Notícias
 
 
 

Zoo inaugura primeiro centro de conservação da fauna silvestre
Pick-upau foi responsável pelo paisagismo ecológico do CECFAU

25/07/15 – A secretária do Meio Ambiente, Patrícia Iglecias, e o diretor-presidente da Fundação Parque Zoológico, Paulo Magalhães Bressan, inauguraram sexta-feira (19/6) o primeiro Centro de Conservação da Fauna Silvestre do Estado de São Paulo (CECFAU). A unidade ocupa área de 80 mil m² na Estrada do Jundiaquara, 33, em Araçoiaba da Serra-SP. Ali, o Zoo mantém uma fazenda para produção de alimentos para os seus animais.

O objetivo desse importante e pioneiro passo do Zoológico foi dotar o país de um espaço projetado para o desenvolvimento de pesquisas e conservação da fauna silvestre.

FPZSP/Reprodução

Mico-leão-dourado também ganha um amplo espaço

Inicialmente, o centro abriga cinco espécies de animais ameaçados de extinção: mico-leão-preto, mico-leão-dourado, mico-leão-da-cara dourada e tamanduá-bandeira, além da arara-azul-de-lear, cujo nascimento do primeiro filhote em cativeiro no Hemisfério Sul ocorreu recentemente no Zoo de São Paulo.

Na oportunidade, Bressan destacou os novos paradigmas da Fundação. “Nosso objetivo é deixar de ser apenas um parque temático e passar a ser, principalmente, um local de conservação da biodiversidade da fauna. Nesta primeira fase, estamos trabalhando com três espécies: araras, tamanduás e micos, mas no futuro outros animais ameaçados ganharão aqui nossos cuidados”.

FPZSP/Reprodução

Arara-azul-de-lear dispõe de oito recintos com paredões cenográficos e ninhos

Bressan também falou sobre o investimento de R$ 4 milhões, gerado com recursos próprios da Fundação, que recebe anualmente 1,6 milhão com a cobrança de ingressos de visitantes.

O coronel PM Rogério de Oliveira Xavier, comandante da Polícia Ambiental do Estado de São Paulo, afirmou que anualmente são apreendidos cerca de 10 mil animais. Já a prefeita de Araçoiaba da Serra, Mara Melo, disse considerar o CECFAU “um presente para sua cidade pelas lições de educação ambiental que os estudantes da rede escolar recebem quando visitam o local”.

Ao encerrar a cerimônia, Patrícia Iglecias afirmou que o CECFAU é “reflexo de um trabalho inspirador executado com grande empenho pela Fundação Parque Zoológico de São Paulo, e vai ao encontro dos esforços da Secretaria do Meio Ambiente em relação à proteção da fauna silvestre”.

FPZSP/Reprodução

Recinto da arara-azul-de-lear em Araçoiaba da Serra

Segundo a secretária, “por ações como essas que o Zoológico é referência mundial e considerado o melhor da América Latina, motivo de orgulho para todos nós”. E completou: “Nossa ambição é aprimorar instrumentos normativos e de gestão relacionados ao tema, além de instituir uma sólida política pública estadual para a conservação de fauna silvestre”.

Missão

O centro nasce com a missão de promover, por meio de pesquisas e programas integrados, a conservação da fauna silvestre “in situ”, no próprio ambiente onde ocorrem, e “ex situ”, fora do ambiente natural, como aconteceu com a arara-azul-de-lear, espécie endêmica da região norte da Bahia, na área de Reserva Ecológica do Raso da Catarina e Reserva Biológica de Canudos.

As espécies transferidas para o CECFAU foram selecionadas pelo corpo técnico, conforme as prioridades da Fundação Parque Zoológico, para atender projetos de reprodução com o objetivo de reforçar populações de espécies ameaçadas na natureza, bem como a construção de banco genético de reserva e de pesquisa.

Pick-upau/Reprodução

A secretária do Meio Ambiente, Patrícia Iglecias discursa, na presença do diretor-presidente da Fundação Parque Zoológico, Paulo Magalhães Bressan, do coronel PM Rogério de Oliveira Xavier, comandante da Polícia Ambiental do Estado de São Paulo e da prefeita de Araçoiaba da Serra, Mara Melo.

A infraestrutura do espaço inclui áreas de apoio técnico, integrando medicina veterinária e biologia, com salas de manejo e cirurgia, ambulatório, áreas de internação, laboratórios, berçário e incubação de ovos; de treinamento, para reuniões, cursos e palestras; e de alimentação animal, para preparo, manipulação e distribuição de dietas.

