Patrocínio
 


 

Notícias+


Projeto Aves: Garça-branca-grande
Na cidade de São Paulo é comum ao longo dos rios Pinheiros e Tietê e nos parques urbanos que contenham lagos

GARÇA-BRANCA-GRANDE
Ardea alba Linnaeus, 1758
Família: Ardeidae
Nome em inglês: Great Egret

26/08/2019 – Espécie cosmopolita. Há quatro subespécies, Ardea alba egretta ocorre em todo o continente Americano, do Canadá até a Terra do Fogo e em toda a Mata Atlântica.

Sobrevoa cidades. Na cidade de São Paulo é comum ao longo dos rios Pinheiros e Tietê e nos parques urbanos que contenham lagos.

Reprodução/Pick-upau

Garça-branca-grande (Ardea alba).

 

Também frequenta brejos, manguezais e ambientes aquáticos costeiros. Possui 90 cm, é branca com o bico amarelo e pernas pretas.

Durante o período reprodutivo o loro fica mais verde e apresenta egretas (penas especiais que se formam na época de reprodução). O bico do jovem é amarelo com a ponta escura.

Consome peixes, anfíbios, répteis e invertebrados aquáticos. De modo furtivo, aproxima-se com o corpo abaixado e o pescoço recolhido, lança seu bico projetando seu longo pescoço.

Reprodução/Pick-upau

Garça-branca-grande (Ardea alba).



Nidifica em ninhais, muitas vezes com garças de outras espécies. Quando inimigos percorrem as proximidades do ninho, quase todos os pais tentam voar ao mesmo tempo, interferindo e promovendo tumulto no tráfego aéreo sobre o ninhal.

O Projeto Aves realiza diversas atividades voltadas ao estudo e conservação desses animais. Pesquisas científicas como levantamentos quantitativos e qualitativos, pesquisas sobre frugivoria e dispersão de sementes, polinização de flores, são publicadas na Darwin Society Magazine; produção e plantio de espécies vegetais, além de atividades socioambientais com crianças, jovens e adultos, sobre a importância da conservação das comunidades de avifauna. O Projeto Aves é patrocinado pela Petrobras, por meio do Programa Petrobras Socioambiental, desde 2015.

Viviane Rodrigues Reis/Pick-upau

Garça-branca-grande (Ardea alba).




Da Redação (Viviane Rodrigues Reis)
Fotos: Pick-upau/Reprodução
Com informações de Comitê Brasileiro de Registros Ornitológicos, 2015; Grantsau, 2010; IOC World Bird List, 2018; Moreira-Lima, 2013; Ridgely et al., 2015; Sigrist, 2014.

 
 
 
 
Copyright 2019 - Pick-upau - Todos os direitos reservados - São Paulo - Brasil
 
 

 

 
Patrocínio
 
 
     
 

Nas Redes

Quem Somos
  Pesquisa Científica
Reflorestamento e Produção Florestal
corporativo@pick-upau.org.br Mitigação de Mudanças Climáticas
55 11 3571-3480 CECFLORA - Centro de Estudos e Conservação da Flora
São Paulo - SP Negócios Sustentáveis
  Publicações
  Acervo Técnico
  Central de Educação e Jornalismo Ambiental