Patrocínio
 


 

Notícias+


Projeto Aves: Gaivotão
Alimenta-se de detritos e carcaças em praias junto com urubus e carcarás.

GAIVOTÃO
Larus dominicanus Lichtenstein, 1823
Família: Laridae
Nome em inglês: Kelp Gull

22/08/2019 – Há cinco subespécies, das quais uma ocorre no Brasil. Larus dominicanus dominicanus possui ocorrência nas costas meridionais da América do Sul, Ilhas Malvinas, Ilha Georgia do Sul, Nova Zelândia e Austrália. Litoral da Mata Atlântica entre o Espírito Santo e o Rio Grande do Sul.

Reprodução/Pick-upau

Gaivotão (Larus dominicanus).


Tem entre 61 e 66 centímetros. O adulto é branco com o manto preto; bico robusto amarelo com uma mancha vermelha perto da ponta da mandíbula; olho claro e pernas amarelas. O jovem possui bico e olhos escuros, pernas cinzentas e leva quatro anos para adquirir a plumagem de adulto, passando por diversas mudanças de coloração durante o processo.

Reprodução/Pick-upau

Gaivotão (Larus dominicanus).


Alimenta-se de detritos e carcaças em praias junto com urubus e carcarás. Deixa cair ovos roubados para quebrá-los. A nidificação ocorre em ilhas próximas da costa, durante o inverno. Emite vários chamados, incluindo um “kiau” grave, uma “risada” e um “kri-ieer” áspero.

Projeto Aves realiza diversas atividades voltadas ao estudo e conservação desses animais. Pesquisas científicas como levantamentos quantitativos e qualitativos, pesquisas sobre frugivoria e dispersão de sementes, polinização de flores, são publicadas na Darwin Society Magazine; produção e plantio de espécies vegetais, além de atividades socioambientais com crianças, jovens e adultos, sobre a importância da conservação das comunidades de avifauna. O Projeto Aves é patrocinado pela Petrobras, por meio do Programa Petrobras Socioambiental, desde 2015.

Reprodução/Pick-upau

Gaivotão (Larus dominicanus).


Da Redação (Viviane Rodrigues Reis)
Fotos: Pick-upau/Reprodução
Com informações de Comitê Brasileiro de Registros Ornitológicos, 2015; Grantsau, 2010; IOC World Bird List, 2018; Moreira-Lima, 2013; Ridgely et al., 2015; Sigrist, 2014.

 
 
 
 
Copyright 2019 - Pick-upau - Todos os direitos reservados - São Paulo - Brasil
 
 

 

 
Patrocínio
 
 
     
 

Nas Redes

Quem Somos
  Pesquisa Científica
Reflorestamento e Produção Florestal
corporativo@pick-upau.org.br Mitigação de Mudanças Climáticas
55 11 3571-3480 CECFLORA - Centro de Estudos e Conservação da Flora
São Paulo - SP Negócios Sustentáveis
  Publicações
  Acervo Técnico
  Central de Educação e Jornalismo Ambiental