Notícias
 
 
 

Secretários debatem PL sobre Parque Fontes do Ipiranga
Proposta enfrenta resistências por parte dos deputados

17/12/2012 - Monica Ferrero / Foto: Roberto Navarro - Neste segunda-feira, 17/12, as comissões de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, presidida por Beto Trícoli (PV), e de Infraestrutura, presidida por José Zico Prado (PT), realizaram audiência pública para discutir o Projeto de Lei 604/2012, que autoriza a Fazenda a desafetar as áreas integrantes do Parque Estadual das Fontes do Ipiranga (Pefi), na capital. Estavam presentes os secretários de Planejamento e Desenvolvimento Regional, Julio Semeghini, de Meio Ambiente, Bruno Covas, e de Agricultura e Abastecimento, Mônika Bergamaschi.

Diversos deputados presentes na audiência expressaram sua discordância com os termos do PL 604/2012. A proposta foi considerada vaga e houve reclamações sobre a falta de transparência e discussão, além de ser questionado o açodamento com que o governo quer sua aprovação. A maioria dos deputados se manifestou pela retirada da matéria para permitir maior discussão, e que a votação fosse feita no próximo ano.

Reprodução/Roberto Navarro

Julio Semeghini, Bruno Covas, Beto Tricoli e Monika Bergamaschi.

"Como vamos votar, de afogadilho, um PL que não é consenso nem na base governista?", questionou José Zico Prado. Enio Tatto (PT) reclamou da "fúria enorme em privatizar e vender" do governo estadual. Ana do Carmo (PT) citou a falta de áreas verdes e de equipamentos culturais na cidade como motivos para a preservação do parque.

Outros planos para a área
Adriano Diogo (PT), além de criticar a mistura de empreendedorismo com preservação ambiental, afirmou que o PL ignora outras questões, como a necessidade de remoção da favela de Americanópolis, e a existência de planos para a implantação, na área, do Museu de História Natural do Estado. O deputado também considerou necessário ouvir, além da prefeitura de São Paulo, as de Diadema, Santo André, São Bernardo e São Caetano, que são limítrofes à área, sobre a proposta.

Tanto o Ministério Público quanto o Condephaat, além de moradores e ambientalistas, estão preocupados com esse PL, afirmou Carlos Giannazi (PSOL), já que a área é de preservação ambiental. Telma de Souza (PT) somou-se às preocupações, e lembrou o aspecto histórico da região, com a proximidade do segundo centenário da Independência e os 250 anos de José Bonifácio.

"Um projeto desta magnitude não pode ter dois artigos sumários", afirmou José Bittencourt (PSD).

Reprodução/Roberto Navarro

Rubens Rizek, Bruno Covas, Julio Semeghini, Beto Tricoli e Joaldir Reinaldo Machado.

Uma melhor especificação sobre as áreas a serem desafetadas, a mobilidade urbana dos moradores da região, que já é problemática e a obrigação de licenciamento ambiental foram alguns dos pontos questionados pela deputada Regina Gonçalves (PV).

"Sinto-me na missa de corpo presente do parque", lamentou Olimpio Gomes (PDT), que se preocupou com o destino do 3º Batalhão da Polícia Militar, localizado na área. Julio Semeghini disse que uma área próxima ao metrô Jabaquara está em estudo para abrigar o batalhão.

Líder do governo na Assembleia Legislativa, Samuel Moreira (PSDB) justificou a necessidade da aprovação do PL 604/2012, dizendo que, como a atual concessão expira em março, "o governo não pode ficar com um elefante branco nas mãos". Moreira ainda minimizou o impacto ambiental e garantiu que estão abertas as possibilidades de diálogo para aperfeiçoamentos à propositura.

Respostas
Antes dos questionamentos dos parlamentares, o PL 604/2012 foi apresentado por Cibele Franzese, secretária-adjunta do Planejamento e pelo secretário-adjunto de Meio Ambiente, Rubens Rizek Júnior. A concessão atual, que vence em março próximo, é de 213 mil m², e a proposta é ampliar para 380 mil m², com a construção de áreas para shows e eventos, das quais a cidade é carente. O PL 604/2012 respeita as características da área, mas mantendo a vocação para negócios e eventos, afirmaram.

O secretário Bruno Covas reforçou a necessidade de desafetar a área, que recentemente teve adicionado ao seu território área de 6,5 ha, desapropriada do espólio de João Bumaruf, e que tem mata preservada. Semeghini disse que a proposta está em debate há mais de um ano, e que há preocupação com a comunidade local, que inclui problemas de mobilidade urbana.

Houve debate sobre a emenda aglutinativa que Regina Gonçalves afirmou estar sendo preparada pela bancada do PV para adequar o PL. "Esta emenda ainda não está pronta para ser apresentada e debatida com os líderes partidários, pois há divergência sobre o perímetro da área", afirmou Alencar Santana Braga, líder do PT.

Da Alesp

 
 
 
 

 

Notícias  
 
 
 
 
     
SEJA UM PATROCINADOR
CORPORATIVO
A Agência Ambiental Pick-upau busca parcerias corporativas para ampliar sua rede de atuação e intensificar suas propostas de desenvolvimento sustentável e atividades que promovam a conservação e a preservação dos recursos naturais do planeta.

 
 
 
 
Doe Agora
Destaques
Biblioteca
     
Doar para a Agência Ambiental Pick-upau é uma forma de somar esforços para viabilizar esses projetos de conservação da natureza. A Agência Ambiental Pick-upau é uma organização sem fins lucrativos, que depende de contribuições de pessoas físicas e jurídicas.
Conheça um pouco mais sobre a história da Agência Ambiental Pick-upau por meio da cronologia de matérias e artigos.
O Projeto Outono tem como objetivo promover a educação, a manutenção e a preservação ambiental através da leitura e do conhecimento. Conheça a Biblioteca da Agência Ambiental Pick-upau e saiba como doar.
             
       
 
 
 
 
     
TORNE-SE UM VOLUNTÁRIO
DOE SEU TEMPO
Para doar algumas horas em prol da preservação da natureza, você não precisa, necessariamente, ser um especialista, basta ser solidário e desejar colaborar com a Agência Ambiental Pick-upau e suas atividades.

 
 
 
 
Compromissos
Fale Conosco
Pesquise
     
Conheça o Programa de Compliance e a Governança Institucional da Agência Ambiental Pick-upau sobre políticas de combate à corrupção, igualdade de gênero e racial, direito das mulheres e combate ao assédio no trabalho.
Entre em contato com a Agência Ambiental Pick-upau. Tire suas dúvidas e saiba como você pode apoiar nosso trabalho.
O Portal Pick-upau disponibiliza um banco de informações ambientais com mais de 35 mil páginas de conteúdo online gratuito.
             
       
 
 
 
 
 
Ajude a Organização na conservação ambiental.
     
CONHEÇA + EXPLORE +
SIGA-NOS
 

 

 
Projeto Aves
Missão e Valores Plastic no Thanks
O Que Fazemos Programa Atmosfera
Programa de Compliance Rede de Sementes e Mudas
Voluntariado Novas Florestas
Parcerias Pesquisa em Biodiversidade
Notícias Darwin Society Magazine
Doe Agora Revista Atmosfera
Negócios Sustentáveis Universo Ambiental
Publicações Notícias Socioambientais
Biblioteca Muda no Mundo
CECFLORA Eu Oceano
Contato  
     
 
Todos os direitos reservados. Agência Ambiental Pick-upau 1999 - 2024.