Notícias
 
 
 

Projeto Aves: Pitiguari
Alimenta-se de insetos e às vezes lagartixas e filhotes de outras aves.

PITIGUARI
Cyclarhis gujanensis (Gmelin, 1789)
Família: Vireonidae

07/01/2019 – Apresenta ampla distribuição pelas Américas Central e do Sul. Há vinte e duas subespécies, três ocorrem no Brasil e duas na Mata Atlântica.

Cyclarhis gujanensis gujanensis ocorre no leste da Colômbia, sul da Venezuela, Guianas, leste do Peru, noroeste da Bolívia e Amazônia, do oeste e norte do Brasil para o leste até o noroeste do Maranhão e para o sul até o norte do Mato Grosso. Ocorre nos seguintes estados brasileiros: Amazonas, Roraima, Pará, Amapá, Maranhão, Rondônia, Acre e Mato Grosso.

Cyclarhis gujanensis cearensis ocorre no nordeste, sudeste e centro-oeste do Brasil. Ocorre nos seguintes estados brasileiros: Maranhão, Piauí, Ceará, Pernambuco, Goiás, Tocantins, Bahia, Mato grosso, Mato grosso do Sul, Minas Gerais e São Paulo.

 

Sons da Natureza: Conheça a vocalização do pitiguari (Cyclarhis gujanensis).



Cyclarhis gujanensis ochrocephala ocorre no leste e sul do Paraguai, Uruguai, nordeste da Argentina e sudeste e sul do Brasil. Vive nos seguintes estados brasileiros: Minas Gerais, Espírito Santo, Rio de Janeiro, São Paulo, Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul.

Cyclarhis g. gujanensis tem o alto e lado da cabeça cinza; uma faixa da testa até a região auricular marrom-avermelhada; lado dorsal verde-oliváceo; mento esbranquiçado; garganta e alto peito amarelo-esverdeados; barriga branca; flancos cinzas e infracaudais amarelo-esbranquiçadas.

Cyclarhis g. cearensis é semelhante ao Cyclarhis g. gujanensis, mas tem o alto da cabeça cinza, lavado marrom; lado ventral mais cinzento, lavado ocre e infracaudais cinzas marginadas brancas.

Cyclarhis g. ochrocephala tem o alto da cabeça marrom; sem marrom-avermelhado atrás dos olhos e flancos cinza-esverdeado-amarelados. Atinge 15 centímetros.
É bastante comum. Vivem em bordas de matas, cerrados, capoeiras, manguezais, caatingas, chácaras e cidades. Solitário ou em casais.

Alimenta-se de insetos e às vezes lagartixas e filhotes de outras aves. É mais ouvido do que visto e vocaliza durante o dia todo, até mesmo nas horas mais quentes.

Pick-upau/Reprodução

Pitiguari (Cyclarhis gujanensis).



O ninho é feito com fibras vegetais e revestido com musgos, e quem participa mais da construção é a fêmea. Utiliza teias de aranhas para prendê-lo, às vezes em apenas um galho.
Os ovos são incubados pelo casal em torno de 14 dias.

Por ter ampla distribuição e a população estar estável, não está enquadrado em nenhuma categoria de ameaça.



Criado em 2015, dentro do setor de pesquisa da Agência Ambiental Pick-upau, a Plataforma Darwin, o Projeto Aves realiza atividades voltadas ao estudo e conservação desses animais. Pesquisas científicas como levantamentos quantitativos e qualitativos, pesquisas sobre frugivoria e dispersão de sementes, polinização de flores, são publicadas na Darwin Society Magazine; produção e plantio de espécies vegetais, além de atividades socioambientais com crianças, jovens e adultos, sobre a importância em atuar na conservação das aves. Parcerias estratégicas como patrocínios da Petrobras e da Mitsubishi Motors incentivam essa iniciativa.



Vocalização
Tipo: Canto
Nome Científico: Cyclarhis gujanensis
Nome Comum: Pitiguari
Nome em Inglês: Rufous-browed Peppershrike
Localidade: São Paulo, SP, Brasil.
Observação: Gravado no CECFLORA – Centro de Estudos e Conservação da Flora.
Gravação: Viviane Rodrigues Reis (Rodrigues, R. V.)
Imagens: Julio Andrade (Andrade, J.)
Edição e Montagem: Andrea Nascimento e Wilson Najar Mahana
Produção: Projeto Aves
Realização: Agência Ambiental Pick-upau
Patrocínio: Petrobras (Programa Petrobras Socioambiental)
www.pick-upau.org.br
www.projetoaves.org.br

Da Redação
Fotos: Reprodução

 

 

 
Patrocínio
 
 
 
 

 

Notícias  
 
 
 
 
     
SEJA UM PATROCINADOR
CORPORATIVO
A Agência Ambiental Pick-upau busca parcerias corporativas para ampliar sua rede de atuação e intensificar suas propostas de desenvolvimento sustentável e atividades que promovam a conservação e a preservação dos recursos naturais do planeta.

 
 
 
 
Doe Agora
Destaques
Biblioteca
     
Doar para a Agência Ambiental Pick-upau é uma forma de somar esforços para viabilizar esses projetos de conservação da natureza. A Agência Ambiental Pick-upau é uma organização sem fins lucrativos, que depende de contribuições de pessoas físicas e jurídicas.
Conheça um pouco mais sobre a história da Agência Ambiental Pick-upau por meio da cronologia de matérias e artigos.
O Projeto Outono tem como objetivo promover a educação, a manutenção e a preservação ambiental através da leitura e do conhecimento. Conheça a Biblioteca da Agência Ambiental Pick-upau e saiba como doar.
             
       
 
 
 
 
     
TORNE-SE UM VOLUNTÁRIO
DOE SEU TEMPO
Para doar algumas horas em prol da preservação da natureza, você não precisa, necessariamente, ser um especialista, basta ser solidário e desejar colaborar com a Agência Ambiental Pick-upau e suas atividades.

 
 
 
 
Compromissos
Fale Conosco
Pesquise
     
Conheça o Programa de Compliance e a Governança Institucional da Agência Ambiental Pick-upau sobre políticas de combate à corrupção, igualdade de gênero e racial, direito das mulheres e combate ao assédio no trabalho.
Entre em contato com a Agência Ambiental Pick-upau. Tire suas dúvidas e saiba como você pode apoiar nosso trabalho.
O Portal Pick-upau disponibiliza um banco de informações ambientais com mais de 35 mil páginas de conteúdo online gratuito.
             
       
 
 
 
 
 
Ajude a Organização na conservação ambiental.
     
CONHEÇA + EXPLORE +
SIGA-NOS
 

 

 
Projeto Aves
Missão e Valores Plastic no Thanks
O Que Fazemos Programa Atmosfera
Programa de Compliance Rede de Sementes e Mudas
Voluntariado Novas Florestas
Parcerias Pesquisa em Biodiversidade
Notícias Darwin Society Magazine
Doe Agora Revista Atmosfera
Negócios Sustentáveis Universo Ambiental
Publicações Notícias Socioambientais
Biblioteca Muda no Mundo
CECFLORA Eu Oceano
Contato  
     
 
Todos os direitos reservados. Agência Ambiental Pick-upau 1999 - 2024.