Notícias
 
 
 

MPSP e Pick-upau visitam São Sebastião, no litoral norte
Promotores e ativistas plantaram mudas florestais no dia mundial do meio ambiente

07/06/2014 – O Ministério Público do Estado de São Paulo – MPSP e a Agência Ambiental Pick-upau, realizaram um plantio de 150 mudas nativas em São Sebastião, litoral norte de São Paulo. A cidade que fica a 203 km, abriga um dos núcleos do Parque Estadual da Serra do Mar. O plantio faz parte da pegada ecológica do MPSP e celebrou o Dia Mundial do Meio Ambiente. Além de funcionários da Fundação Florestal, estiveram presentes moradores e membros do Instituto Esporte & Educação, da Associação de Surf de Maresias e da Associação de Moradores de Maresias (SOMAR).

Pick-upau/Reprodução

Parque Estadual da Serra do Mar - Núcleo São Sebastião.

Participaram ainda do plantio o Promotor de Justiça do Grupo de Atuação Especial de Defesa do Meio ambiente – GAEMA Litoral Norte, Dr. Paulo Guilherme Carolis Lima, a presidente da Pick-upau, Andrea Nascimento, o CEO da organização, Julio Andrade, uma das biólogas da Pick-upau Viviane Rodrigues Reis. Além de Leandro Muniz, Thaís Alves Pinto, Antonio Nairton, Lucas Rigueiral, Rhami Russo e Carlos Zacchi Neto, todos do PESM São Sebastião.

Pick-upau/Reprodução

Plantio no Parque Estadual da Serra do Mar - Núcleo São Sebastião.

Entre as espécies plantadas estão Angico-vermelho (Anadenanthera macrocarpa (Benth.) Brenan), Cebolão (Phytolacca dioica L.), Goiabeira (Psidium guajava L.), Guapira (Guapira hirsuta (Choisy) Lundell), Jacarandá-mimoso (Jacaranda mimosifolia D.Don), Paineira (Chorisia speciosa A. St.-Hil.), Pau-formiga (Triplaris brasiliana Cham.) e Pau-viola (Cytharexyllum myrianthum Cham.), todas produzidas no Viveiro Refazenda.

Pick-upau/Reprodução

Plantio no Parque Estadual da Serra do Mar - Núcleo São Sebastião.

A parceria entre a Pick-upau e o MPSP para a pegada ecológica foi assinada em janeiro deste ano pelo Procurador-Geral de Justiça, Dr. Márcio Fernando Elias Rosa e pela presente da organização, Andrea Nascimento.

+ Mais

MP-SP e MPF ajuízam ação para suspender licença de ampliação do Porto de São Sebastião

Quarta-Feira , 28 de maio de 2014 - Promotores e Procuradora sustentam que obra pode provocar graves danos ao meio ambiente. O Ministério Público do Estado de São Paulo e o Ministério Público Federal ajuizaram ação contra o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e Recursos Naturais Renováveis (Ibama) e a Companhia Docas de São Sebastião (CDSS) para tentar impedir o início das obras de ampliação do Porto de São Sebastião, litoral norte do estado.

MPSP/Reprodução

Na ação civil pública para proteção do meio ambiente, os Promotores de Justiça do Grupo de Atuação Especial do Meio Ambiente (GAEMA) – Núcleo Litoral Norte e o MPF em Caraguatatuba pedem que a Justiça Federal conceda liminar e suspenda o processo de licenciamento ambiental do porto até que se tenha uma conclusão segura sobre a viabilidade do empreendimento na região. Na ação é pedido que, ao final do processo, a Justiça anule em caráter definitivo a licença prévia e que o Ibama seja proibido de emitir nova licença sem que os estudos sejam complementados.

O MP-SP e o MPF sustentam que o licenciamento ambiental em andamento está sendo feito com base em uma licença prévia expedida num contexto de inobservância clara às normas ambientais, baseando-se em EIA/Rima (Estudo de Impactos Ambientais/Relatório de Impactos Ambientais) incompletos. De acordo com a ação, caso o processo de licenciamento ambiental não seja imediatamente suspenso, haverá “graves danos ao meio ambiente, de difícil reparação ou mesmo irreversíveis” - já que o passo subsequente é a expedição da licença de instalação, o que efetivamente vai permitir o início das obras.

A ação é assinada pelos Promotores Tadeu Salgado Ivahy Badaró Junior, Alfredo Luiz Portes Neto e Paulo Guilherme Carolis, do GAEMA, e pela Procuradora da República em Caraguatatuba, Maria Rezende Capucci. O documento foi distribuído à 1ª Vara Federal de Caraguatatuba nesta quarta-feira (28/5) sobe o nº 0000398-59.2014.4.036135.

Na ação, o Ministério Público questiona a capacidade de suporte do litoral norte para o crescimento que será induzido pelo complexo de 13 grandes empreendimentos que estão sendo implantados na região pelos governos federal e estadual e que têm como principal foco a instalação do porto. Esse crescimento vai se refletir em habitação e abastecimento de água, entre outros, argumenta o MP.

