Pick-upau online

 

Notícias+

Emissões globais de carbono atingem recorde em 2012
China lidera as emissões

17/06/2013 – No ano de 2012 as emissões globais de dióxido de carbono (CO2) atingiram um nível recorde e começam a surgir desconfianças sobre as possibilidades de combater o aquecimento global a níveis aceitáveis, nas considerações de cientistas. Neste contexto, a China liderou esse aumento das emissões.

Já nos Estados Unidos e na Europa as emissões apareceram em queda. Contudo, as emissões mundiais foram elevadas em 1,4% chegando à marca de 31,6 bilhões de toneladas, segundo informações da AIE (Agência Internacional de Energia).

Apesar dos efeitos negativos das mudanças climáticas, redução de safras e derretimento de geleiras, os cientistas afirmam que o aumento da temperatura média global precisa ser limitado a 2 graus Celsius neste século. Para isso, segundo os pesquisadores, as emissões de CO2 devem ser mantidas até 44 bilhões de toneladas até 2020.

Reprodução

Por outro lado, a AIE afirma que o mundo está a caminho de um aumento médio de temperatura entre 3,6 e 5,3 graus Celsius. As emissões da China aumentaram 300 milhões de toneladas, em 2012, um aumento de 3,8%, um dos menores da última década, segundo dados. Esse talvez tenha sido um esforço do país, que adotou fontes renováveis e melhorou a eficiência energética.

Já o Japão teve um aumento de 70 milhões de toneladas, 5,8%, quando enfrentou problemas para compensar o acidente nuclear de Fukushima em 2011, na utilização de combustíveis fósseis, afirmou a AIE.

Nos Estados Unidos, a substituição de carvão pelo gás na geração de energia contribuiu para reduzir as emissões em 200 milhões de toneladas, voltando aos níveis da década de 90.

Na Europa, apesar do aumento na utilização de carvão em alguns países, por conta do baixo preço, ainda sim, o continente europeu reduziu em 50 milhões de toneladas, ou 1,4 %, por causa da desaceleração da economia e do crescimento do uso de energias renováveis.

Da Redação
Com informações da Reuters

 
 
Copyright 2013 - Pick-upau - Todos os direitos reservados - São Paulo - Brasil
Fazendo você entender o Meio Ambiente por inteiro.