Notícias
 
 
 

Panorama dos Resíduos Sólidos apresentado ao CONSEMA
SP ganha novas RPPNs

05/04/2014 – Aconteceu na terça-feira, 25 de março, a 317ª Reunião Ordinária do Plenário do CONSEMA. Entre os assuntos da ordem do dia, estava a apresentação do Panorama dos Resíduos Sólidos no Estado de São Paulo, primeira etapa do Plano Estadual de Resíduos Sólidos, atualmente em fase de consulta pública. A coordenadora de Planejamento Ambiental da Secretaria do Meio Ambiente, Zuleica Perez, apresentou o documento aos conselheiros e pediu que fossem enviadas contribuições para o aprimoramento deste material. O documento está disponível para consulta aqui e as contribuições podem ser enviadas por meio de formulário online até o dia 30 de abril.

SMA-SP/Consema/Reprodução

Também foi feita a apreciação do EIA/RIMA das obras de ampliação do Aterro em Regime de Codisposição com Resíduos Sólidos Domiciliares e Industriais Classes IIA e IIB do Centro de Gerenciamento de Resíduos – CGR Paulínia. Foram apresentados os principais pontos do documento, aprovado em plenária após contribuições dos conselheiros.

Houve ainda a solenidade de entrega simbólica de cheques pelo Pagamento por Serviços Ambientais em 11 RPPNs paulistas.

SMA-SP/Consema/Reprodução

A iniciativa é uma ação pioneira no Brasil e reconhece os serviços ambientais comprovadamente prestados por essas unidades de conservação. As RPPNs contempladas foram selecionadas pelo 1° Edital do CAP/RPPN, que tem como objetivos incentivar e fomentar a proteção da biodiversidade em terras privadas por meio das RPPNs, possibilitando aos proprietários retorno financeiro pelos serviços prestados com a conservação de suas terras. Os recursos financeiros serão provenientes do Fundo Estadual de Prevenção e Controle da Poluição (FECOP). O PSA para as RPPNs foi instituído pela Resolução SMA nº 89 de 18 de setembro de 2013, que define as diretrizes do projeto, denominado Crédito Ambiental Paulista (CAP/RPPN).

SMA-SP/Consema/Reprodução

O 1° Edital do CAP/RPPN selecionou 11 RPPNs, perfazendo uma área total de 1.884,34 hectares, cujos proprietários serão remunerados pelos serviços ambientais comprovadamente prestados à sua conservação, por um período de cinco anos. O valor total do FECOP, para os cinco anos de contrato, é de R$ 1.900.606,01.

Durante a cerimônia, foi feita a assinatura de reconhecimento de cinco novas RPPNs: RPPN Hercules Florence 3, 4 e 6, em Bertioga, RPPN Pousada Campos da Bocaina, em São José do Barreiro, RPPN Marina do Conde, no Guarujá, RPPN Sítio Manacá, em Guaratinguetá e RPPN Pedra da Mina, em Queluz. Três novas RPPNs tiveram reconhecimento provisório: RPPN Reserva Hinayana, localizada em Mogi das Cruzes, propriedade do jornalista Heródoto Barbeiro e RPPNs Parque Rio das Pedras e Parque Taquaral da Mata Atlântica, ambas em Capão Bonito e propriedades de Osmar Alves Baptista.

SMA-SP/Consema/Reprodução

Entre 2011 e 2014, foram criadas 18 novas RPPNs. A partir de agora, o estado de São Paulo passa a contar com 76 unidades de conservação dessa categoria.

+ Mais

RPPNs recebem Pagamento por Serviços Ambientais / SP ganha novas RPPNs

O dia 25 de março foi marcado por mais uma grande conquista no âmbito das políticas públicas voltadas para a conservação ambiental. Quem participou da reunião do CONSEMA – Conselho Estadual do Meio Ambiente teve a oportunidade de ver 11 RPPNs – Reservas Particulares do Patrimônio Natural receberem Pagamento por Serviços Ambientais (PSA). A iniciativa paulista é uma ação pioneira no Brasil e reconhece os serviços ambientais comprovadamente prestados por essas unidades de conservação.

SMA-SP/Consema/Reprodução

As RPPNs contempladas foram selecionadas pelo 1° Edital do CAP/RPPN e assinaram o contrato para recebimento do Pagamento por Serviços Ambientais (PSA). São elas:

RPPN Fazenda Renópolis – Santo Antônio do Pinhal
PRRN Rio dos Pilões – Santa Isabel
RPPN Sítio Manacá – Guaratinguetá
RPPN Pedra da Mina – Queluz
RPPN Bela Aurora – Cruzeiro
RPPN Estância Jatobá – Jaguariúna
RPPN Toca da Paca – Guatapará
RPPN Meandros II – Ibiúna
RPPN Meandros III – Ibiúna
RPPN Amadeu Botelho – Jaú
RPPN Serra do Itatins – Iguape

“É uma grande conquista para os proprietários de RPPN, que estão abrindo mão de fazer o que quiserem com suas propriedades, para priorizar a conservação ambiental”, afirmou Flávio Ojidos, representante da FREPESP - Federação das Reservas Ecológicas Particulares do Estado de São Paulo, enquanto agradecia pela iniciativa inovadora do estado de São Paulo.

