Notícias
 
 
 

O império dos pinguins
Entre as várias espécies de pinguins, o imperador se destaca por seu tamanho e sua capacidade incrível para nadar, mas como outras espécies também corre risco

22/04/2018 – Que as mudanças climáticas afetarão os pinguins, isso já é sabido, ao menos aqueles que, por algum motivo, se negam a aceitar a tese da alteração do clima pelas atividades antrópicas do homem. Recentemente, o Centro Nacional de Pesquisa Científica da França (CNRS), diz que o pinguim-imperador pode ter seu declínio em 2100. Parece um prazo longínquo, mas na escala evolutiva é um piscar de olhos.

A pesquisa aponta que o aumento da temperatura e o consequente derretimento das geleiras, são os principais fatores para o declínio da maior espécie de pinguim do planeta. Estima-se que até o fim do século, haja uma redução de cerca de 19% da população dos pinguins-imperadores.

Reprodução/Pixabay

Colônia de pinguins-imperadores.



Os pesquisadores franceses utilizaram um novo modelo de análise, onde consideraram dados e fatores mais amplos, inclusive o aspecto da relação das mudanças climáticas e como os pinguins reagem a essas alterações, que podem implicar em migrações cada vez maiores.

Segundo a pesquisa, a comunidade de pinguins-imperadores deverá permanecer estável nos próximos 20 anos, até poderá ter um pequeno aumento. Contudo, a partir de 2050, a espécie deve iniciar um declínio, a cada ano, podendo estar extinta em 2100. Para se ter uma ideia, somente na Ilha Coulman, a colônia de pinguins-imperadores pode reunir até 300.000 indivíduos.

O Pinguim-imperador

Pertencente à família Spheniscidae, o pinguim-imperador (Aptenodytes forsteri) pode chegar a 1,20 m de altura e pesar até 37 kg. Possui comportamento monogâmico em série, mantendo um único parceiro a cada ano. No inicio do outono os parceiros acasalam e a fêmea deposita seu ovo e retorna ao mar, em busca de alimento, enquanto o macho permanece no ninho para proteger e aquecer o ovo. Pelos próximos 64 dias o macho permanece nessa importante tarefa, chegando a passar todo esse período em jejum, até que o ovo ecloda.

Reprodução/Pixabay

Pinguim-imperador.



A proteção que ave faz com o ovo passando-o com as patas para melhor acomodá-lo é extremamente importante, caso exposto ao frio intenso, que varia entre -30° a -80°, o embrião pode não sobreviver. Ao nascer, o filhote recebe a primeira refeição do próprio pai, mas logo a mãe retorna com comida (peixes, crustáceos e cefalópodes regurgitados) e toda atenção materna que fará o filhote e alguns outros que estiverem por perto crescerem saudáveis.

Com uma penugem cinzenta e opaca, o filhote pouco se parece com o adulto que ostenta uma penugem alvi-negra brilhante com manchas auriculares amarelas. Contudo, essa primeira proteção do filhote é suficiente para que ele sobreviva às baixas temperaturas.

Apesar de desengonçado na terra, uma característica de todas as espécies da família, o pinguim-imperador é um excelente nadador. Pesquisadores descobriram como esses animais desenvolveram tanta habilidade na água.

 

Excelente nadador

Apesar de desengonçado na terra, uma característica de todas as espécies da família, o pinguim-imperador é um excelente nadador. Pesquisadores descobriram como esses animais desenvolveram tanta habilidade na água. O biólogo marinho Roger Hughes, da Universidade de Bangor, no País de Gales assistia a um documentário da BBC sobre pinguins-imperadores e observou que ao disparar na água a ave deixava um rastro de bolhas e deduziu que aquela situação poderia ter relação direta com a velocidade das aves no mar.

Reprodução/Pixabay

Pinguim-imperador, um excelente nadador.



Com ajuda do engenheiro mecânico Poul Larsen, da Universidade Técnica da Dinamarca, os pesquisadores analisaram por horas os vídeos com filmagens subaquáticas e descobriram que os pinguins faziam o que os engenheiros tentavam há tempos fazer com barcos e torpedos: utilizar o ar com uma espécie de lubrificante para reduzir o impacto com a água.

Observou-se então, que ao nadar o pinguim-imperador tinha sua velocidade reduzida por causa desse atrito com água, sua velocidade máxima era algo entre 1,2 e 2,7 metros por segundo. Entretanto, quando produzia pequenas arrancadas, sua velocidade podia até triplicar. Nessas arrancadas as aves liberavam o ar retido em suas penas.

