Notícias
 
 
 

Pick-upau participará da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia
Evento em São Paulo será realizado no Parque CienTec da USP

25/09/2014 – A Agência Ambiental Pick-upau em parceria com o Parque de Ciência e Tecnologia da Universidade de São Paulo – CienTec/USP, realizará ações socioambientais durante a 11a edição da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia 2014, que acontecerá entre os dias 8 e 11 de outubro, das 9 às 16:30 h. Este ano o tema será “Ciência e tecnologia para o desenvolvimento social”. O evento é gratuito e pode ser agendado para escolas.

O Parque oferecerá suas tradicionais sessões de planetário digital, trilhas ecológicas, arborismo, gincana com bússola, atividades de física, geofísica, matemática, meteorologia, entre outras.

Divulgação/CienTec

Serão oferecidas também exposições do Museu de Ciências e de outros institutos de ensino e pesquisa da USP, como o ‘Desafio Robótico’, a ‘Oficina de Réplicas de Fósseis’, o projeto ‘Solo na Escola’, projetos interativos de física, práticas de modalidades esportivas, jogos eletrônicos, mostra de curta-metragens e laboratório de medicina tropical.

Contamos também com atividades coordenadas por outras instituições, como a oficina de acessibilidade da ETEC Rosa Perroni Scavone, a exposição de insetos vivos do Instituto Biológico de São Paulo (Secretaria Estadual de Meio Ambiente) e a oficina de vídeo da Temporal Filmes.

Divulgação/CienTec

A Agência Ambiental Pick-upau desenvolve diversas pesquisas científicas no Parque CienTec na área biodiversidade, sobre panorama de extratos arbóreos, restauração ecológica com combate à espécies exóticas invasoras em Área de Preservação Permanente – APP e desenvolvimento e erradicação da Pteridium aquilinum, conhecida como samambaia-brava.

Serviço
Parque de Ciência e Tecnologia da USP
Av. Miguel Stéfano, 4.200
Água Funda (em frente ao Zoológico, veja no mapa)
Agendamento: 11 5077 6312
Email: parquecientec@usp.br
Site: http://parquecientec.usp.br/
Horário de Funcionamento:
De 2ª à 6ª, das 8h30 às 17h.
Aos sábados, das 9h às 16h.

Divulgação/CienTec

Sobre o Parque CIENTEC
A história do Parque de Ciência e Tecnologia da Universidade de São Paulo remonta à criação da Comissão Geográfica e Geológica da Província do São Paulo, em 1886, chefiada pelo geólogo americano Orville A. Derby. Essa comissão contava com a participação da ‘Seção de Botânica e Meteorologia’, dirigida pelo Prof. Alberto Loefgren, que foi o embrião do Serviço Meteorológico do Estado do São Paulo. Em 1912, foi inaugurado o Observatório de São Paulo, na Av. Paulista, como sede do Serviço Meteorológico e do Serviço da Hora Oficial do Estado. O Observatório realizava ainda observações geofísicas de geomagnetismo e sismologia. Em 1928, com o crescimento da cidade de São Paulo, um novo Observatório de São Paulo foi construído no então remoto bairro da Água Funda, onde hoje se localiza o Parque Estadual das Fontes do Ipiranga (PEFI). Através do Decreto Estadual nº 4788, de 04 de dezembro de 1930, a Sede Meteorológica Estadual foi anexada à Escola Politécnica de São Paulo, na qual desde 1894 se realizava o ensino da Astronomia, passando esta a se denominar “Instituto Astronômico e Geofísico” (IAG). Com a criação da Universidade de São Paulo, através do Decreto Estadual nº 6.283, de 25 de janeiro de 1934, o IAG passou a ser considerado como Instituto Complementar da USP. O IAG foi definitivamente incorporado à USP por meio do Decreto Estadual nº 16.622, de 30 de dezembro de 1946, com a mesma denominação e finalidades, constituindo-se um dos Institutos Anexos da Universidade, e mantendo como diretor o Engenheiro Alypio Leme de Oliveira, autor do projeto original do Parque. Na década de 1990, o IAG foi deslocado para a Cidade Universitária da USP, no Butantã, e seu campus da Água Funda recebeu uma nova Instituição. Em 2001, foi criado o Parque de Ciência e Tecnologia da USP, Parque CienTec, vinculado à Pró-Reitoria de Cultura e Extensão Universitária, através do decreto GR 3.313 de 12 de abril de 2001 (checar), assinado pelo Reitor Adolpho José Melfi. A Reitoria da USP, através da Portaria GR nº 5648, de 05 de junho de 2012, passou a considerar o Parque CienTec como ¨Reserva Ecológica da USP¨, com área de 112 hectares de mata, visando protegê-la como área de especial interesse ambiental, declarada de caráter de preservação permanente e destinada apenas a conservação, restauração, pesquisa, extensão e ensino. Fonte: CienTec.

 

Divulgação/CienTec

Da Redação
Fotos: Pick-upau/Divulgação

 
 
 
 

 

Notícias  
 
 
 
 
     
SEJA UM PATROCINADOR
CORPORATIVO
A Agência Ambiental Pick-upau busca parcerias corporativas para ampliar sua rede de atuação e intensificar suas propostas de desenvolvimento sustentável e atividades que promovam a conservação e a preservação dos recursos naturais do planeta.

 
 
 
 
Doe Agora
Destaques
Biblioteca
     
Doar para a Agência Ambiental Pick-upau é uma forma de somar esforços para viabilizar esses projetos de conservação da natureza. A Agência Ambiental Pick-upau é uma organização sem fins lucrativos, que depende de contribuições de pessoas físicas e jurídicas.
Conheça um pouco mais sobre a história da Agência Ambiental Pick-upau por meio da cronologia de matérias e artigos.
O Projeto Outono tem como objetivo promover a educação, a manutenção e a preservação ambiental através da leitura e do conhecimento. Conheça a Biblioteca da Agência Ambiental Pick-upau e saiba como doar.
             
       
 
 
 
 
     
TORNE-SE UM VOLUNTÁRIO
DOE SEU TEMPO
Para doar algumas horas em prol da preservação da natureza, você não precisa, necessariamente, ser um especialista, basta ser solidário e desejar colaborar com a Agência Ambiental Pick-upau e suas atividades.

 
 
 
 
Compromissos
Fale Conosco
Pesquise
     
Conheça o Programa de Compliance e a Governança Institucional da Agência Ambiental Pick-upau sobre políticas de combate à corrupção, igualdade de gênero e racial, direito das mulheres e combate ao assédio no trabalho.
Entre em contato com a Agência Ambiental Pick-upau. Tire suas dúvidas e saiba como você pode apoiar nosso trabalho.
O Portal Pick-upau disponibiliza um banco de informações ambientais com mais de 35 mil páginas de conteúdo online gratuito.
             
       
 
 
 
 
 
Ajude a Organização na conservação ambiental.
     
CONHEÇA + EXPLORE +
SIGA-NOS
 

 

 
Projeto Aves
Missão e Valores Plastic no Thanks
O Que Fazemos Programa Atmosfera
Programa de Compliance Rede de Sementes e Mudas
Voluntariado Novas Florestas
Parcerias Pesquisa em Biodiversidade
Notícias Darwin Society Magazine
Doe Agora Revista Atmosfera
Negócios Sustentáveis Universo Ambiental
Publicações Notícias Socioambientais
Biblioteca Muda no Mundo
CECFLORA Eu Oceano
Contato  
     
 
Todos os direitos reservados. Agência Ambiental Pick-upau 1999 - 2024.