Pick-upau online

 

Notícias+

Etapa de surf, em Ubatuba, tem ação socioambiental
Última etapa de campeonato de Surf em Ubatuba tem ação de socioambiental sobre resíduos sólidos

28/12/2016 – A Agência Ambiental Pick-upau, com patrocínio da Petrobras, através do Programa Petrobras Socioambiental, participa da última etapa do Ubatuba Pro Surf – Circuito Municipal Ubatuba de Surf de 2016. A Pick-upau, em parceria, com a AUS (Associação Ubatuba de Surf) realizou sensibilização socioambiental voltada para a questão dos resíduos sólidos.

AUS/Divulgação

O campeonato realizado em Ubatuba é considerado uma das maiores competições municipais de surf do mundo, segundo a AUS, e conta com diversas categorias e inscritos de 4 anos a 70 anos. A etapa foi realizada na Praia Vermelha do Centro, em Ubatuba.

Todos os participantes receberam o material socioambiental. Mensagens sobre o Projeto Aves da Mata Atlântica foram registradas durante a competição que teve início no dia 15/12 e segui até domingo, 19/12. O campeonato foi transmitido ao vivo pela web em (http://www.fpsurf.com.br/eventos/16/aus/aovivo.html). Essa foi a terceira ação socioambiental entre a Pick-upau e AUS que assinaram termo e cooperação. A ação contou também com a parceria da Coordenadoria de Educação Ambiental – CEA, da Secretaria Estadual de Meio Ambiente de São Paulo e da Prefeitura de Ubatuba.

AUS/Divulgação

Sobre a Pick-upau
A Agência Ambiental Pick-upau é uma organização não governamental sem fins lucrativos de caráter ambientalista 100% brasileira, fundada em 1999, por três ex-integrantes do Greenpeace-Brasil. Originalmente criada no Cerrado brasileiro, tem sua sede, próxima a uma das últimas e mais importantes reservas de Mata Atlântica da cidade São Paulo, o Parque Estadual das Fontes do Ipiranga. Por tratar-se de uma organização sobre Meio Ambiente, sem uma bandeira única, a Agência Ambiental Pick-upau possui e desenvolve projetos em diversas áreas ambientais. Desde a educação e o jornalismo ambiental, através do Portal Pick-upau – Central de Educação e Jornalismo Ambiental, hoje com cerca de 50.000 páginas de conteúdo totalmente gratuito; passando por programas de produção florestal de espécies nativas de biomas brasileiros; reflorestamento de áreas degradadas e recuperação de fragmentos florestais; políticas públicas, através da atuação em conselhos; neutralização de gases de efeito estufa e mitigação às mudanças climáticas através do plantio de mudas; até a pesquisa científica, com ênfase na biodiversidade da fauna e flora.

AUS/Divulgação

Sobre a Petrobras
A Petrobras é uma sociedade anônima de capital aberto, cujo acionista majoritário é a União Federal (representada pela Secretaria do Tesouro Nacional), atuamos como uma empresa integrada de energia nos seguintes setores: exploração e produção, refino, comercialização, transporte, petroquímica, distribuição de derivados, gás natural, energia elétrica, gás-química e biocombustíveis.
Além do Brasil, estamos presentes em outros 17 países e somos líderes do setor petrolífero no nosso país. Expandimos nossas operações para estar entre as cinco maiores empresas integradas de energia no mundo até 2030.
Nossas ações e negócios se orientam por valores que incentivam o desenvolvimento sustentável, a atuação integrada e a responsabilidade por resultados, cultivando a prontidão para mudanças e o espírito de empreender, inovar e superar desafios.
Como forma de democratizar o acesso aos recursos e garantir a transparência, realizaremos seleções públicas nacionais e regionais no Programa Petrobras Socioambiental. Os processos seletivos serão elaborados com a participação de representantes de diferentes áreas da Petrobras, da sociedade civil e do governo. Quando abertas, as seleções públicas serão amplamente divulgadas no site da Petrobras e em outros meios de comunicação. Fonte: Petrobras
Saiba mais: www.petrobras.com.br

Sobre a AUS
Somos uma entidade sem fins lucrativos ou políticos partidários, formada há mais de 20 anos e de direito desde 1988. Com o objetivo de destacar o surf como esporte e estilo de vida, a entidade realiza e apoia campeonatos de nível amador a profissional. Empenhada na preservação de praias e rios, ao longo dos anos fazemos a promoção de campanhas de cunho ecológico, cultural e social, envolvendo atletas, associados e simpatizantes, lutando para a despoluição de locais específicos, como por exemplo, a bacia do Rio Itamambuca. Outro aspecto que norteia as ações da entidade são as escolas municipais de surf. Essas, atuam como grandes formadoras de atletas e novos talentos. Hoje são mais de 350 alunos matriculados em diversas escolas do município recebendo atenção da AUS, que promove e incentiva a participação desses jovens. Em 1999, o quadro social da entidade foi revitalizado e passou por uma reforma. A mesma foi agraciada pelo legislativo local com o titulo de Organização Social Civil de Utilidade Pública, o que agregou importância ao trabalho realizado. No ano de 2000 o Circuito Municipal de Surf voltou a ser realizado com força total, contando com mais de 200 atletas divididos em 16 categorias, mobilizando desde pequenos atletas até os veteranos. Durante este período, vários atletas despontaram no cenário nacional, como Renato Galvão, Odirlei Coutinho, Wiggolly Dantas e Filipe Toledo. Atualmente este circuito, é o maior campeonato municipal do Brasil.
Saiba mais: www.aus.org.br

 

Da Redação
Fotos: Eder Fausto/AUS/Divulgação

 
 
 
 
Copyright 2016 - Pick-upau - Todos os direitos reservados - São Paulo - Brasil
Fazendo você entender o Meio Ambiente por inteiro.