Biomimética

Aqui mais uma colaboração da biomimética. Em 2010, uma empresa holandesa começou a oferecer sistemas para lubrificação de navios-containers a partir de bolhas para lubrificação. Em 2011, a Mitsubishi anunciou um sistema parecido para superpetroleiros, contudo a tecnologia perfeita ainda pertence aos pinguins.

Reprodução/Pixabay

Colônia de pinguins-imperadores.



Em comemoração ao centenário da aprovação da Lei do Tratado das Aves Migratórias (MBTA, na sigla em inglês), importantes instituições estrangeiras como National Audubon Society, National Geographic, BirdLife International e The Cornell Lab of Ornithology, oficializaram 2018 como o Ano da Ave. Aqui no Brasil, a Agência Ambiental Pick-upau também realizará uma série de ações para a promoção do Projeto Aves, patrocinado pela Petrobras, incluindo matérias especiais sobre as aves nas mais diversas áreas, como na ciência.

O Projeto Aves realiza diversas atividades voltadas ao estudo e conservação desses animais. Pesquisas científicas como levantamentos quantitativos e qualitativos, pesquisas sobre frugivoria e dispersão de sementes, polinização de flores, são publicadas na Darwin Society Magazine; produção e plantio de espécies vegetais, além de atividades socioambientais com crianças, jovens e adultos, sobre a importância da conservação das comunidades de avifauna.

O Projeto Aves é patrocinado pela @Petrobras, por meio do Programa Petrobras Socioambiental, desde 2015.


Da Redação, com informações da Globo e National Geographic
Fotos: Reprodução/Pixabay

 

 

 
Patrocínio
 
 
 
 

 

Notícias  
 
 
 
 
     
SEJA UM PATROCINADOR
CORPORATIVO
A Agência Ambiental Pick-upau busca parcerias corporativas para ampliar sua rede de atuação e intensificar suas propostas de desenvolvimento sustentável e atividades que promovam a conservação e a preservação dos recursos naturais do planeta.

 
 
 
 
Doe Agora
Destaques
Biblioteca
     
Doar para a Agência Ambiental Pick-upau é uma forma de somar esforços para viabilizar esses projetos de conservação da natureza. A Agência Ambiental Pick-upau é uma organização sem fins lucrativos, que depende de contribuições de pessoas físicas e jurídicas.
Conheça um pouco mais sobre a história da Agência Ambiental Pick-upau por meio da cronologia de matérias e artigos.
O Projeto Outono tem como objetivo promover a educação, a manutenção e a preservação ambiental através da leitura e do conhecimento. Conheça a Biblioteca da Agência Ambiental Pick-upau e saiba como doar.
             
       
 
 
 
 
     
TORNE-SE UM VOLUNTÁRIO
DOE SEU TEMPO
Para doar algumas horas em prol da preservação da natureza, você não precisa, necessariamente, ser um especialista, basta ser solidário e desejar colaborar com a Agência Ambiental Pick-upau e suas atividades.

 
 
 
 
Compromissos
Fale Conosco
Pesquise
     
Conheça o Programa de Compliance e a Governança Institucional da Agência Ambiental Pick-upau sobre políticas de combate à corrupção, igualdade de gênero e racial, direito das mulheres e combate ao assédio no trabalho.
Entre em contato com a Agência Ambiental Pick-upau. Tire suas dúvidas e saiba como você pode apoiar nosso trabalho.
O Portal Pick-upau disponibiliza um banco de informações ambientais com mais de 35 mil páginas de conteúdo online gratuito.
             
       
 
 
 
 
 
Ajude a Organização na conservação ambiental.
     
CONHEÇA + EXPLORE +
SIGA-NOS
 

 

 
Projeto Aves
Missão e Valores Plastic no Thanks
O Que Fazemos Programa Atmosfera
Programa de Compliance Rede de Sementes e Mudas
Voluntariado Novas Florestas
Parcerias Pesquisa em Biodiversidade
Notícias Darwin Society Magazine
Doe Agora Revista Atmosfera
Negócios Sustentáveis Universo Ambiental
Publicações Notícias Socioambientais
Biblioteca Muda no Mundo
CECFLORA Eu Oceano
Contato  
     
 
Todos os direitos reservados. Agência Ambiental Pick-upau 1999 - 2024.