Notícias
 
 
 

Aeroporto de São Roque (SP) ganha aval ambiental
CONSEMA aprova projeto em reunião tumultuada

22/08/2013 - EDUARDO GERAQUE - DE SÃO PAULO - O projeto do aeroporto de São Roque (a 59 km de SP) recebeu ontem aval do Consema (Conselho Estadual de Meio Ambiente) -apesar de estar embargado pela CETESB.

O empreendimento da JHSF está programado para ser entregue, parcialmente, em maio de 2014, antes da Copa. Embora seja privado, é considerado de utilidade pública --apontado como opção a jatinhos que devem ser retirados do Campo de Marte.

Reprodução/TV TEM

O aval ambiental foi dado após votação no conselho --com 16 votos a favor, 6 contra e outras 6 abstenções.

Ele ainda não dá direito aos empreendedores de iniciar as obras, mas é um passo nessa direção.

A JHSF, agora, vai ter que atender a outras exigências da CETESB (agência ambiental paulista) para conseguir a licença de construção.

O embargo, que corre em processo paralelo, também terá que ser derrubado.

A construção do aeroporto é prevista simultaneamente à de um shopping e dez torres comerciais - separados pela rodovia Castello Branco.

Em julho, depois de vistorias, tanto a CETESB quanto a polícia ambiental apontaram haver irregularidades nas obras do shopping e no terreno do futuro aeroporto.

Reprodução/JHSF

Por falta de licença, por manejo de eucalipto e corte de mata nativa, os empreendedores receberam uma multa de R$ 5 milhões e tiveram a obra interditada.

O presidente da JHSF, José Auriemo Neto, rechaçou ontem qualquer irregularidade e negou que tenha feito obras na área do aeroporto.

IMPACTO

Na reunião do Consema, convocada de forma extraordinária, ambientalistas e moradores de São Roque fizeram críticas ao projeto.

Eles alegam temer ruído excessivo dos aviões, impacto químico sobre lagoas e rios, destruição de cerrado e sumiço de aves e mamíferos.

"Os estudos apresentados até agora não estão avaliando bem os impactos ambientais e sociais que vão ocorrer principalmente do lado da cidade de Mairinque", disse Renzo Bernacchi, engenheiro e também morador da área.

Eles afirmam que parte de um condomínio residencial vizinho deverá ser atingido pelo barulho dos aviões.

Reprodução/JHSF

"É uma área criada em 1972, onde, até hoje, nós preservamos matas e cerrado. São chácaras, com muitas áreas abertas. Não dá para isolar só as casas, com blindagem", afirmou Bernacchi.

Segundo ele, a associação de moradores que ele representa não é contra nem a favor do projeto. "Mas lutaremos pelos nossos direitos."

OUTRO LADO

A JHSF nega ter cometido qualquer irregularidade no terreno do futuro aeroporto de São Roque para ser alvo das multas da CETESB - contra as quais diz recorrer.

A empresa também nega ter iniciado obras no local e diz que houve erro da agência ambiental ao embargar a área do empreendimento.

A JHSF disse ter sido prejudicada por ter atendido a um pedido da CETESB de solicitar a licença conjunta das obras do aeroporto, das torres e do shopping.

A construtora entende que não precisava de licença ambiental para a construção do shopping e das torres, por se tratar de uma área onde havia cultura de eucaliptos. Essa tese é rebatida pela CETESB.

Segundo a empresa, só com a obtenção das autorizações municipais essa obra começou, em 2011.

A estratégia jurídica da empresa será licenciar os projetos em parte. Liberar primeiro a obra do shopping e as torres para, depois, conseguir as licenças do aeroporto.

O aeródromo de São Roque será exclusivo para aviação executiva. O que pode desafogar outras pistas para aviões em São Paulo.

Da Folha de São Paulo
Foto: Editoria de arte/Folhapress

+ Mais

Prefeito de São Roque espera gerar 5 mil empregos com novo aeroporto

Previsão inclui também ofertas de trabalho em centro comercial próximo.
Parte da obra deve estar totalmente concluída antes da Copa do Mundo.

Do G1 Sorocaba e Jundiaí

A Prefeitura de São Roque (SP) espera a geração de 5 mil novas vagas de emprego com a conclusão do novo aeroporto da cidade, cuja construção foi autorizada nesta terça-feira (13) pelo governo federal.

