Notícias
 
 
 

Datena faz cobertura ao vivo de resgate de bugio no PEFI
Ativistas do Pick-upau acompanharam a operação

05/06/2013 – Uma reportagem inusitada foi uma das atrações do programa Brasil Urgente, da Band, na última terça-feira. Ancorado pelo jornalista José Luiz Datena, o programa transmitiu ao vivo o resgate de um bugio (Alouatta fusca) que ficou preso no telhado de uma academia localizada ao lado do Parque Estadual das Fontes do Ipiranga.

A reportagem foi transmitida ao vivo através do mobilink com a ‘narração’ do Datena. Minutos após a matéria ser iniciada, ativistas da Pick-upau se dirigiram ao local para auxiliar no resgate. Primeiros a chegar ao local, os ativistas instruíram os frequentadores da academia até a chegada do Corpo de Bombeiros. Neste ínterim, José Luiz Datena falou ao vivo com Julio Andrade, diretor executivo da Agência Ambiental Pick-upau, sobre a situação.

Reprodução/Band

Veja o vídeo da reportagem.

Andrade explicou que a situação é mais comum do que parece por causa da expansão desordenada da cidade e da composição de ilha verde que o parque possui. Os bugios são parte da fauna livre do Parque Estadual das Fontes do Ipiranga, que possui cerca de 540 hectares. O parque é mais conhecido pelas instituições que abriga do que pela sua própria origem, como o Parque Zoológico de São Paulo, o Zoo Safári e o Jardim Botânico.

Durante a transmissão da Band uma equipe do Corpo de Bombeiros e da Polícia Ambiental chegou ao local para realizar o resgate. A operação foi rápida e muito bem executada pelos bombeiros e policiais, causando o mínimo de estresse ao animal. Após o resgate o primata foi encaminhado ao Zoológico para uma avaliação física antes de ser libertado novamente ao parque.

Reprodução/G1

Veja o vídeo da reportagem na Globo.

Durante a entrevista ao vivo, Andrade, lembrou ao Datena que o parque poderá receber um imenso empreendimento de exposição e hotelaria e que esta obra pressionará a fauna local a migrar para outras partes do parque e mesmo para além de seus limites, chegando às residências, comércios e avenidas da região.

Os ativistas do Pick-upau aconselham a população, em situações como essa, sempre acionar o Corpo de Bombeiros e a Polícia Ambiental e nunca tentarem capturar os animais por conta própria.

Veja o vídeo da matéria.

Saiba mais sobre o Bugio

Ordem: Primates
Família: Cebidae
Nome popular: Bugio
Nome em inglês: Howler monkey
Nome científico: Alouatta fusca
Distribuição geográfica: Brasil e parte da Argentina
Hábitos alimentares: Folhas e frutos
Reprodução: Gestação de 180 a 194 dias
Período de vida: Aproximadamente 20 anos
Habitat: Floresta

Zoológico de São Paulo/Reprodução

Bugio registrado no PE das Fontes do Ipiranga.

Bugio, Guariba, Macaco ruivo, Gritador barbado, estes são apenas alguns nomes pelo qual o gênero Alouatta é chamado, dependendo da região onde é encontrado, o mais conhecido é Bugio, animal de corpo maciço, pesando cerca de 7 Kg, de cabeça e corpo atinge entre 440 a 570 mm, possui cauda preênsil de 510 a 610 mm, a face é desnuda e exibe uma barba vasta, por esta característica é conhecido como macaco barbado. Este gênero possui 8 espécies que se distribuem desde o México até a Argentina.

A espécie que ocorre na mata atlântica, da Bahia ao Rio Grande do Sul é a Alouatta fusca, onde os machos possuem uma coloração marrom-avermelhada na parte superior, nas costas um marrom dourado e a barba pode ser vermelha ou negra, as fêmeas normalmente são mais pálidas de marrom escuro ao amarelo claro. Vivem em florestas úmidas de 10 a 20 m de altura, podendo também ser encontrados no cerrado e na caatinga. São animais diurnos, e chegam a formar grupos de até 15 indivíduos.

