Pick-upau online

 

Notícias+

Pick-upau taxidermiza espécime de sabiá-una
Indivíduo foi encontrado morto, após colidir com uma janela de vidro

16/01/2017 – O projeto “Aves da Mata Atlântica” percorre milhares de quilômetros em busca de registros de inúmeras espécies da avifauna, capturando imagens, vocalizações, vídeos e coletando dados a partir de observações. Entretanto, às vezes nos deparamos com cenas de animais mortos, desde tartarugas marinhas em praias, mamíferos nas rodovias e estradas, até as aves, objeto de nossos estudos. Quando isso ocorre fazemos uma análise do local, das condições do animal, avaliamos possíveis causas da morte, ainda em campo, e se possível, e necessário transportamos o individuo para aprofundar as análises. Apesar de não ser o objetivo central dos estudos, a organização entende que determinar a causa das mortes das aves e monitorar os locais, pode resultar em medidas preventivas para a conservação das espécies.

Pick-upau/Petrobras/Divulgação

Sabiá-una (Turdus flavipes).

Os procedimentos de necropsia e taxidermia foram realizados pelo Projeto Darwin, por meio do Projeto Aves da Mata Atlântica, patrocinado pela Petrobras, através do Programa Petrobras Socioambiental, que está sendo realizado no litoral norte do estado de São Paulo, nos municípios de Bertioga, São Sebastião, Caraguatatuba e Ubatuba e trabalha com pesquisa científica, enriquecimento genético florestal e sensibilização socioambiental.

Os pesquisadores encontraram, durante uma expedição científica, o espécime de sabiá-una (Turdus flavipes) macho, em uma trilha de Ubatumirim, no município de Ubatuba. Foi constatado que a ave colidiu com uma janela de vidro de uma casa de veraneio. A ave foi transferida para o Laboratório do Centro de Estudos e Conservação da Flora – CECFLORA, onde foi realizado o procedimento de necropsia e a taxidermização do exemplar.

Pick-upau/Petrobras/Divulgação

Sabiá-una (Turdus flavipes).

O sabiá-una é um passeriforme da família Turdidae que mede cerca de 20,5 centímetros de comprimento, pesando aproximadamente 64 gramas para o macho e 72 para a fêmea. O macho é caracterizado pelo preto das costas e barriga acinzentada e a fêmea com corpo marrom-ferrugínea com estria na garganta. Com característica mais arborícola que os outros sabiás, é raramente visto no chão e pode ser visto em florestas e jardins.

 

O procedimento visa aprofundar o conhecimento sobre as espécies e é realizado, eventualmente e exclusivamente, com indivíduos encontrados mortos.

Sobre a Pick-upau
A Agência Ambiental Pick-upau é uma organização não governamental sem fins lucrativos de caráter ambientalista 100% brasileira, fundada em 1999, por três ex-integrantes do Greenpeace-Brasil. Originalmente criada no Cerrado brasileiro, tem sua sede, próxima a uma das últimas e mais importantes reservas de Mata Atlântica da cidade São Paulo, o Parque Estadual das Fontes do Ipiranga. Por tratar-se de uma organização sobre Meio Ambiente, sem uma bandeira única, a Agência Ambiental Pick-upau possui e desenvolve projetos em diversas áreas ambientais. Desde a educação e o jornalismo ambiental, através do Portal Pick-upau – Central de Educação e Jornalismo Ambiental, hoje com cerca de 50.000 páginas de conteúdo totalmente gratuito; passando por programas de produção florestal de espécies nativas de biomas brasileiros; reflorestamento de áreas degradadas e recuperação de fragmentos florestais; políticas públicas, através da atuação em conselhos; neutralização de gases de efeito estufa e mitigação às mudanças climáticas através do plantio de mudas; até a pesquisa científica, com ênfase na biodiversidade da fauna e flora.

Pick-upau/Petrobras/Divulgação

Necropsia de sabiá-una (Turdus flavipes).

Sobre a Petrobras
A Petrobras é uma sociedade anônima de capital aberto, cujo acionista majoritário é a União Federal (representada pela Secretaria do Tesouro Nacional), atuamos como uma empresa integrada de energia nos seguintes setores: exploração e produção, refino, comercialização, transporte, petroquímica, distribuição de derivados, gás natural, energia elétrica, gás-química e biocombustíveis.

Pick-upau/Petrobras/Divulgação

Necropsia de sabiá-una (Turdus flavipes).


Além do Brasil, estamos presentes em outros 17 países e somos líderes do setor petrolífero no nosso país. Expandimos nossas operações para estar entre as cinco maiores empresas integradas de energia no mundo até 2030.
Nossas ações e negócios se orientam por valores que incentivam o desenvolvimento sustentável, a atuação integrada e a responsabilidade por resultados, cultivando a prontidão para mudanças e o espírito de empreender, inovar e superar desafios.

Pick-upau/Petrobras/Divulgação

Necropsia de sabiá-una (Turdus flavipes).

Como forma de democratizar o acesso aos recursos e garantir a transparência, realizaremos seleções públicas nacionais e regionais no Programa Petrobras Socioambiental. Os processos seletivos serão elaborados com a participação de representantes de diferentes áreas da Petrobras, da sociedade civil e do governo. Quando abertas, as seleções públicas serão amplamente divulgadas no site da Petrobras e em outros meios de comunicação. Fonte: Petrobras
Saiba mais: www.petrobras.com.br

 

Da Redação
Fotos: Pick-upau/Petrobras/Reprodução

 
 
 
 
Copyright 2017 - Pick-upau - Todos os direitos reservados - São Paulo - Brasil
Fazendo você entender o Meio Ambiente por inteiro.