recinto de exposições, arena para shows, entre outros equipamentos.

Reprodução/PTALESP

A iniciativa tem encontrado resistência na Bancada do PT e na sociedade civil, representantes de comunidades como Gerson Flores da Associação de Amigos da Água Funda, questiona o governo sobre os reais impactos ambientais e sociais do projeto na região e aponta a falta de diálogo e transparência por parte do governo. Segundo Flores o córrego do Ipiranga, hoje é um esgoto a céu aberto ”quando temos uma chuva mais forte o córrego transborda. Não pensaram no transito ao fazer no local arena de show, hotel e estacionamento”.

A falta de diálogo também foi mencionada por Valdemar Pires de Carvalho Filho- Pesquisador atua no Instituto de Economia Agrícola, “não houve audiência com o IEA, para definir o destino do Parque,” disse num tom categórico.

O ex-secretário de meio ambiente, da administração da ex- prefeita Marta Suplicy e geólogo, deputado Adriano Diogo classificou a proposta do governador como uma aberração do capital e leu documento do presidente do Conselho do Parque Estadual das Fontes do Ipiranga, José Pedro de Oliveira Costa, expedido em 03 de agosto desde ano, que aponta a existência de proposta para a instalação do Museu de História Natural do Estado de São Paulo. No documento José Pedro ressaltou a disponibilidade de recursos para a construção de uma Litoteca (biblioteca de rochas do Estado de São Paulo), inclusive com área determinada no Parque.

Telma de Souza, outra petista ressaltou o visível desconforto dos secretários e assessores da secretaria que tinham dificuldades de apresentar aos deputados a proposta do governo.
A parlamentar indagou a respeito do destino que será dado aos moradores da Favela de Americanópolis que se avizinham a área do Parque, sobre o remanejamento dos funcionários. ”Nós não temos informações claras do que está sendo colocado para a Assembleia, o que vai afetar a biodiversidade ambiental, num dos últimos resquícios de Mata Atlântica que temos dentro da cidade de São Paulo,” apontou a deputada que ainda salientou a importância histórica e cultural do Parque e seu papel no 2º Centenário da Independência do Brasil.

A seguir José Zico Prado questionou a forma açodada como o governo e sua base de sustentação tensionam pela aprovação do projeto. “É necessário discutir com todas as comunidades envolvidas,; pesquisadores, moradores, funcionários. Se a atual concessão termina em 30 de março de 2013, o governo pode aguardar pelo ajuste da propositura e aí voltaremos às discussões e depois faremos a deliberação. Mas o governo está atropelando o processo, estamos analisando o projeto aqui, mas em plenário o governo já concluiu três horas da discussão regimental da propositura”, manifestou indignado.

O mesmo tom usou Enio Tatto, que cobrou da base governista a realização do rito regimental, antes de colocar em votação o projeto.

Emenda Aglutinativa- alvo da discórdia

Quando as discussões já estavam bem acaloradas foi mencionada a existência de uma emenda aglutinativa –(emenda coletiva das Bancadas partidárias), que estaria sendo elaborada pelo PV, o debate chegou a temperatura máxima.

Houve uma sequencia de protestos, pela surpresa e desconhecimento da proposta. O PV se justificou alegando que não havia emenda aglutinativa e sim um arrazoado de propostas que compunha uma minuta. O que foi contestado por Júlio Andrade, diretor executivo da Agencia Ambiental Pick-upau. “ Eu fui consultado sobre a emenda aglutinativa e enquanto sociedade civil , me coloco contra esta medida do governo.”

A presidente da instituição Andrea Nascimento reforçou os impactos ambientais com na área com a densidade humana na área com a construção de hotéis e espaços de eventos que o governo quer consentir.

Adriano Diogo retomou a palavra e destacou a pressa do governo em deliberar o projeto “o governo não quer aguardar a posse dos prefeitos das cidades que circunvizinham o Parque. Santo André, São Bernardo, São Caetano e Diadema, poderiam juntas com o município de São Paulo discutirem os impactos da iniciativa do governador.

