Patrocínio
 


 

Notícias+


Projeto Aves: Carcará
Habita campos, cerrados, caatingas e áreas urbanas.

CARCARÁ
Caracara plancus (Miller, 1777)
Família: Falconidae

18/12/2018 – Espécie monotípica com ampla distribuição pela América do Sul, ocorrendo por todo o Brasil extra-amazônico, sul do Peru e Bolívia a Terra do Fogo, incluindo toda a Mata Atlântica. Também nas Ilhas Malvinas (Ilhas Falkland).



Possui 60 centímetros. Apresenta face e parte anterior da garganta nuas; bico com altura quase igual ao seu comprimento; narinas em forma de fendas oblíquas; cera, base do bico e pele facial róseas ou alaranjadas; o bico é azul-claro e as pernas são longas e amarelas. A coroa e a crista do adulto são pretas, contrastando com os lados da cabeça; garganta e papo brancos; nuca, dorso, pescoço e peito com barras pretas e finas; barriga e coxas pretas, crisso branco; rabadilha e metade basal da cauda brancas com tênue barrado escuro; ponta da cauda preta. Em voo apresenta as asas pretas e longas, com grande mancha branca nas primárias.

Pick-upau/Reprodução/Viviane Rodrigues Reis

Carcará (Caracara plancus).

 

O imaturo é mais marrom, pardo onde o adulto é branco, com estrias no alto dorso e nas partes inferiores. Habita campos, cerrados, caatingas e áreas urbanas.

Pousa em locais expostos como cercas, árvores isoladas, antenas e até no chão. Apresenta hábitos generalistas, alimentando-se de animais atropelados em rodovias ao lado de urubus. Segue incêndios, apresando animais desalojados.

Apresenta comportamento alimentar generalista, consumindo peixes, iguanas, lagartixas, cobras, caranguejos, minhocoçús e insetos. Pode atacar grandes garças em grupos de 3 a 4 indivíduos ou assaltar ninhais para apanhar ovos e filhotes.

Durante o acasalamento, o casal emite um forte cacarejar, movimentando bruscamente a cabeça para trás como as seriemas.

O ninho é construído em árvores com cipós e trepadeiras, ocultos em meio à densa vegetação. Também faz o ninho em palmeiras.

Dependendo do estado emocional, ocorre alteração na coloração da cera (região próxima ao bico). Quando relaxados e repousados a cor é laranja e quando agitados e excitados muda para o amarelo. Isto ocorre devido à alta vascularização da face.

Pick-upau/Reprodução/Viviane Rodrigues Reis

Carcará (Caracara plancus).


Executa o comportamento do Allopreening, com indivíduos da mesma espécie e com urubus, principalmente o urubu-de-cabeça-preta (Coragyps atratus). Este comportamento social é caracterizado quando indivíduos de determinada espécie realizam a limpeza em outro indivíduo pertencente ao seu grupo social, é realizado possivelmente para a retirada de ectoparasitas (parasitas externos ou que se instalam fora do corpo do hospedeiro), posicionamento hierárquico e restabelecimento do bom convívio.

Em comemoração ao centenário da aprovação da Lei do Tratado das Aves Migratórias (MBTA, na sigla em inglês), importantes instituições estrangeiras como National Audubon Society, National Geographic, BirdLife International e The Cornell Lab of Ornithology, oficializaram 2018 como o Ano da Ave. Aqui no Brasil, a Agência Ambiental Pick-upau também realizará uma série de ações para a promoção do Projeto Aves, patrocinado pela Petrobras, incluindo matérias especiais sobre as aves nas mais diversas áreas, como na ciência.



O Projeto Aves realiza diversas atividades voltadas ao estudo e conservação desses animais. Pesquisas científicas como levantamentos quantitativos e qualitativos, pesquisas sobre frugivoria e dispersão de sementes, polinização de flores, são publicadas na Darwin Society Magazine; produção e plantio de espécies vegetais, além de atividades socioambientais com crianças, jovens e adultos, sobre a importância da conservação das comunidades de avifauna.



O Projeto Aves é patrocinado pela Petrobras, por meio do Programa Petrobras Socioambiental, desde 2015.

Da Redação/Viviane Rodrigues Reis
Fotos: Reprodução/Viviane Rodrigues Reis

 
 
 
 
Copyright 2018 - Pick-upau - Todos os direitos reservados - São Paulo - Brasil
 
 

 

 
Patrocínio
 
 
     
 

Nas Redes

Quem Somos
  Pesquisa Científica
Reflorestamento e Produção Florestal
corporativo@pick-upau.org.br Mitigação de Mudanças Climáticas
55 11 3571-3480 CECFLORA - Centro de Estudos e Conservação da Flora
São Paulo - SP Negócios Sustentáveis
  Publicações
  Acervo Técnico
  Central de Educação e Jornalismo Ambiental