Patrocínio
 


 

Notícias+


Projeto Aves: Coruja-buraqueira
Apresenta ampla distribuição, do sul do Canadá a Terra do Fogo. Há dezoito subespécies, das quais três ocorrem no Brasil e uma na Mata Atlântica.

CORUJA-BURAQUEIRA
Athene cunicularia (Molina, 1782)
Família: Strigidae
Nome em inglês: Burrowing Owl

14/06/2019 – Apresenta ampla distribuição, do sul do Canadá a Terra do Fogo. Ocorrem dezoito subespécies, das quais três ocorrem no Brasil e uma na Mata Atlântica.

Athene cunicularia grallaria ocorre em todo o Brasil, exceto no extremo norte e extremo sul. Possui o lado dorsal marrom com pontas e manchas ocre claros; lado ventral ocre com barras marrons; olho amarelo.

Pick-upau/Reprodução

Coruja-buraqueira (Athene cunicularia), registrada em Caraguatatuba.



Possui cerca de 23 centímetros e é terrícola, vivendo em casais ou em grupos familiares. Ocorre em áreas abertas, parques e cidades e seus hábitos são diurnos e crepusculares.

Possui hábitos alimentares generalista, consumindo insetos como besouros, grilos e gafanhotos, mamíferos como roedores, anfíbios, répteis e morcegos.

Pick-upau/Reprodução

Coruja-buraqueira (Athene cunicularia), registrada em Araçoiaba-da-serra.



Para a nidificação utiliza cavidades como galerias escavadas por tatus no solo ou por pica-paus em cupinzeiros terrícolas. Em algumas áreas forra a cavidade com esterco ou capim seco. O estrume em volta da entrada atrai besouros que utiliza para alimentação.

Geralmente coloca três ovos redondos ou ovais, brancos e levemente rosados e seu formato é variável. Costuma tomar banho de poeira.

Pick-upau/Reprodução

Coruja-buraqueira (Athene cunicularia), registrada em Araçoiaba-da-serra.



Seu grito pode ser ouvido de dia ou de noite. Os filhotes também vocalizam a fim de espantar predadores, emitindo quando perturbados, um som que lembra o de uma cascavel.

O Projeto Aves realiza diversas atividades voltadas ao estudo e conservação desses animais. Pesquisas científicas como levantamentos quantitativos e qualitativos, pesquisas sobre frugivoria e dispersão de sementes, polinização de flores, são publicadas na Darwin Society Magazine; produção e plantio de espécies vegetais, além de atividades socioambientais com crianças, jovens e adultos, sobre a importância da conservação das comunidades de avifauna. O Projeto Aves é patrocinado pela Petrobras, por meio do Programa Petrobras Socioambiental, desde 2015.

Pick-upau/Reprodução

Ninho de coruja-buraqueira (Athene cunicularia).



Da Redação (Viviane Rodrigues Reis)
Fotos: Pick-upau/Reprodução
Com informações de Comitê Brasileiro de Registros Ornitológicos, 2015; Grantsau, 2010; IOC World Bird List, 2018; Moreira-Lima, 2013; Ridgely et al., 2015; Sigrist, 2014.

 
 
 
 
Copyright 2019 - Pick-upau - Todos os direitos reservados - São Paulo - Brasil
 
 

 

 
Patrocínio
 
 
     
 

Nas Redes

Quem Somos
  Pesquisa Científica
Reflorestamento e Produção Florestal
corporativo@pick-upau.org.br Mitigação de Mudanças Climáticas
55 11 3571-3480 CECFLORA - Centro de Estudos e Conservação da Flora
São Paulo - SP Negócios Sustentáveis
  Publicações
  Acervo Técnico
  Central de Educação e Jornalismo Ambiental