Pick-upau online

 

Notícias+

Ex Diretor Geral do Instituto Florestal de SP é novo conselheiro da Pick-upau
Pesquisador científico, especialista em recursos genéticos florestais integra conselho da organização a partir de 2017

16/01/2017 – A Agência Ambiental Pick-upau divulgou essa semana o nome do novo conselheiro da organização. O Dr. Miguel Luiz Menezes Freitas que foi Diretor Geral do Instituto Florestal do Estado de São Paulo – IF entre 2012 e 2015. Graduado em Agronomia pela UniTau – Universidade de Taubaté, tem Mestrado em Sistemas de Produção pela Faculdade em Ilha Solteira da Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" – FEIS/UNESP e Doutorado em Genética e Melhoramento de Plantas pela Universidade Estadual Paulista, Campus de Jaboticabal, Faculdade de Ciências Agrárias e Veterinárias da Universidade Estadual Paulista – FECAV/UNESP.

Pick-upau/Divulgação

Dr. Miguel Luiz Menezes Freitas visita as intalações do CECFLORA.

Pesquisador científico do IF desde 2004, o Dr. Miguel Luiz Menezes Freitas é Coordenador do Grupo de Pesquisa em Conservação e Melhoramento Genético de Espécies Arbóreas; e professor das disciplinas Conservação de recursos genéticos vegetais (Programa de Pós-graduação em Agronomia da FEIS/UNESP) e Conservação e uso do material genético de espécies arbóreas (Programa de Pós-graduação em Planejamento e Uso de Recursos Renováveis da UFSCar/Sorocaba). Com experiência em Recursos Genéticos Florestais, atua nas áreas de genética de populações, genética quantitativa, melhoramento florestal, conservação genética e biologia molecular; no desenvolvimento de métodos de coleta de sementes para formação de pomares, conservação genética ex situ e recuperação ambiental, além da seleção de procedências e progênies em programas de melhoramento genético de espécies arbóreas nativas e exóticas.

Pick-upau/Divulgação

Dr. Miguel Luiz Menezes Freitas visita as intalações do CECFLORA.

Possui especialização no Centro de Recursos Hídricos e Ecologia Aplicada, da Universidade de São Paulo – USP; aperfeiçoamento em Administração Rural pela Fundação Getulio Vargas – SP, FGV-SP; extensão universitária na School of Forest Resources and Conservations, na Universidade da Florida, nos Estados Unidos. Foi Chefe de Seção de Melhoramento Florestal – Divisão de Dasonomia do IF; integrou até 2016 o Conselho Superior da Fundação Parque Zoológico de São Paulo – FPZSP; foi Membro do Conselho Estadual do Meio Ambiente – CONSEMA, no mandato 2010-2012, pelo SEAQUA - Sistema Estadual de Administração da Qualidade Ambiental, Proteção, Controle e Desenvolvimento do Meio Ambiente e Uso Adequado dos Recursos Naturais; foi Membro do Conselho da Fundação Florestal, de 2012 até 2015.

Condecorado com a Medalha Comemorativa do Cinquentenário da Polícia Florestal e de Mananciais da Policia Militar do Estado de São Paulo – Comando da Polícia Ambiental e com o Prêmio Cambuci de Sustentabilidade, da Reserva da Biosfera do Cinturão Verde da Cidade de São Paulo (RBMA) – SMA, o Dr. Miguel Luiz Menezes Freitas agora integra o Conselho da Agência Ambiental Pick-upau.

Pick-upau/Divulgação

Andrea Nascimento, diretora-financeira da Pick-upau; Dr. Miguel Luiz Menezes Freitas, novo conselheiro da organização; Viviane Rodrigues Reis, bióloga-chefe da Pick-upau; e o CEO da Pick-upau, Julio Andrade. no CECFLORA.

Na última semana, Freitas visitou o CECFLORA – Centro de Estudos e Conservação da Flora recém-inaugurado pela Agência Ambiental Pick-upau na capital paulista. Durante sua visita ele percorreu as instalações do novo centro de pesquisa e produção florestal e discutiu com pesquisadores e dirigentes da Pick-upau os novos rumos da restauração ecológica e os desafios para recuperar áreas alteradas e degradadas no Estado de São Paulo e em outras partes do Brasil.

Para o CEO da Pick-upau, Julio Andrade, que fez o convite para o novo conselheiro, a presença do Dr. Miguel Luiz Menezes Freitas no quadro da organização é uma honra e principalmente mais um motivo de credibilidade. “O Dr. Miguel sempre esteve no anseio da diretoria da Pick-upau, que ao longo dos anos vem investindo muito em pesquisas e um profissional como o Dr. Miguel faz muita diferença nesse processo de aperfeiçoamento de nosso estudos.”, ressalta Andrade.

Pick-upau/Divulgação

Dr. Miguel Luiz Menezes Freitas e a bióloga-chefe da Pick-upau, Viviane Rodrigues Reis.

Para a bióloga-chefe da Pick-upau, Viviane Rodrigues Reis, que também trabalhou no Instituto Florestal do Estado de São Paulo, a presença do Dr. Miguel será fundamental e trará ainda mais segurança para nossas pesquisas cientificas sobre produção florestal e restauração ecológica.

Sobre a Pick-upau
A Agência Ambiental Pick-upau é uma organização não governamental sem fins lucrativos de caráter ambientalista 100% brasileira, fundada em 1999, por três ex-integrantes do Greenpeace-Brasil. Originalmente criada no Cerrado brasileiro, tem sua sede, próxima a uma das últimas e mais importantes reservas de Mata Atlântica da cidade São Paulo, o Parque Estadual das Fontes do Ipiranga. Por tratar-se de uma organização sobre Meio Ambiente, sem uma bandeira única, a Agência Ambiental Pick-upau possui e desenvolve projetos em diversas áreas ambientais. Desde a educação e o jornalismo ambiental, através do Portal Pick-upau – Central de Educação e Jornalismo Ambiental, hoje com cerca de 50.000 páginas de conteúdo totalmente gratuito; passando por programas de produção florestal de espécies nativas de biomas brasileiros; reflorestamento de áreas degradadas e recuperação de fragmentos florestais; políticas públicas, através da atuação em conselhos; neutralização de gases de efeito estufa e mitigação às mudanças climáticas através do plantio de mudas; até a pesquisa científica, com ênfase na biodiversidade da fauna e flora.

Sobre o CECFLORA
O Centro de Estudos e Conservação da Flora – CECFLORA é uma realização da Agência Ambiental Pick-upau que conta com financiamento do Fundo Nacional sobre Mudanças do Clima – FNMC, do Ministério do Meio Ambiente – MMA; patrocínio da Petrobras, através do Programa Petrobras Socioambiental; apoio do Banco Itaú-Unibanco, através do Programa Ecomudança, da República Federal da Alemanha, do Fundo Nacional do Meio Ambiente – FNMA-MMA, além de outros parceiros que contribuem constantemente em nossas atividades científicas.

Da Redação
Fotos: Pick-upau/Divulgação

 
 
 
 
Copyright 2017 - Pick-upau - Todos os direitos reservados - São Paulo - Brasil
Fazendo você entender o Meio Ambiente por inteiro.