De acordo com pesquisadores da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp), o EIA da ampliação do porto “não fornece base técnica para avaliar a viabilidade ambiental do empreendimento nem para discutir medidas mitigatórias e compensatórias”.

Eles chegaram a recomendar a complementação dos estudos “de forma a subsidiar adequadamente a tomada de decisão pela sociedade” - o que acabou não sendo feito. “Sem esse tipo de informação (obtido a partir da complementação dos estudos)”, argumentam os pesquisadores, “a avaliação da viabilidade ambiental do empreendimento fica completamente prejudicada”.

RESERVA

O litoral norte de São Paulo tem cerca de 80% da sua área legalmente protegida por unidades de conservação. A região integra a Reserva da Biosfera da Mata Atlântica – demarcada pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco) segundo critérios reconhecidos internacionalmente para caracterização das Reservas da Biosfera. Para os membros do MP que atuam no caso, é evidente o reconhecimento internacional do patrimônio natural e cultural existentes naquela área. Ainda de acordo com a ação, “a vocação da região é a conservação dos ambientes naturais contínuos da Serra do Mar, permitindo a ocorrência de atividade econômica voltada para o turismo e lazer, bem como de expressiva e tradicional atividade pesqueira”.

Pick-upau/Reprodução

Plantio no Parque Estadual da Serra do Mar - Núcleo São Sebastião.

Fonte: MPSP

Sobre a Pick-upau
A Agência Ambiental Pick-upau é uma organização não governamental sem fins lucrativos de caráter ambientalista 100% brasileira, fundada em 1999, por três ex-integrantes do Greenpeace-Brasil. Originalmente criada no Cerrado brasileiro, tem sua base, próxima a uma das últimas e mais importantes reservas de Mata Atlântica da cidade São Paulo. Por tratar-se de uma organização sobre Meio Ambiente, sem uma bandeira única, o Pick-upau possui e desenvolve projetos em diversas áreas ambientais. Desde a educação e o jornalismo ambiental, através do Portal Pick-upau – Central de Educação e Jornalismo Ambiental, hoje com cerca de 50.000 páginas de conteúdo totalmente gratuito; passando por programas de produção florestal e reflorestamento, questão indígena, comércio justo, políticas públicas, neutralização de gases de efeito estufa até a pesquisa científica, com ênfase na biodiversidade (fauna e flora). Saiba mais: www.pick-upau.org.br

Pick-upau/Reprodução

Parque Estadual da Serra do Mar - Núcleo São Sebastião.

Sobre o Ministério Público de SP
Procuradoria-Geral de Justiça, além de suas atribuições administrativas, também exerce funções de órgão de execução. A Constituição Federal, artigo 129, ao delinear as funções institucionais do Ministério Público, já prevê algumas consideradas próprias de órgão de execução. As Leis Orgânicas Federal e Estadual do Ministério Público disciplinam as funções de execução da Procuradoria-Geral de Justiça, respectivamente no artigo 29 (Lei nº 8.625, de 12-2-1993) e no artigo 116 (Lei Estadual nº 734, de 26-11-1993). Funções de Execução: art. 29 da Lei nº 8.625, de 12 de fevereiro de 1993 e art. 116 da Lei Complementar Estadual nº 734, de 26 de novembro de 1993. Fonte: MPSP

Pick-upau/Reprodução

Parque Estadual da Serra do Mar - Núcleo São Sebastião.

Sobre o GAEMA
Grupo de Atuação Especial de Defesa do Meio Ambiente: Os Promotores de Justiça de urbanismo e meio ambiente têm como missão promover e defender os valores ambientais, urbanísticos, culturais e humanos que garantam um meio ambiente ecologicamente equilibrado para as presentes e futuras gerações, contribuindo no processo de transformação social. Fonte: MPSP

Pick-upau/Reprodução

Parque Estadual da Serra do Mar - Núcleo São Sebastião.

Sobre o Projeto Florestar
O Projeto Florestar criado pelo ato nº 61/2012-PGJ, de 29 de novembro de 2012, no âmbito do Centro de Apoio Operacional das Promotorias de Justiça Cíveis e de Tutela Coletiva, tem o objetivo de estabelecer uma programação de trabalho do Ministério Público, nas áreas de Urbanismo e Meio Ambiente, para o desenvolvimento de ações e estudos referentes à proteção florestal e da biodiversidade após as alterações legislativas, em especial o novo Código Florestal (Lei no. 12.651/2012). O Projeto Florestar conta com três frentes: o Grupo Estratégico de Proteção Florestal; o Programa de Diagnósticos e Integração de Entendimentos Técnico-Jurídicos; e o Programa de Cidadania Florestal. O Grupo Estratégico de Proteção Florestal tem como objetivos o desenvolvimento e sugestão de estratégias de atuação institucional no âmbito administrativo e judicial, referentes à proteção florestal e da biodiversidade. Já o Programa de Diagnósticos e Integração de Entendimentos Técnico-Jurídicos tem a finalidade de subsidiar os trabalhos dos Promotores de Justiça e Assistentes Técnicos de Promotoria, em matéria de proteção florestal. O Programa de Cidadania Florestal visa à integração da atividade institucional do Ministério Público em matéria ambiental-florestal com a comunidade em geral. Fonte: MPSP
Saiba mais: www.mp.sp.gov.br

Pick-upau/Reprodução

Parque Estadual da Serra do Mar - Núcleo São Sebastião.

