Pick-upau online

 

Notícias+

Pesquisadora divulga ‘Aves da Mata Atlântica’ no Avistar 2016
Projeto estuda avifauna no litoral norte de São Paulo

30/05/2016 – A bióloga e pesquisadora Viviane Rodrigues Reis, da Agência Ambiental Pick-upau, esteve no Avistar 2016 para divulgar as ações do Projeto Aves da Mata Atlântica e conferir as novidades sobre as pesquisas de avifauna e a observação de aves no Brasil.

Pick-upau/Divulgação

11º Encontro Brasileiro de Observação de Aves – Avistar Brasil 2016.

O Avistar é um dos maiores eventos sobre observação de aves e divulgação científica do tema da América Latina. Neste ano o evento ocorreu no Instituto Butantan, na capital Paulista. O “11º Encontro Brasileiro de Observação de Aves – Avistar Brasil 2016” apresentou lançamentos de livros, exposições fotográficas, oficinas e mais de 100 palestras nos quatro auditórios montados.

Segundo a organização do evento, um dos momentos mais importantes do congresso foi o anúncio da redescoberta de uma das espécies de aves mais raras do planeta, que estava desaparecida há décadas.

Pick-upau/Divulgação

11º Encontro Brasileiro de Observação de Aves – Avistar Brasil 2016.

Entre os palestrantes que estiveram no Avistar Brasil 2016, destaque para John Fitzpatrick, Diretor do Laboratório de Ornitologia de Cornell, em Nova York e Erik Johnson, Diretor de Conservação de Aves da Sociedade Audubon em Louisiana, que apresentaram projetos de ciência voltados para a participação da sociedade nos EUA.

“Para um instituto como o nosso, localizado numa grande área verde em plena cidade de São Paulo, a missão de contribuir com a saúde pública ganha outra possibilidade muito importante de atuação. Nossa convivência com este parque resultou na criação do Observatório de Aves, de projetos ligados à botânica e manejo do parque, e principalmente numa percepção ampliada de saúde pública, intrinsecamente ligada à biodiversidade. A ideia de ciência cidadã, que se beneficia da vivência de cada pessoa para a coleta de dados e a construção do conhecimento científico, está na origem do próprio Instituto Butantan e encontra em eventos como o Avistar uma perfeita sintonia”, destaca Jorge Kalil, diretor do Instituto Butantan à assessoria de imprensa do Avistar.

Pick-upau/Divulgação

11º Encontro Brasileiro de Observação de Aves – Avistar Brasil 2016.

Folders do Projeto Aves da Mata Atlântica, que tem patrocínio do Programa Petrobras Socioambiental, foram distribuídos em stands do Avistar. Maritaca Expeditions, Fundação Florestal do Estado de São Paulo, Instituto Butantã, Aves de Ilha Bela e Aves da Reserva da Vale no Espírito Santo, colaboraram na divulgação do projeto, durante o evento.

Sobre a Pick-upau
A Agência Ambiental Pick-upau é uma organização não governamental sem fins lucrativos de caráter ambientalista 100% brasileira, fundada em 1999, por três ex-integrantes do Greenpeace-Brasil. Originalmente criada no Cerrado brasileiro, tem sua sede, próxima a uma das últimas e mais importantes reservas de Mata Atlântica da cidade São Paulo, o Parque Estadual das Fontes do Ipiranga. Por tratar-se de uma organização sobre Meio Ambiente, sem uma bandeira única, a Agência Ambiental Pick-upau possui e desenvolve projetos em diversas áreas ambientais. Desde a educação e o jornalismo ambiental, através do Portal Pick-upau – Central de Educação e Jornalismo Ambiental, hoje com cerca de 50.000 páginas de conteúdo totalmente gratuito; passando por programas de produção florestal de espécies nativas de biomas brasileiros; reflorestamento de áreas degradadas e recuperação de fragmentos florestais; políticas públicas, através da atuação em conselhos; neutralização de gases de efeito estufa e mitigação às mudanças climáticas através de projetos REDD, plantio de mudas e créditos de carbono; até a pesquisa científica, com ênfase na biodiversidade da fauna e flora.

Pick-upau/Divulgação

11º Encontro Brasileiro de Observação de Aves – Avistar Brasil 2016.

Sobre a Petrobras
A Petrobras é uma sociedade anônima de capital aberto, cujo acionista majoritário é a União Federal (representada pela Secretaria do Tesouro Nacional), atuamos como uma empresa integrada de energia nos seguintes setores: exploração e produção, refino, comercialização, transporte, petroquímica, distribuição de derivados, gás natural, energia elétrica, gás-química e biocombustíveis.
Além do Brasil, estamos presentes em outros 17 países e somos líderes do setor petrolífero no nosso país. Expandimos nossas operações para estar entre as cinco maiores empresas integradas de energia no mundo até 2030.

Pick-upau/Divulgação

11º Encontro Brasileiro de Observação de Aves – Avistar Brasil 2016.

Nossas ações e negócios se orientam por valores que incentivam o desenvolvimento sustentável, a atuação integrada e a responsabilidade por resultados, cultivando a prontidão para mudanças e o espírito de empreender, inovar e superar desafios.
Como forma de democratizar o acesso aos recursos e garantir a transparência, realizaremos seleções públicas nacionais e regionais no Programa Petrobras Socioambiental. Os processos seletivos serão elaborados com a participação de representantes de diferentes áreas da Petrobras, da sociedade civil e do governo. Quando abertas, as seleções públicas serão amplamente divulgadas no site da Petrobras e em outros meios de comunicação. Fonte: Petrobras
Saiba mais: www.petrobras.com.br

Da Redação
Fotos: Reprodução/Pick-upau

 

 
 
 
 
Copyright 2016 - Pick-upau - Todos os direitos reservados - São Paulo - Brasil
Fazendo você entender o Meio Ambiente por inteiro.