Patrocínio
 


 

Notícias+


Cidade de Piracaia será base de pesquisa da Pick-upau
Além das ações de restauração ecológica município receberá Projeto Aves

28/01/2019 – Na segunda etapa do Projeto Aves, que agora em 2018, inicia uma nova área de abrangência para as pesquisas com as comunidades de avifauna, a cidade de Piracaia passa a integrar essa base de estudos da Agência Ambiental Pick-upau.

Pick-upau/Reprodução

Garibaldi (Chrysomus ruficapillus).


Localizada na Serra da Mantiqueira, a cidade tem um meio ambiente variado com muitos riachos, cachoeiras e montanhas. Com clima tropical de altitude e temperatura média de 24°C, possui relevo montanhoso, banhada pelos rios Cachoeira e Atibainha e abriga três reservatórios que integram o Sistema Cantareira, as represas de Jaguari-Jacareí, Cachoeira e Atibainha. A cidade originária do município de Atibaia já foi beneficiada com o Projeto Refazenda através de atividades de reflorestamento e proteção de recursos hídricos nos últimos três anos, em parceria com o Fundo Nacional sobre Mudança do Clima – FNMC, do Ministério do Meio Ambiente – MMA.

Pick-upau/Reprodução

Jaçanã (Jacana jacana).

 

Com um território de 385 km2 e cerca de 25 mil habitantes, segundo IBGE, a cidade de Piracaia receberá ações socioambientais do Projeto Aves. Workshops sobre biodiversidade e manutenção do meio ambiente serão apresentados em escolas públicas e pesquisas sobre comunidades de avifauna serão algumas das atividades.

Pick-upau/Reprodução

Periquito-de-encontro-amarelo (Brotogeris chiriri).

 

O Projeto Aves realiza diversas atividades voltadas ao estudo e conservação desses animais. Pesquisas científicas como levantamentos quantitativos e qualitativos, pesquisas sobre frugivoria e dispersão de sementes, polinização de flores, são publicadas na Darwin Society Magazine; produção e plantio de espécies vegetais, além de atividades socioambientais com crianças, jovens e adultos, sobre a importância da conservação das comunidades de avifauna. O Projeto Aves: Mata Atlântica é patrocinado pela Petrobras, por meio do Programa Petrobras Socioambiental, desde 2015.

Da Redação
Fotos: Reprodução/Pick-upau

 
 
 
 
Copyright 2019 - Pick-upau - Todos os direitos reservados - São Paulo - Brasil
 
 

 

 
Patrocínio
 
 
     
 

Nas Redes

Quem Somos
  Pesquisa Científica
Reflorestamento e Produção Florestal
corporativo@pick-upau.org.br Mitigação de Mudanças Climáticas
55 11 3571-3480 CECFLORA - Centro de Estudos e Conservação da Flora
São Paulo - SP Negócios Sustentáveis
  Publicações
  Acervo Técnico
  Central de Educação e Jornalismo Ambiental