Sobre o PE da Serra do Mar – Núcleo São Sebastião
A manutenção do clima, estabilidade das encostas e disponibilidade da água para abastecimento, ecoturismo e lazer caracterizam bem os serviços ambientais oferecidos pela Mata Atlântica e a Serra do Mar, entre outros importantes aspectos que envolvem o conceito de sustentabilidade. As paisagens radicais são o ponto forte do Parque Estadual da Serra do Mar no Núcleo São Sebastião, graças ao mergulho vertical de suas escarpas no oceano, que destaca o contraste entre a coloração negra dos costões rochosos e as espumas brancas das ondas que neles explodem; diferentes matizes de verde que refletem a mata, a serra e o oceano cujo nome atlântico integra toda essa paisagem: uma composição mágica entre o clima quente e úmido que possibilita a diversidade composta por cada ecossistemas seja marinho, rochoso ou florestal. O Núcleo São Sebastião protege a serra, a floresta e importante manancial de água e vida, garantindo a qualidade ambiental e paisagística da região.

Pick-upau/Reprodução

Parque Estadual da Serra do Mar - Núcleo São Sebastião.

O litoral Norte do Estado de São Paulo é de extrema importância ainda, por ser um dos mais ricos conjuntos de ecossistemas em termos de biodiversidade do planeta e abrigar uma variedade de mamíferos, aves, peixes, insetos, répteis, árvores, fungos e bactérias. Como conseqüência dessa diversificação ambiental, deu-se a evolução de um complexo biótico de natureza vegetal e animal altamente rico. Devido à sua enorme extensão, o PESM é gerenciado por meio de oito núcleos administrativos: Cunha, Santa Virgínia e Curucutu no planalto, e Picinguaba, Caraguatatuba, São Sebastião, Cubatão e Pedro de Toledo no litoral. Esses núcleos configuram um mosaico de situações diversas, caracterizadas em função do uso do solo e dos programas de manejo desenvolvidos ou potenciais, demandando uma atuação diferenciada da administração, considerando ainda o domínio das terras, que são públicas ou estão em diversos estágios de regularização fundiária. Fonte: Fundação Florestal

Da Redação
Com informações do MPSP e da Fundação Florestal
Fotos: Pick-upau/Divulgação
Veja mais fotos no Facebook e no Flickr

 
 
 
 

 

Notícias  
 
 
 
 
     
SEJA UM PATROCINADOR
CORPORATIVO
A Agência Ambiental Pick-upau busca parcerias corporativas para ampliar sua rede de atuação e intensificar suas propostas de desenvolvimento sustentável e atividades que promovam a conservação e a preservação dos recursos naturais do planeta.

 
 
 
 
Doe Agora
Destaques
Biblioteca
     
Doar para a Agência Ambiental Pick-upau é uma forma de somar esforços para viabilizar esses projetos de conservação da natureza. A Agência Ambiental Pick-upau é uma organização sem fins lucrativos, que depende de contribuições de pessoas físicas e jurídicas.
Conheça um pouco mais sobre a história da Agência Ambiental Pick-upau por meio da cronologia de matérias e artigos.
O Projeto Outono tem como objetivo promover a educação, a manutenção e a preservação ambiental através da leitura e do conhecimento. Conheça a Biblioteca da Agência Ambiental Pick-upau e saiba como doar.
             
       
 
 
 
 
     
TORNE-SE UM VOLUNTÁRIO
DOE SEU TEMPO
Para doar algumas horas em prol da preservação da natureza, você não precisa, necessariamente, ser um especialista, basta ser solidário e desejar colaborar com a Agência Ambiental Pick-upau e suas atividades.

 
 
 
 
Compromissos
Fale Conosco
Pesquise
     
Conheça o Programa de Compliance e a Governança Institucional da Agência Ambiental Pick-upau sobre políticas de combate à corrupção, igualdade de gênero e racial, direito das mulheres e combate ao assédio no trabalho.
Entre em contato com a Agência Ambiental Pick-upau. Tire suas dúvidas e saiba como você pode apoiar nosso trabalho.
O Portal Pick-upau disponibiliza um banco de informações ambientais com mais de 35 mil páginas de conteúdo online gratuito.
             
       
 
 
 
 
 
Ajude a Organização na conservação ambiental.
     
CONHEÇA + EXPLORE +
SIGA-NOS
 

 

 
Projeto Aves
Missão e Valores Plastic no Thanks
O Que Fazemos Programa Atmosfera
Programa de Compliance Rede de Sementes e Mudas
Voluntariado Novas Florestas
Parcerias Pesquisa em Biodiversidade
Notícias Darwin Society Magazine
Doe Agora Revista Atmosfera
Negócios Sustentáveis Universo Ambiental
Publicações Notícias Socioambientais
Biblioteca Muda no Mundo
CECFLORA Eu Oceano
Contato  
     
 
Todos os direitos reservados. Agência Ambiental Pick-upau 1999 - 2024.