RPPN e CAP/RPPN

A RPPN é uma Unidade de Conservação (UC) de domínio privado e em caráter perpétuo, com objetivo de conservação da biodiversidade, sem que haja desapropriação ou perda dos direitos de uso da propriedade, sendo permitidas as atividades de pesquisa, educação ambiental e ecoturismo, e vedada a exploração direta dos seus recursos naturais, conforme estabelece o Sistema Nacional de Unidades de Conservação da Natureza (SNUC), Lei Federal n° 9.985/2000. A criação de uma RPPN parte de ato voluntário do proprietário, formalmente solicitado ao Poder Público.

O PSA para as RPPNs foi instituído pela Resolução SMA nº 89 de 18 de setembro de 2013, que define as diretrizes do projeto, denominado Crédito Ambiental Paulista (CAP/RPPN).

O CAP/RPPN tem como objetivos incentivar e fomentar a proteção da biodiversidade em terras privadas por meio das RPPNs, possibilitando aos proprietários retorno financeiro pelos serviços prestados com a conservação de suas terras. Os recursos financeiros serão provenientes do Fundo Estadual de Prevenção e Controle da Poluição (FECOP).

O 1° Edital do CAP/RPPN selecionou 11 RPPNs, perfazendo uma área total de 1.884,34 hectares, cujos proprietários serão remunerados pelos serviços ambientais comprovadamente prestados à sua conservação, por um período de cinco anos. O valor total do FECOP, para os cinco anos de contrato, é de R$ 1.900.606,01.

Novas RPPNs

Durante a cerimônia na reunião do CONSEMA, foi feita a assinatura de reconhecimento de cinco novas RPPNs: RPPN Hercules Florence 3, 4 e 6, em Bertioga, RPPN Pousada Campos da Bocaina, em São José do Barreiro, RPPN Marina do Conde, no Guarujá, RPPN Sítio Manacá, em Guaratinguetá e RPPN Pedra da Mina, em Queluz. Três novas RPPNs tiveram reconhecimento provisório: RPPN Reserva Hinayana, localizada em Mogi das Cruzes, propriedade do jornalista Heródoto Barbeiro e RPPNs Parque Rio das Pedras e Parque Taquaral da Mata Atlântica, ambas em Capão Bonito e propriedades de Osmar Alves Baptista.

Entre 2011 e 2014, foram criadas 18 novas RPPNs. A partir de agora, o estado de São Paulo passa a contar com 76 unidades de conservação dessa categoria.

O Secretário Bruno Covas agradeceu aos proprietários das RPPNs e às equipes técnicas da Secretaria do Meio Ambiente e da Fundação Florestal pelo empenho para que essa política pública inovadora fosse viabilizada.

Fonte: SMA-SP
Fotos: SMA-SP
/Reprodução

 
 
 
 

 

Notícias  
 
 
 
 
     
SEJA UM PATROCINADOR
CORPORATIVO
A Agência Ambiental Pick-upau busca parcerias corporativas para ampliar sua rede de atuação e intensificar suas propostas de desenvolvimento sustentável e atividades que promovam a conservação e a preservação dos recursos naturais do planeta.

 
 
 
 
Doe Agora
Destaques
Biblioteca
     
Doar para a Agência Ambiental Pick-upau é uma forma de somar esforços para viabilizar esses projetos de conservação da natureza. A Agência Ambiental Pick-upau é uma organização sem fins lucrativos, que depende de contribuições de pessoas físicas e jurídicas.
Conheça um pouco mais sobre a história da Agência Ambiental Pick-upau por meio da cronologia de matérias e artigos.
O Projeto Outono tem como objetivo promover a educação, a manutenção e a preservação ambiental através da leitura e do conhecimento. Conheça a Biblioteca da Agência Ambiental Pick-upau e saiba como doar.
             
       
 
 
 
 
     
TORNE-SE UM VOLUNTÁRIO
DOE SEU TEMPO
Para doar algumas horas em prol da preservação da natureza, você não precisa, necessariamente, ser um especialista, basta ser solidário e desejar colaborar com a Agência Ambiental Pick-upau e suas atividades.

 
 
 
 
Compromissos
Fale Conosco
Pesquise
     
Conheça o Programa de Compliance e a Governança Institucional da Agência Ambiental Pick-upau sobre políticas de combate à corrupção, igualdade de gênero e racial, direito das mulheres e combate ao assédio no trabalho.
Entre em contato com a Agência Ambiental Pick-upau. Tire suas dúvidas e saiba como você pode apoiar nosso trabalho.
O Portal Pick-upau disponibiliza um banco de informações ambientais com mais de 35 mil páginas de conteúdo online gratuito.
             
       
 
 
 
 
 
Ajude a Organização na conservação ambiental.
     
CONHEÇA + EXPLORE +
SIGA-NOS
 

 

 
Projeto Aves
Missão e Valores Plastic no Thanks
O Que Fazemos Programa Atmosfera
Programa de Compliance Rede de Sementes e Mudas
Voluntariado Novas Florestas
Parcerias Pesquisa em Biodiversidade
Notícias Darwin Society Magazine
Doe Agora Revista Atmosfera
Negócios Sustentáveis Universo Ambiental
Publicações Notícias Socioambientais
Biblioteca Muda no Mundo
CECFLORA Eu Oceano
Contato  
     
 
Todos os direitos reservados. Agência Ambiental Pick-upau 1999 - 2024.