A obra será realizada pela construtora JHSF e ficará às margens da rodovia Castello Branco (SP-280). A previsão de empregos inclui ainda um centro comercial que está sendo erguido pela mesma construtora e contará com restaurantes, cinema e praça de alimentação, com previsão de conclusão para outubro deste ano. A construtora também tem planos de erguer prédios residenciais e comerciais no complexo.

"São obras que vão colaborar de maneira fundamental para o desenvolvimento da cidade. Aumentaremos nossa arrecadação, e o mais importante, geraremos emprego para o cidadão", afirmou o prefeito da cidade, Daniel de Oliveira Costa, que participou da assinatura do acordo, em Brasília, com o ministro Wellington Moreira Franco, da Secretaria de Aviação Civil, e dirigentes da construtora.

O prefeito já solicitou aos empreendedores que priorizem mão de obra local nas contratações. "Estamos preparando e qualificando as pessoas por meio de inúmeros cursos e isso melhorará a qualidade de vida de centenas de famílias. Será um divisor de águas na história do município”, projeta o prefeito, otimista.

As obras do aeroporto agora dependem de licença ambiental para começar. Voltado para a aviação executiva e doméstica, mas com espaço para receber voos internacionais, o aeroporto de São Roque só deve estar totalmente concluído em 2015, mas a previsão é que uma das pistas esteja em funcionamento ainda no primeiro semestre de 2014, a tempo de ser utilizado na Copa do Mundo, que começa em junho.

São Roque espera geração de 5 mil empregos com o novo aeroporto (Foto: Reprodução/TV TEM)São Roque espera geração de 5 mil empregos com o novo aeroporto (Foto: Reprodução/TV TEM)

Do G1
Foto: Reprodução

 
 
 
 

 

Notícias  
 
 
 
 
     
SEJA UM PATROCINADOR
CORPORATIVO
A Agência Ambiental Pick-upau busca parcerias corporativas para ampliar sua rede de atuação e intensificar suas propostas de desenvolvimento sustentável e atividades que promovam a conservação e a preservação dos recursos naturais do planeta.

 
 
 
 
Doe Agora
Destaques
Biblioteca
     
Doar para a Agência Ambiental Pick-upau é uma forma de somar esforços para viabilizar esses projetos de conservação da natureza. A Agência Ambiental Pick-upau é uma organização sem fins lucrativos, que depende de contribuições de pessoas físicas e jurídicas.
Conheça um pouco mais sobre a história da Agência Ambiental Pick-upau por meio da cronologia de matérias e artigos.
O Projeto Outono tem como objetivo promover a educação, a manutenção e a preservação ambiental através da leitura e do conhecimento. Conheça a Biblioteca da Agência Ambiental Pick-upau e saiba como doar.
             
       
 
 
 
 
     
TORNE-SE UM VOLUNTÁRIO
DOE SEU TEMPO
Para doar algumas horas em prol da preservação da natureza, você não precisa, necessariamente, ser um especialista, basta ser solidário e desejar colaborar com a Agência Ambiental Pick-upau e suas atividades.

 
 
 
 
Compromissos
Fale Conosco
Pesquise
     
Conheça o Programa de Compliance e a Governança Institucional da Agência Ambiental Pick-upau sobre políticas de combate à corrupção, igualdade de gênero e racial, direito das mulheres e combate ao assédio no trabalho.
Entre em contato com a Agência Ambiental Pick-upau. Tire suas dúvidas e saiba como você pode apoiar nosso trabalho.
O Portal Pick-upau disponibiliza um banco de informações ambientais com mais de 35 mil páginas de conteúdo online gratuito.
             
       
 
 
 
 
 
Ajude a Organização na conservação ambiental.
     
CONHEÇA + EXPLORE +
SIGA-NOS
 

 

 
Projeto Aves
Missão e Valores Plastic no Thanks
O Que Fazemos Programa Atmosfera
Programa de Compliance Rede de Sementes e Mudas
Voluntariado Novas Florestas
Parcerias Pesquisa em Biodiversidade
Notícias Darwin Society Magazine
Doe Agora Revista Atmosfera
Negócios Sustentáveis Universo Ambiental
Publicações Notícias Socioambientais
Biblioteca Muda no Mundo
CECFLORA Eu Oceano
Contato  
     
 
Todos os direitos reservados. Agência Ambiental Pick-upau 1999 - 2024.