Pick-upau online

 

Notícias+

Encontro em Brasília reúne 11 etnias de todo o Brasil
Pick-upau participou do encontro representando os Guaranis

22/04/2013 – Representantes de onze etnias se reuniram em Brasília para debater sobre projetos regionais de incentivo à cultura, segurança alimentar e gestão dos recursos naturais nas terras indígenas. Manxinerines, potiguaras, bakairis, wajãpis, guaranis, xokós, kanindés, xacriabás e karajás enviaram seus representantes ao evento, que ainda teve a presença de técnicos do Ministério do Meio Ambiente (Carteira Indígena), da Secretaria de Extrativismo e Desenvolvimento Rural Sustentável e da FUNAI – Fundação Nacional do Índio.

Pick-upau/Divulgação

Durante o encontro também foram assinados convênios para execução de projetos nos territórios indígenas entre as associações, o Ministério do Meio Ambiente e o PNUD – Programa de Desenvolvimento das Nações Unidas. Os integrantes das comunidades trocaram ideias de suas experiências e estabeleceram diálogos para novas parcerias entre as culturas. Ativistas da Agência Ambiental Pick-upau participaram do encontro junto com a Aldeia Tenonde Porã de São Paulo.

Pick-upau/Divulgação

Sobre o Pick-upau
A Agência Ambiental Pick-upau é uma organização não governamental sem fins lucrativos de caráter ambientalista 100% brasileira, fundada em 1999, por três ex-integrantes do Greenpeace-Brasil. Originalmente criada no Cerrado brasileiro, tem sua base, próxima a uma das últimas e mais importantes reservas de Mata Atlântica da cidade São Paulo. Por tratar-se de uma organização sobre Meio Ambiente, sem uma bandeira única, o Pick-upau possui e desenvolve projetos em diversas áreas ambientais. Desde a educação e o jornalismo ambiental, através do Portal Pick-upau – Central de Educação e Jornalismo Ambiental, hoje com cerca de 50.000 páginas de conteúdo totalmente gratuito; passando por programas de produção florestal e reflorestamento, questão indígena, comércio justo, políticas públicas, neutralização de gases de efeito estufa até a pesquisa científica, com ênfase na biodiversidade (fauna e flora). Saiba mais: www.pick-upau.org.br

Sobre a Terra Indígena Tenonde Porã
A aldeia Tenonde Porã está situada na região sul do município de São Paulo (cerca de 60 km do centro), Distrito de Parelheiros, com grande parte da área indígena às margens da represa Billings. A comunidade Guarani Mbya possui apenas 26 hectares, demarcados e homologados em 1987, onde vivem atualmente 170 famílias com cerca de 900 pessoas. Apesar do crescimento acelerado e desordenado da região e do contato com a sociedade do entorno, esta população vem se assegurando como um povo. Os conhecimentos milenares são passados por gerações através da oralidade dos mais velhos, seus rituais, artesanato e da valorização de sua cultura.

Da Redação
Fotos: Pick-upau/Divulgação

 
 
Copyright 2013 - Pick-upau - Todos os direitos reservados - São Paulo - Brasil
Fazendo você entender o Meio Ambiente por inteiro.