Notícias
 
 
 

MPSP e Pick-upau fazem plantio simbólico em Ribeirão Preto
Estação Ecológica recebeu promotoras e ativistas

07/06/2014 – O Ministério Público do Estado de São Paulo – MPSP e a Agência Ambiental Pick-upau, realizaram um plantio simbólico de mudas nativas em Ribeirão Preto, interior de São Paulo. A cidade localizada a 203 km da capital paulista abriga uma Estação Ecológica, que leva o nome da cidade e que possui 154,16 hectares, compostos por Floresta Estacional Semidecidual (Borda, mata ciliar, interior). O plantio faz parte da pegada ecológica do MPSP e celebrou a Semana do Meio Ambiente.

Pick-upau/Reprodução

Plantio na Estação Ecológica de Ribeirão Preto.

Participaram ainda do plantio as Promotoras de Justiça do Grupo de Atuação Especial de Defesa do Meio ambiente – GAEMA de Pardo, Dra. Tania de Andrade e Dra. Cláudia Habib; os assistentes técnicos do MPSP, Olavo Nepomuceno, Haline Nobre Cesar, Luiz Roberto Bueno Trindade e Rose Correa; a presidente da Pick-upau, Andrea Nascimento, o CEO da organização, Julio Andrade, a bióloga da Pick-upau Viviane Rodrigues Reis; Guilherme Sandoval de Araújo, gestor da UC e Marcus Negreiros, Dara Fayola Martins e Cleide Oliveira, todos da Estação Ecológica de Ribeirão Preto.

Pick-upau/Reprodução

Plantio na Estação Ecológica de Ribeirão Preto.

Entre as espécies plantadas estão Farinha-seca (Albizia hasslerii (Chodat) Burkart), Urucum (Bixa orellana L.), Jenipapo (Genipa americana L.), Canafístula (Peltophorum dubium (Spreng.) Taub.), Guarantã (Esenbeckia leiocarpa Engl.) e Jatobá (Hymenae courbaril var. stilbocarpa (Hayne) Lee et Lang.), todas produzidas no Viveiro Refazenda.

Pick-upau/Reprodução

Plantio na Estação Ecológica de Ribeirão Preto.

A parceria entre a Pick-upau e o MPSP para a pegada ecológica foi assinada em janeiro deste ano pelo Procurador-Geral de Justiça, Dr. Márcio Fernando Elias Rosa e pela presente da organização, Andrea Nascimento.

Pick-upau/Reprodução

Estação Ecológica de Ribeirão Preto.

Sobre o Ministério Público de SP
Procuradoria-Geral de Justiça, além de suas atribuições administrativas, também exerce funções de órgão de execução. A Constituição Federal, artigo 129, ao delinear as funções institucionais do Ministério Público, já prevê algumas consideradas próprias de órgão de execução. As Leis Orgânicas Federal e Estadual do Ministério Público disciplinam as funções de execução da Procuradoria-Geral de Justiça, respectivamente no artigo 29 (Lei nº 8.625, de 12-2-1993) e no artigo 116 (Lei Estadual nº 734, de 26-11-1993). Funções de Execução: art. 29 da Lei nº 8.625, de 12 de fevereiro de 1993 e art. 116 da Lei Complementar Estadual nº 734, de 26 de novembro de 1993. Fonte: MPSP

Pick-upau/Reprodução

Estação Ecológica de Ribeirão Preto.

Sobre o GAEMA
Grupo de Atuação Especial de Defesa do Meio Ambiente: Os Promotores de Justiça de urbanismo e meio ambiente têm como missão promover e defender os valores ambientais, urbanísticos, culturais e humanos que garantam um meio ambiente ecologicamente equilibrado para as presentes e futuras gerações, contribuindo no processo de transformação social. Fonte: MPSP

Pick-upau/Reprodução

Estação Ecológica de Ribeirão Preto.

Sobre o Projeto Florestar
O Projeto Florestar criado pelo ato nº 61/2012-PGJ, de 29 de novembro de 2012, no âmbito do Centro de Apoio Operacional das Promotorias de Justiça Cíveis e de Tutela Coletiva, tem o objetivo de estabelecer uma programação de trabalho do Ministério Público, nas áreas de Urbanismo e Meio Ambiente, para o desenvolvimento de ações e estudos referentes à proteção florestal e da biodiversidade após as alterações legislativas, em especial o novo Código Florestal (Lei no. 12.651/2012). O Projeto Florestar conta com três frentes: o Grupo Estratégico de Proteção Florestal; o Programa de Diagnósticos e Integração de Entendimentos Técnico-Jurídicos; e o Programa de Cidadania Florestal. O Grupo Estratégico de Proteção Florestal tem como objetivos o desenvolvimento e sugestão de estratégias de atuação institucional no âmbito administrativo e judicial, referentes à proteção florestal e da biodiversidade. Já o Programa de Diagnósticos e Integração de Entendimentos Técnico-Jurídicos tem a finalidade de subsidiar os trabalhos dos Promotores de Justiça e Assistentes Técnicos de Promotoria, em matéria de proteção florestal. O Programa de Cidadania Florestal visa à integração da atividade institucional do Ministério Público em matéria ambiental-florestal com a comunidade em geral. Fonte: MPSP
Saiba mais: www.mp.sp.gov.br

