Patrocínio
 


 

Notícias+


Projeto Aves: Canário-da-terra
Espécie com ampla distribuição pela América do Sul.

CANÁRIO-DA-TERRA
Sicalis flaveola (Linnaeus, 1766)
Família: Thraupidae

28/11/2018 – O canário-da-terra (Sicalis flaveola) pertence à família Thraupidae e mede em torno de 14 centímetros de comprimento.

Apresenta ampla distribuição pela América do Sul extra-amazônica. Existem cinco subespécies, das quais duas ocorrem na Mata Atlântica. Sicalis f. brasiliensis ocorre no interior do Brasil do Maranhão até São Paulo e na Mata Atlântica do Piauí ao Rio de janeiro.

Pick-upau/Reprodução

Canário-da-terra (Sicalis flaveola).


Sicalis f. pelzelni ocorre do leste da Bolívia a Argentina e Uruguai, na Mata Atlântica entre o Mato Grosso do Sul e Paraná até o Paraguai e Argentina.



O macho de Sicalis f. brasiliensis possui o alto da cabeça alaranjado; lados da cabeça e lado ventral amarelos; lado dorsal verde-ocráceo levemente estriado escuro. A fêmea é semelhante ao macho, porém sem o alaranjado do alto da cabeça; dorso mais forte estriado; peito mais escuro e levemente estriado; garganta e barriga amarelas.

Ocorrem em bandos quando não estão no período reprodutivo. Vivem em campos, pastos sujos, caatingas, campos de cultura, arrozais, chácaras e áreas urbanas. Granívoro, consome sementes no solo e visita comedouros com grãos.

Pick-upau/Reprodução

Canário-da-terra (Sicalis flaveola).


No período de reprodução, o macho canta a partir de poleiros como mourões de cerca. Apresenta também um extenso canto de madrugada territorial, que realiza pousado no meio da densa folhagem, sendo distinto do canto diurno. A fêmea também pode cantar. Os filhotes machos já cantam com 4 a 6 meses de idade.

Os locais que utilizam para a nidificação são variados, cavidades naturais como ocos de pau, cavidades em barrancos, ninhos de furnarídeos como do João-de-barro (Furnarius rufus) e do João-de-pau (Phacellodomus rufifrons). Também podem fazer o ninho em orquídeas e bromélias, em buracos de telhas e ninhos artificiais. Podem utilizar até três vezes o mesmo ninho. A fêmea coloca em média 4 ovos, que são incubados por 14 ou 15 dias.

Possui canto agradável e por isto é uma das aves mais capturadas para viverem presas em gaiolas, no entanto, vem se tornando mais comum em regiões como algumas cidades do interior de São Paulo e do Litoral, provavelmente devido a maior conscientização das pessoas e das novas gerações sobre a prática de manter aves presas.

Pick-upau/Reprodução

Canário-da-terra (Sicalis flaveola).


Em comemoração ao centenário da aprovação da Lei do Tratado das Aves Migratórias (MBTA, na sigla em inglês), importantes instituições estrangeiras como National Audubon Society, National Geographic, BirdLife International e The Cornell Lab of Ornithology, oficializaram 2018 como o Ano da Ave. Aqui no Brasil, a Agência Ambiental Pick-upau também realizará uma série de ações para a promoção do Projeto Aves, patrocinado pela Petrobras, incluindo matérias especiais sobre as aves nas mais diversas áreas, como na ciência.

O Projeto Aves realiza diversas atividades voltadas ao estudo e conservação desses animais. Pesquisas científicas como levantamentos quantitativos e qualitativos, pesquisas sobre frugivoria e dispersão de sementes, polinização de flores, são publicadas na Darwin Society Magazine; produção e plantio de espécies vegetais, além de atividades socioambientais com crianças, jovens e adultos, sobre a importância da conservação das comunidades de avifauna.

O Projeto Aves é patrocinado pela Petrobras, por meio do Programa Petrobras Socioambiental, desde 2015.

Da Redação
Fotos: Reprodução

 
 
 
 
Copyright 2018 - Pick-upau - Todos os direitos reservados - São Paulo - Brasil
 
 

 

 
Patrocínio
 
 
     
 

Nas Redes

Quem Somos
  Pesquisa Científica
Reflorestamento e Produção Florestal
corporativo@pick-upau.org.br Mitigação de Mudanças Climáticas
55 11 3571-3480 CECFLORA - Centro de Estudos e Conservação da Flora
São Paulo - SP Negócios Sustentáveis
  Publicações
  Acervo Técnico
  Central de Educação e Jornalismo Ambiental