Notícias
 
 
 

MP-SP planta mais mudas nativas em parques para fazer compensação ambiental
Ações na Grande SP, no litoral e no interior fazem parte do Projeto Pegada Ecológica

27/06/2014 – O Ministério Público de São Paulo realizou, nas últimas semanas, plantios de árvores nativas em Ribeirão Preto, Campinas e Piracicaba, no interior do estado, e no Parque Nascentes do Tietê, na estância turística de Salesópolis, na Região Metropolitana de São Paulo. Os plantios fazem parte do Projeto “Pegada Ecológica”, realizado em conjunto com a Agência Ambiental Pick-upau, com o objetivo de neutralizar a emissão de gases de efeito estufa resultantes das atividades exercidas pelo MP-SP.

Reprodução

Em Ribeirão Preto, o plantio foi feito na Estação Ecológica da cidade, no último dia 7, celebrando a Semana do Meio Ambiente. Entre as espécies plantadas estão Farinha-seca (Albizia hasslerii (Chodat) Burkart), Urucum (Bixa orellana L.), Jenipapo (Genipa americana L.), Canafístula (Peltophorum dubium (Spreng.) Taub.), Guarantã (Esenbeckia leiocarpa Engl.) e Jatobá (Hymenae courbaril var. stilbocarpa (Hayne) Lee et Lang.), todas produzidas no Viveiro Refazenda.

Participaram do plantio as Promotoras de Justiça do Grupo de Atuação Especial de Defesa do Meio ambiente (GAEMA) - Núcleo Pardo, Tânia de Andrade e Cláudia Habib; os assistentes técnicos do MPSP, Olavo Nepomuceno, Haline Nobre Cesar, Luiz Roberto Bueno Trindade e Rose Correa; a Presidente da Pick-upau, Andrea Nascimento, o CEO da organização, Julio Andrade, a bióloga da Pick-upau Viviane Rodrigues Reis; Guilherme Sandoval de Araújo, gestor da UC e Marcus Negreiros, Dara Fayola Martins e Cleide Oliveira, todos da Estação Ecológica de Ribeirão Preto.

Reprodução

O Promotor de Justiça Rodrigo Sanches Garcia e a Presidente da ONG Pick-upau Andrea Nascimento durante o plantio em Campinas.

Na mesma data, 200 mudas foram plantadas na Floresta Estadual Edmundo Navarro de Andrade, em Piracicaba. Angico-vermelho, Araçá-Amareloo, Cabeludinha, Cedro-Rosa, Cerejeira-do-mato, Ipê-amarelo casca grossa, Ipê-Amarelo-Casca-Lisa, Ipê-Roxo-Sete-Folhas, Jatobá e Genipapu estão entre as espécies plantadas pelos Promotores de Justiça Ivan Carneiro Castanheiro, do GAEMA – Núcleo Piracicaba, e Adriano Andrade de Souza, Assessor da Área de Meio Ambiente do Centro de Apoio Operacional Cível e Tutela Coletiva (CAO-Cível), além de representantes da Agência Ambiental Pick-upau.

Também no dia 7 houve plantio de 150 mudas no Parque Estadual da Serra do Mar, em São Sebastião. O parque recebeu mudas das espécies Angico-vermelho (Anadenanthera macrocarpa (Benth.) Brenan), Cebolão (Phytolacca dioica L.), Goiabeira (Psidium guajava L.), Guapira (Guapira hirsuta (Choisy) Lundell), Jacarandá-mimoso (Jacaranda mimosifolia D.Don), Paineira (Chorisia speciosa A. St.-Hil.), Pau-formiga (Triplaris brasiliana Cham.) e Pau-viola (Cytharexyllum myrianthum Cham.

Participaram do plantio o Promotor de Justiça Paulo Guilherme Carolis Lima, do GAEMA – Núcleo Litoral Norte, representantes da Pick-upau e Leandro Muniz, Thaís Alves Pinto, Antonio Nairton, Lucas Rigueiral, Rhami Russo e Carlos Zacchi Neto, todos do Parque Estadual em São Sebastião.

No dia 13, a iniciativa se repetiu na Estância Turística de Salesópolis. Foram plantadas espécies Capororoca-branca (Rapanea gardneriana (A. DC.) Mez), Cedro-rosa (Cedrela fissilis Vell.), Farinha-seca (Albizia hasslerii (Chodat) Burkart), Goiabeira (Psidium guajava L.), Monjoleiro (Acacia polyphylla DC.), Palmeira-juçara (Euterpe edulis Mart.) e Pau-viola (Cytharexyllum myrianthum Cham.), também produzidas no Viveiro Refazenda.

Participaram do plantio o Promotor de Justiça Ricardo Manuel Castro, do GAEMA – Núcleo Cabeceiras; a Promotora de Justiça Tatiana Barreto Serra, Assessora da Área de Meio Ambiente (CAO-Cível), o gestor do Parque Nascentes do Tietê, Gastão Gonçalves; o CEO da Pick-upau, Julio Andrade e a bióloga da Organização, Viviane Rodrigues Reis.

Reprodução

O Promotor de Justiça Ricardo Manuel Castro (dir.) faz o plantio com o Gestor do Parque de Salesópolis.

Também foram cultivadas mudas na Mata de Santa Genebra, em Campinas, no dia 23 de maio. Com a presença do Promotor de Justiça Rodrigo Sanches Garcia, do GAEMA – Núcleo Campinas, de representantes da Pick-upau e do Servidor do MP Warner Arantes, foram plantadas espécies de Canela-amarela (Nectandra lanceolata), Saguaraji-vermelho (Colubrina glandulosa), Palmeira-juçara (Euterpe edulis Mart.), Pau-viola (Cytharexyllum myrianthum Cham.), Açoita-cavalo (Luehea divaricata Mart.), Arco-de-peneira (Cupania vernalis), Angico-vermelho (Anadenanthera macrocarpa) e Taiúva (Maclura tinctoria), todas produzidas no Viveiro Refazenda.