Já Ana do Carmo, lembrou da escassez de áreas verdes em São Paulo e apelou pelo adiamento das discussões da propositura,o que foi referendado pelo líder da Bancada Alencar Santana Braga ao defender que a medida fosse discutida no próximo ano com os prefeitos envolvidos no tema.

O líder do governo insistiu que o governo vai apenas renovar uma concessão já existente há 20 anos, que não há área verde a ser impactada e certificou que todo o processo será feito com base no diálogo. “O governo a partir de março não pode ficar com um elefante branco na mão. A partir de março a área vai ficar ociosa,” alegou o tucano.

Os secretários Bruno Covas, do Meio Ambiente e Júlio Semeghini, do Planejamento, entoaram o mantra de que haverá respeito e diálogo com os afetados pelo projeto do governador Alckmin e afirmaram que a iniciativa do governo vai manter os cuidados com a conservação da área do Parque.

Quanto ao documento do presidente do Conselho do Parque, José Pedro de Oliveira, Covas disse que o Conselho é apenas consultivo e que não há conflito com as posições da Secretaria de Meio Ambiente que está em consonância com o governador do Estado, concluiu.

Isac Reis e Antonio Mentor, também estiveram presentes nas discussões.

Do PTALESP

 
 
 
 

 

Notícias  
 
 
 
 
     
SEJA UM PATROCINADOR
CORPORATIVO
A Agência Ambiental Pick-upau busca parcerias corporativas para ampliar sua rede de atuação e intensificar suas propostas de desenvolvimento sustentável e atividades que promovam a conservação e a preservação dos recursos naturais do planeta.

 
 
 
 
Doe Agora
Destaques
Biblioteca
     
Doar para a Agência Ambiental Pick-upau é uma forma de somar esforços para viabilizar esses projetos de conservação da natureza. A Agência Ambiental Pick-upau é uma organização sem fins lucrativos, que depende de contribuições de pessoas físicas e jurídicas.
Conheça um pouco mais sobre a história da Agência Ambiental Pick-upau por meio da cronologia de matérias e artigos.
O Projeto Outono tem como objetivo promover a educação, a manutenção e a preservação ambiental através da leitura e do conhecimento. Conheça a Biblioteca da Agência Ambiental Pick-upau e saiba como doar.
             
       
 
 
 
 
     
TORNE-SE UM VOLUNTÁRIO
DOE SEU TEMPO
Para doar algumas horas em prol da preservação da natureza, você não precisa, necessariamente, ser um especialista, basta ser solidário e desejar colaborar com a Agência Ambiental Pick-upau e suas atividades.

 
 
 
 
Compromissos
Fale Conosco
Pesquise
     
Conheça o Programa de Compliance e a Governança Institucional da Agência Ambiental Pick-upau sobre políticas de combate à corrupção, igualdade de gênero e racial, direito das mulheres e combate ao assédio no trabalho.
Entre em contato com a Agência Ambiental Pick-upau. Tire suas dúvidas e saiba como você pode apoiar nosso trabalho.
O Portal Pick-upau disponibiliza um banco de informações ambientais com mais de 35 mil páginas de conteúdo online gratuito.
             
       
 
 
 
 
 
Ajude a Organização na conservação ambiental.
     
CONHEÇA + EXPLORE +
SIGA-NOS
 

 

 
Projeto Aves
Missão e Valores Plastic no Thanks
O Que Fazemos Programa Atmosfera
Programa de Compliance Rede de Sementes e Mudas
Voluntariado Novas Florestas
Parcerias Pesquisa em Biodiversidade
Notícias Darwin Society Magazine
Doe Agora Revista Atmosfera
Negócios Sustentáveis Universo Ambiental
Publicações Notícias Socioambientais
Biblioteca Muda no Mundo
CECFLORA Eu Oceano
Contato  
     
 
Todos os direitos reservados. Agência Ambiental Pick-upau 1999 - 2024.