Os recintos para os animais foram projetados segundo as características das espécies. A arara-azul-de-lear, por exemplo, dispõe de oito espaços com paredões cenográficos e complexo de ninhos. As áreas dos tamanduás e primatas contam com particularidades próprias dessas espécies.

Pick-upau/Reprodução

A secretária do Meio Ambiente, Patrícia Iglecias e diretor-presidente da Fundação Parque Zoológico, Paulo Magalhães Bressan são recebidos pela presidente da Agência Ambiental Pick-upau, Andrea Nascimento e o CEO da Pick-upau, Julio Andrade.

O CECFAU conta com suporte do Departamento de Pesquisa Aplicada (DPA), criado em 2012 pelo Zoológico, para desenvolver trabalhos como o de reprodução assistida.

Paisagismo Ecológico

A Agência Ambiental Pick-upau realizou o Projeto de Paisagismo Ecológico do CECFAU onde foram considerados diversos aspectos como a biologia reprodutiva, bem como a fenologia das espécies; vetor de polinização (dispersão de frutos e sementes); ocorrência natural, considerando o sistema fisionômico-ecológico de classificação vegetal (tipos de florestas); aspectos ecológicos, como a densidade demográfica; celeridade de crescimento e/ou sucessão ecológica; desenvolvimento silviculturais em pleno sol e áreas sombreadas, potencialidade de desenvolvimento das espécies em função do clima apresentado, com o objetivo de analisar parâmetros que visam quantificar e qualificar espécies arbóreas e arbustivas mais adequadas para a composição final do projeto de paisagismo do CECFAU.

Pick-upau/Reprodução

Andrea Nascimento, presidente da Agência Ambiental Pick-upau; Julio Andrade, CEO da Pick-upau; Gilson Ferreira chefe da Coordenadoradoria de Educação Ambiental – CEA e Dr. Miguel Luiz Menezes Freitas , diretor-geral do Instituto Florestal.

Com informações da FPZSP
Fotos: FPZSP/Pick-upau/Reprodução

 
 
 
 

 

Notícias  
 
 
 
 
     
SEJA UM PATROCINADOR
CORPORATIVO
A Agência Ambiental Pick-upau busca parcerias corporativas para ampliar sua rede de atuação e intensificar suas propostas de desenvolvimento sustentável e atividades que promovam a conservação e a preservação dos recursos naturais do planeta.

 
 
 
 
Doe Agora
Destaques
Biblioteca
     
Doar para a Agência Ambiental Pick-upau é uma forma de somar esforços para viabilizar esses projetos de conservação da natureza. A Agência Ambiental Pick-upau é uma organização sem fins lucrativos, que depende de contribuições de pessoas físicas e jurídicas.
Conheça um pouco mais sobre a história da Agência Ambiental Pick-upau por meio da cronologia de matérias e artigos.
O Projeto Outono tem como objetivo promover a educação, a manutenção e a preservação ambiental através da leitura e do conhecimento. Conheça a Biblioteca da Agência Ambiental Pick-upau e saiba como doar.
             
       
 
 
 
 
     
TORNE-SE UM VOLUNTÁRIO
DOE SEU TEMPO
Para doar algumas horas em prol da preservação da natureza, você não precisa, necessariamente, ser um especialista, basta ser solidário e desejar colaborar com a Agência Ambiental Pick-upau e suas atividades.

 
 
 
 
Compromissos
Fale Conosco
Pesquise
     
Conheça o Programa de Compliance e a Governança Institucional da Agência Ambiental Pick-upau sobre políticas de combate à corrupção, igualdade de gênero e racial, direito das mulheres e combate ao assédio no trabalho.
Entre em contato com a Agência Ambiental Pick-upau. Tire suas dúvidas e saiba como você pode apoiar nosso trabalho.
O Portal Pick-upau disponibiliza um banco de informações ambientais com mais de 35 mil páginas de conteúdo online gratuito.
             
       
 
 
 
 
 
Ajude a Organização na conservação ambiental.
     
CONHEÇA + EXPLORE +
SIGA-NOS
 

 

 
Projeto Aves
Missão e Valores Plastic no Thanks
O Que Fazemos Programa Atmosfera
Programa de Compliance Rede de Sementes e Mudas
Voluntariado Novas Florestas
Parcerias Pesquisa em Biodiversidade
Notícias Darwin Society Magazine
Doe Agora Revista Atmosfera
Negócios Sustentáveis Universo Ambiental
Publicações Notícias Socioambientais
Biblioteca Muda no Mundo
CECFLORA Eu Oceano
Contato  
     
 
Todos os direitos reservados. Agência Ambiental Pick-upau 1999 - 2024.