A área do Núcleo Juqueri-Cantareira foi a primeira região a receber as mudas, em fevereiro, quando 40 espécies foram plantadas no Parque Estadual da Cantareira, zona norte da Capital, iniciativa que contou com a presença do Procurador-Geral de Justiça, Márcio Fernando Elias Rosa, em fevereiro. Depois, mudas também foram plantadas no Parque Estadual do Juquery, em Franco da Rocha, e, em maio foi a vez do Parque Estadual Xixová-Japuí, no litoral paulista. O plantio de todas as mudas previstas no projeto – cerca de 2.200 - ocorrerá ao longo do ano nas áreas de atuação do GAEMA (Grupo de Atuação Especial de Defesa do Meio ambiente) - núcleos regionais do Vale do Paraíba, Litoral Norte, Pardo, Baixada Santista, Pontal do Paranapanema, Vale do Ribeira, Médio Paranapanema, Cabeceiras, Campinas e Piracicaba.

A iniciativa faz parte da terceira fase do Projeto Florestar, criado em novembro de 2012, com o objetivo de estabelecer uma programação de trabalho do Ministério Público, nas áreas de Urbanismo e Meio Ambiente, para o desenvolvimento de ações e estudos referentes à proteção florestal e da biodiversidade após as alterações legislativas, em especial o novo Código Florestal (Lei no. 12.651/2012).

Termo de Cooperação
Por meio de um Termo de Cooperação Técnico firmado em janeiro, os auditores da Agência Ambiental Pick-upau elaboraram um Inventário e Laudo Técnico para Neutralização de Gases de Efeito Estufa (GEE).

O relatório consiste no levantamento das emissões provenientes das atividades antrópicas, ou seja, a ação do homem sobre o habitat e as modificações dela resultantes, exercidas pelo MP-SP no ano de 2012, para, posteriormente, neutralizá-las por meio do plantio de mudas nativas.

O cálculo foi feito considerando a frota de veículos automotivos, a energia elétrica consumida, o consumo de papel e viagens áreas nacionais realizadas no período de janeiro a dezembro de 2012. Essa contabilidade levou a Agência Ambiental Pick-upau a somar o número de 2.215 mudas nativas que estão sendo plantadas pelos Membros e servidores do MP. Os plantios são coordenados pelos núcleos do Grupo de Atuação Especial de Defesa do Meio Ambiente (GAEMA) em todo o Estado.

Legenda
O Promotor de Justiça Ricardo Manuel Castro (dir.) faz o plantio com o Gestor do Parque de Salesópolis

O Promotor de Justiça Rodrigo Sanches Garcia e a Presidente da ONG Pick-upau Andrea Nascimento durante o plantio em Campinas

Fotos: Divulgação
Núcleo de Comunicação Social
Ministério Público do Estado de São Paulo

 
 
 
 

 

Notícias  
 
 
 
 
     
SEJA UM PATROCINADOR
CORPORATIVO
A Agência Ambiental Pick-upau busca parcerias corporativas para ampliar sua rede de atuação e intensificar suas propostas de desenvolvimento sustentável e atividades que promovam a conservação e a preservação dos recursos naturais do planeta.

 
 
 
 
Doe Agora
Destaques
Biblioteca
     
Doar para a Agência Ambiental Pick-upau é uma forma de somar esforços para viabilizar esses projetos de conservação da natureza. A Agência Ambiental Pick-upau é uma organização sem fins lucrativos, que depende de contribuições de pessoas físicas e jurídicas.
Conheça um pouco mais sobre a história da Agência Ambiental Pick-upau por meio da cronologia de matérias e artigos.
O Projeto Outono tem como objetivo promover a educação, a manutenção e a preservação ambiental através da leitura e do conhecimento. Conheça a Biblioteca da Agência Ambiental Pick-upau e saiba como doar.
             
       
 
 
 
 
     
TORNE-SE UM VOLUNTÁRIO
DOE SEU TEMPO
Para doar algumas horas em prol da preservação da natureza, você não precisa, necessariamente, ser um especialista, basta ser solidário e desejar colaborar com a Agência Ambiental Pick-upau e suas atividades.

 
 
 
 
Compromissos
Fale Conosco
Pesquise
     
Conheça o Programa de Compliance e a Governança Institucional da Agência Ambiental Pick-upau sobre políticas de combate à corrupção, igualdade de gênero e racial, direito das mulheres e combate ao assédio no trabalho.
Entre em contato com a Agência Ambiental Pick-upau. Tire suas dúvidas e saiba como você pode apoiar nosso trabalho.
O Portal Pick-upau disponibiliza um banco de informações ambientais com mais de 35 mil páginas de conteúdo online gratuito.
             
       
 
 
 
 
 
Ajude a Organização na conservação ambiental.
     
CONHEÇA + EXPLORE +
SIGA-NOS
 

 

 
Projeto Aves
Missão e Valores Plastic no Thanks
O Que Fazemos Programa Atmosfera
Programa de Compliance Rede de Sementes e Mudas
Voluntariado Novas Florestas
Parcerias Pesquisa em Biodiversidade
Notícias Darwin Society Magazine
Doe Agora Revista Atmosfera
Negócios Sustentáveis Universo Ambiental
Publicações Notícias Socioambientais
Biblioteca Muda no Mundo
CECFLORA Eu Oceano
Contato  
     
 
Todos os direitos reservados. Agência Ambiental Pick-upau 1999 - 2024.