Patrocínio
 


 

Darwin Society Magazine publica estudo sobre tamboril
Espécie nativa está sendo testada no tratamento de alguns tipos de câncer

29/07/2019 – A Agência Ambiental Pick-upau, através do Projeto Darwin, lança a trigésima primeira edição da publicação científica, Darwin Society Magazine. A revista traz neste exemplar uma pesquisa sobre a espécie nativa tamboril, também conhecida como orelha-de-macaco. O estudo “Germinação de Enterolobium contortisiliquum (Vell.) Morong sob Diferentes Tratamentos Pré-germinativos em Ambientes Distintos” foi realizado no Centro de Estudos e Conservação da Flora – CECFLORA.

A espécie tem grande interesse para projetos de restauração e recentemente, passou a ser objeto de estudo pela FAPESP (Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo).

 

Acesse a publicação.



“Além da importância para a restauração de áreas degradadas, pesquisadores verificaram que o tamboril tem potencial para atuar contra o câncer de mama. Em testes com sementes de tamboril, pesquisadores ex¬traíram uma proteína denominada Enterolobium contortisiliquum inibidor de tripsina (EcTI, na sigla em inglês), que se mostrou capaz de inibir a invasão, proliferação e a metástase de tumor de mama triplo-negativo em testes in vitro (em células) e de melanoma in vitro e in vivo (em animais). Além da ação antitumoral, a proteína EcTI, também demonstrou ser capaz de inibir a trombose arterial e a venosa (FAPESP, 2018).”

Acesse a publicação.

O Projeto Darwin e a publicação científica Darwin Society Magazine completam em 2019, dez anos. Ambos foram lançados no aniversário de comemoração de 200 anos de Charles Darwin, em 2009.

Criado em 2015, dentro do setor de pesquisa da Agência Ambiental Pick-upau, a Plataforma Darwin, o Projeto Aves realiza atividades voltadas ao estudo e conservação desses animais. Pesquisas científicas como levantamentos quantitativos e qualitativos, pesquisas sobre frugivoria e dispersão de sementes, polinização de flores, são publicadas na Darwin Society Magazine; produção e plantio de espécies vegetais, além de atividades socioambientais com crianças, jovens e adultos, sobre a importância em atuar na conservação das aves. Parcerias estratégicas como patrocínios da Petrobras e da Mitsubishi Motors incentivam essa iniciativa.

Da Redação
Fotos: Pick-upau/Reprodução

 
 
 
 
Copyright 2019 - Pick-upau - Todos os direitos reservados - São Paulo - Brasil
 
 

 

 
Patrocínio
 
 
     
 

Nas Redes

Quem Somos
  Pesquisa Científica
Reflorestamento e Produção Florestal
corporativo@pick-upau.org.br Mitigação de Mudanças Climáticas
55 11 3571-3480 CECFLORA - Centro de Estudos e Conservação da Flora
São Paulo - SP Negócios Sustentáveis
  Publicações
  Acervo Técnico
  Central de Educação e Jornalismo Ambiental