Zoológico de São Paulo/Reprodução

Bugio registrado no PE das Fontes do Ipiranga.

Alimentam-se de folhas (60%) e frutos. Uma das características mais marcantes é a vocalização, produzida pelo osso hióide, (osso ou complexo de ossos situado na base da língua que suporta esta com seu músculo) que se transforma em caixa de ressonância por onde emite um som muito alto que pode ser ouvido por até 5 km de distância, porém é ocultado pela barba. O período de gestação varia entre 185 a 195 dias com o nascimento de apenas um filhote, que pesa 130 grs. ao nascer.

A fêmea carrega o filhote até o desmame, que ocorre por volta de 20 meses, depois deste período o filhote começa a acompanhar o grupo em suas viagens à procura de alimento. Algumas destas espécies estão ameaçadas de extinção, devido a devastação do meio ambiente, principalmente da mata atlântica, e pela caça, pois em algumas regiões, há crenças de que o uso de seu osso hióde como recipiente pode curar algumas enfermidades.

Zoológico de São Paulo/Reprodução

Bugio registrado no PE das Fontes do Ipiranga.

A mata do Zoológico de São Paulo abriga a espécie Alouatta fusca clamitans, que pode ser vista em vida livre nas árvores do parque. Grupos familiares com adultos, jovens e filhotes podem ser vistos por toda a extensão do parque.

Fonte: Fundação Parque Zoológico de São Paulo

Da Redação
Fotos: Zoo de SP/Divulgação

 
 
 
 

 

Notícias  
 
 
 
 
     
SEJA UM PATROCINADOR
CORPORATIVO
A Agência Ambiental Pick-upau busca parcerias corporativas para ampliar sua rede de atuação e intensificar suas propostas de desenvolvimento sustentável e atividades que promovam a conservação e a preservação dos recursos naturais do planeta.

 
 
 
 
Doe Agora
Destaques
Biblioteca
     
Doar para a Agência Ambiental Pick-upau é uma forma de somar esforços para viabilizar esses projetos de conservação da natureza. A Agência Ambiental Pick-upau é uma organização sem fins lucrativos, que depende de contribuições de pessoas físicas e jurídicas.
Conheça um pouco mais sobre a história da Agência Ambiental Pick-upau por meio da cronologia de matérias e artigos.
O Projeto Outono tem como objetivo promover a educação, a manutenção e a preservação ambiental através da leitura e do conhecimento. Conheça a Biblioteca da Agência Ambiental Pick-upau e saiba como doar.
             
       
 
 
 
 
     
TORNE-SE UM VOLUNTÁRIO
DOE SEU TEMPO
Para doar algumas horas em prol da preservação da natureza, você não precisa, necessariamente, ser um especialista, basta ser solidário e desejar colaborar com a Agência Ambiental Pick-upau e suas atividades.

 
 
 
 
Compromissos
Fale Conosco
Pesquise
     
Conheça o Programa de Compliance e a Governança Institucional da Agência Ambiental Pick-upau sobre políticas de combate à corrupção, igualdade de gênero e racial, direito das mulheres e combate ao assédio no trabalho.
Entre em contato com a Agência Ambiental Pick-upau. Tire suas dúvidas e saiba como você pode apoiar nosso trabalho.
O Portal Pick-upau disponibiliza um banco de informações ambientais com mais de 35 mil páginas de conteúdo online gratuito.
             
       
 
 
 
 
 
Ajude a Organização na conservação ambiental.
     
CONHEÇA + EXPLORE +
SIGA-NOS
 

 

 
Projeto Aves
Missão e Valores Plastic no Thanks
O Que Fazemos Programa Atmosfera
Programa de Compliance Rede de Sementes e Mudas
Voluntariado Novas Florestas
Parcerias Pesquisa em Biodiversidade
Notícias Darwin Society Magazine
Doe Agora Revista Atmosfera
Negócios Sustentáveis Universo Ambiental
Publicações Notícias Socioambientais
Biblioteca Muda no Mundo
CECFLORA Eu Oceano
Contato  
     
 
Todos os direitos reservados. Agência Ambiental Pick-upau 1999 - 2024.