Pick-upau/Reprodução

Plantio na Estação Ecológica de Ribeirão Preto.

Sobre a Estação Ecológica de Ribeirão Preto
Antiga fazenda de café denominada Santa Tereza desapropriada amigavelmente na segunda metade do século XX e incorporada ao acervo do serviço Florestal do estado. Em 1984 foi transformada em Estação Ecológica.
A Bacia Hidrográfica do Rio Pardo, Estado de São Paulo, onde se encontra a Estação Ecológica de Ribeirão Preto é formada por 24 municípios com área total de 9,6 mil Km2 e 880 mil habitantes, sendo Ribeirão Preto sede da região. Caracterizada como pólo canavieiro, a região apresenta as dificuldades socioeconômicas inerentes à expansão de monoculturas e problemas de degradação ambiental. Apresenta hoje apenas 2,99% de sua área com cobertura florestal, sendo 2,44% mata e capoeira, 0,29% cerrado e 0,26% Cerradão (SMA/IF 20011). A EERP representa o maior fragmento florestal dos 140 fragmentos existentes no município de Ribeirão Preto. Fonte: Fundação Florestal

Da Redação
Com informações do MPSP e da Fundação Florestal
Fotos: Pick-upau/Divulgação
Veja mais fotos no Facebook e no Flickr

 
 
 
 

 

Notícias  
 
 
 
 
     
SEJA UM PATROCINADOR
CORPORATIVO
A Agência Ambiental Pick-upau busca parcerias corporativas para ampliar sua rede de atuação e intensificar suas propostas de desenvolvimento sustentável e atividades que promovam a conservação e a preservação dos recursos naturais do planeta.

 
 
 
 
Doe Agora
Destaques
Biblioteca
     
Doar para a Agência Ambiental Pick-upau é uma forma de somar esforços para viabilizar esses projetos de conservação da natureza. A Agência Ambiental Pick-upau é uma organização sem fins lucrativos, que depende de contribuições de pessoas físicas e jurídicas.
Conheça um pouco mais sobre a história da Agência Ambiental Pick-upau por meio da cronologia de matérias e artigos.
O Projeto Outono tem como objetivo promover a educação, a manutenção e a preservação ambiental através da leitura e do conhecimento. Conheça a Biblioteca da Agência Ambiental Pick-upau e saiba como doar.
             
       
 
 
 
 
     
TORNE-SE UM VOLUNTÁRIO
DOE SEU TEMPO
Para doar algumas horas em prol da preservação da natureza, você não precisa, necessariamente, ser um especialista, basta ser solidário e desejar colaborar com a Agência Ambiental Pick-upau e suas atividades.

 
 
 
 
Compromissos
Fale Conosco
Pesquise
     
Conheça o Programa de Compliance e a Governança Institucional da Agência Ambiental Pick-upau sobre políticas de combate à corrupção, igualdade de gênero e racial, direito das mulheres e combate ao assédio no trabalho.
Entre em contato com a Agência Ambiental Pick-upau. Tire suas dúvidas e saiba como você pode apoiar nosso trabalho.
O Portal Pick-upau disponibiliza um banco de informações ambientais com mais de 35 mil páginas de conteúdo online gratuito.
             
       
 
 
 
 
 
Ajude a Organização na conservação ambiental.
     
CONHEÇA + EXPLORE +
SIGA-NOS
 

 

 
Projeto Aves
Missão e Valores Plastic no Thanks
O Que Fazemos Programa Atmosfera
Programa de Compliance Rede de Sementes e Mudas
Voluntariado Novas Florestas
Parcerias Pesquisa em Biodiversidade
Notícias Darwin Society Magazine
Doe Agora Revista Atmosfera
Negócios Sustentáveis Universo Ambiental
Publicações Notícias Socioambientais
Biblioteca Muda no Mundo
CECFLORA Eu Oceano
Contato  
     
 
Todos os direitos reservados. Agência Ambiental Pick-upau 1999 - 2024.